quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fonte de energia renovável : Energia solar

Fonte de Energia Renovável                          

Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam.
Como exemplo Energia Solar .
Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar. Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha.  
Mais é muito legal procurar saber como funciona ,tendo condições de instalar o sistema, facilita com uma grande economia de energia dentro de casas ,escolas ,escritorios , etc.





Assista esse video e entenda melhor como funciona !

http://www.youtube.com/watch?v=EVaoMBZ_9-s

Grupo 2 , 1ºA

Energia Fotovoltaica


Os painéis de energia fotovoltaicas contem células fotovoltaicas que sob o sol, geram energia elétrica. A energia das placas são armazenadas em baterias para ser usada a noite em período de baixa radiação.
A conversão para energia elétrica é feita nas células solares através do efeito fotovoltaico. O efeito fotovoltaico acontece quando os fótons (energia carregada pelo sol) incidem sobre os átomos de silício, que provoca a emissão de eletros e gera a energia elétrica.
O uso de energia fotovoltaica é usado geralmente em pequenas instalações como foguetes, satélites e astronaves.

1°E - G6

Energia Geotérmica





A energia geotérmica é a energia do interior da Terra, ela consiste no aproveitamento de águas quentes e vapores para a produção de electricidade e calor. O calor da terra existe em toda parte por baixo da superfície do planeta, mais tem parte que são mais pertos da Terra facilitando a utilização, mais na maior parte da Terra é preciso fazer furos de apenas 1 centena de metros para conseguir o calor útil ( Um calor significativo). Existem também as nascentes de água quente que são espontâneas.Podemos ver mais claramente e também entender com os exemplos, essa energia serve para aquecer habitações, piscinas, estufas de agricultura e produzir energia elétrica. Como temos que obter energia, seria bom obtar por esta, por ser de maneira mais limpa e menos poluente em quantidades cada vez maiores. Mais tem suas desvantagens o odor é desagradável e o cheiro do gás pode causas náuseas, isso preocupa bastante. A água tem que ter o devido tratamento e não ser despejada em locais impróprios para não prejudicar a fauna local.

GRUPO 5 - 

Fontes de Energia Renovável


Energia Hidrelétrica


A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.
Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais, como consequências sócio ambientais de alagamentos de grandes áreas.
Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo.


                                                                                                           Grupo 4- 3°A





Energia eólica


A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.


Vantagens da energia eólica



É uma fonte renovável, não emite gases de efeito estufa, gases poluentes e nem gera resíduos na sua operação, o que a torna uma fonte de energia de baixíssimo impacto ambiental.Os parques eólicos (ou fazendas eólicas) são compatíveis com os outros usos do terreno como a agricultura ou pecuária, já que os atuais aerogeradores têm dezenas de metros de altura.O grande potencial eólico no mundo aliado com a possibilidade de gerar energia em larga escala torna esta fonte a grande alternativa para diversificar a matriz energética do planeta e reduzir a dependência ao petróleo. Em 2011 na União européia ela já representa 6,3% da matriz energética, e no mundo mais de 3,0% de toda a energia elétrica. Finalmente, com a tendência de redução nos custo de produção de energia eólica, e com o aumento da escala de produção, deve se tornar uma das fontes de energia mais barata.

Desvantagens da energia eólica

Apesar de todos os pontos positivos, é preciso tomar cuidado antes de apostar na energia eólica. Se não forem feitos os estudos de mapeamento, medição e previsão dos ventos, ela não é uma fonte confiável. Não há muitos dados sobre o regime de ventos no Brasil, e eles costumam serem aproveitáveis somente durante parte do ano.
Além disso, os parques eólicos produzem poluição sonora e visual. Também podem interferir na rota migratória de pássaros, e os aerogeradores interferem na paisagem do local. Além disso, todo o equipamento é caro, o que pode inviabilizar a criação de parques eólicos.







Grupo 3 - 3ºA





As energias renováveis são, na atualidade, um dos mais importantes assuntos para as discussões sobre o futuro da humanidade. Isso porque a própria energia elétrica é tão fundamental para a sociedade moderna que não se concebe mais nenhum trabalho ou lazer que não dependa dela. Indústrias, comércio, serviços, meios de comunicação, de transporte e até o acesso à água dependem de equipamentos movidos à energia elétrica.
Tamanha importância torna a produção de energia uma área estratégica para as nações de todo mundo. Ao mesmo tempo em que se busca ampliar a oferta e reduzir os custos, crescem as preocupações com a sustentabilidade e o meio ambiente. É nesse contexto que as energias renováveis surgem e ganham destaque, tendo apoio de diversos grupos e organizações para a sua ampliação, como o IDER.
Para entender o que são as energias renováveis, é preciso subdividir as maneiras de gerar energia elétrica em dois grupos. O primeiro utiliza fontes renováveis (água, sol, vento, biomassa, etc.) e o segundo fontes não renováveis (queima de combustíveis como gasolina, diesel, gás natural, urânio, carvão, etc.). As energias renováveis são aquelas cujas fontes não se esgotam, ou seja, se renovam. O sol, por exemplo, não irá deixar de brilhar se for aproveitado, bem como o vento pode ser usado por aerogeradores sem que se reduza sua velocidade.
1°A - Grupo 6.

Energia do Mar

               Energia do Mar ..,

Os oceanos podem ser uma ótima fonte de energia renovável.
A energia das marés é a energia cinética (associada ao movimento) da água do mar, provocada pela subida e descida das marés. Existem, por dia, duas marés altas e duas marés baixas.



Grupo 1

Energia da Biomassa



                       O que é biomassa?
   A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno.
   Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.
   Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.

                      Vantagens como fonte energética 
   A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia. 
   A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.




Grupo 4 - 3º Colegial A
http://www.youtube.com/watch?v=nWj57Kf3sEo
  ai um video com tudo sobre FONTES DE ENERGIA SUSTENTAVEIS
grupo 3

Energia Renovável

Energia Nuclear



A energia nuclear é aquela liberada através do núcleo dos átomos. Como sabemos, todos materiais do nosso planeta são constituídos por minúsculas partes conhecidas como moléculas. Estas moléculas, por sua vez, são formadas por átomos. 



Como ela funciona?

Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação. O urânio, em função de suas características químicas, é o elemento utilizado para a geração de energia nuclear nas usinas atômicas.
Atualmente, vários países possuem usinas nucleares que produzem energia. Esta energia é considerada limpa, pois não polui o meio ambiente, porém o lixo radioativo deve ser armazenado em locais adequados, seguindo diversas normas rígidas de segurança. O Brasil, por exemplo, possui três usinas nucleares (uma está inativa) na cidade de Angra dos Reis (Rio de Janeiro). O grande problema das usinas nucleares é que devem ser tomadas diversas medidas de segurança, pois em caso de acidente, as conseqüências para o homem e meio ambiente são trágicas e extremas.
A energia nuclear também é utilizada para a fabricação de bombas nucleares. Vários países do mundo possuem esta tecnologia, sendo que Estados Unidos e a Rússia possuem os maiores arsenais nucleares do mundo. O poder de devastação destas bombas é enorme. Além de provocar a morte de grandes quantidades de pessoas e causar grande destruição material, provocam diversos tipos de doenças nos sobreviventes, entre elas o câncer. No final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos lançaram bombas deste tipo nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, causando grande destruição e milhares de mortes.



3ºA - Grupo 6



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Energia Renovável

Fonte de Energia Renovável


A energia irradiada pelo sol se encaixa dentro das alternativas de fontes renováveis. O aumento 
das populações urbanas e a industrialização exigiram necessidades crescentes de energia. Aprimorar a eficiência dos aparelhos e a das técnicas para a obtenção de energia é o plano mais essencial para a criação de um sistema de energia seguro para o clima. É importante também mudar para combustíveis que poluam menos o meio ambiente, como é o caso da energia solar e eólica, ou ainda a combinação de produção de calor e energia, tudo isto tem um papel importante.
                                                                                                                                                      Grupo 3

Biocombustíveis

Definição
Os Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. São fabricados a partir de vegetais, tais como, milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu, cânhamo, entre outros. O lixo orgânico também pode ser usado para a fabricação de biocombustível.
Os biocombustíveis podem ser usados em veículos (carros, caminhões, tratores) integralmente ou misturados com combustíveis fósseis. Aqui no Brasil, por exemplo, o diesel é misturado com biocombustível. Na gasolina também é adicionado o etanol.
A vantagem do uso dos biocombustíveis é a redução significativa da emissão de gases poluentes. Também é vantajoso, pois é uma fonte de energia renovável ao contrário dos combustíveis fósseis (óleo diesel, gasolina querosene, carvão mineral).
Por outro lado, a produção de biocombustíveis tem diminuído a produção de alimentos no mundo. Buscando lucros maiores, muitos agricultores preferem produzir milho, soja, canola e cana-de-açúcar para transformar em biocombustível. 
Os principais biocombustíveis são: etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.
EXEMPLO: CANA DE AÇUCAR



                                     Fonte de energia renovável


A busca por alternativas eficazes de produção e distribuição de energia é um elemento essencial para o ser humano, principalmente na atual sociedade, onde os modos de consumo se intensificam a cada dia. Entre elas:

- Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.

Principais vantagens da biomassa

- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte;
- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
- É uma fonte energética renovável e limpa 
- Emite menos gases poluentes.  


                                           Grupo 1. 3° A


Conceito de sustentabilidade

Conceito de sustentabilidade 
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, assustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Ações relacionadas a sustentabilidade

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. 
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.

- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
Benefícios
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações  



1-D Grupo 5

Fontes de energia renovável: energia das ondas


Utilizar a energia das ondas implica em recolher o imenso poder das ondas oceânicas que produzem uma grande quantidade de energia e apenas uma pequena parte dela poderia ser utilizada para fornecer uma parcela da eletricidade que o mundo consome a cada dia. Ainda que variem as estimativas quanto ao montante com que as ondas poderiam contribuir para o consumo mundial de energia, há quem diga que poderia atingir os 10%. Teoricamente, porém, isso não chega nem perto da quantidade de energia que as ondas do oceano poderiam prover. Apenas 0,2% bastaria para abastecer todo o planeta . Com base nisso, é surpreendente que as pessoas não estejam prestando mais atenção nisso e investindo no desenvolvimento da energia das ondas. 
A parte difícil é descobrir como transformá-la em energia utilizável. A ideia de se aproveitar a energia das ondas oceânicas já vem sendo debatida há cerca de 200 anos. Mas foi apenas com a crise do petróleo nos anos 70 que ela conquistou atenção mais significativa. O conceito ressurge sempre que os preços do petróleo aumentam.
Até agora, os engenheiros desenvolveram e implementaram diversos métodos para recolher a energia das ondas, aqui temos três deles:
Terminadores - aparelhos que capturam a energia das ondas em posição perpendicular ao seu movimento são conhecidos como terminadores. Eles incluem um componente estacionário e um componente que se move em resposta à onda. A parte "estacionária" pode estar fixa em terra ou no piso do mar. Precisa se manter imóvel, em contraste com a porção móvel. Funciona quase como o pistão nos carros - move-se para cima e para baixo, e esse movimento pressuriza ar ou óleo que acionam uma turbina.
Coluna Oscilatória de Água (COA) - As COAs têm duas aberturas: uma no fundo, que permite que a água entre na coluna, e uma estreita, no topo, que permite que o ar entre e saia. Quando as ondas enchem a coluna de água, isso pressuriza o ar no interior e o força a passar pela abertura superior. O ar encontra a turbina e a movimenta. Depois, quando as ondas recuam, a água corre para fora, e isso suga o ar de volta pelo topo, acionando a turbina de novo.
Absorvedor pontual - esses aparelhos não ficam posicionados de forma específica em relação ao movimento das ondas, mas, em vez disso, podem "absorver" a energia das ondas que venham de qualquer direção. Um desses aparelhos é o “Aquabuoy”, desenvolvido pela Finavera. Em um tubo vertical sob a água, as ondas passam e acionam um pistão, um disco flutuante conectado a bombas e mangueiras. O movimento pressuriza a água no interior do tubo e movimenta uma turbina conectada a um gerador elétrico. Muitos Aquabuoys podem enviar eletricidade a um ponto central. Desse ponto, a eletricidade é transmitida ao piso do mar e  de lá à terra por um cabo.
Ainda que ondas sejam de certa maneira mais confiáveis que o vento, não podemos depender sempre delas, o que significa que precisaremos de métodos eficazes de armazenagem de energia. Por outro lado, ocasionalmente as ondas e o clima são severos demais para que os aparelhos resistam. Assim, precisamos não só de projetos mais eficientes, mas também torná-los incrivelmente duráveis, o que pode elevar os custos. E é preciso que esses aparelhos tenham preço baixo o suficiente para que seja compensador desenvolvê-los e utilizá-los. Caso a energia das ondas não se torne tão barata quanto os combustíveis fósseis (ainda o preço destes aumente) ou a energia nuclear, será difícil para ela ganhar posição competitiva na batalha da energia. 

Grupo 1

Reciclagem



A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais  beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.


  
grupo 4

Energia renovável. O que é ?

A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol,ventochuvamarés e energia geotérmica, que são recursos renováveis. Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidadeNovas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente.A percentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.

A energia do Sol é convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossíntese), a energia hidráulica (evaporação), a eólica (ventos) e a fotovoltaica, que contêm imensa quantidade de energia, e que são capazes de se regenerar por meios naturais.
A geração de energia eólica está crescendo à taxa de 30% ao ano, com uma capacidade instaladaa nível mundial de 157,9 mil megawatts (MW) em 2009,e é amplamente utilizada na Europa, Ásia e nos Estados Unidos.No final de 2009, as instalações fotovoltaicas (PV) em todo o globo ultrapassaram 21.000 MW e centrais fotovoltaicas são populares na Alemanha e na Espanha.Centrais de energia térmica solar operam nos Estados Unidos e Espanha, sendo a maior destas a usina de energia solar do Deserto de Mojave, com capacidade de 354 MW.
A maior instalação de energia geotérmica do mundo é The Geysers, na Califórnia, com uma capacidade nominal de 750 MW. O Brasil tem um dos maiores programas de energia renovável no mundo, envolvendo a produção de álcool combustível a partir da cana de açúcar, e atualmente o etanol representa 18% dos combustíveis automotivos do país. O etanol combustível também é amplamente disponível nos Estados Unidos.


 grupo 4 

terça-feira, 29 de maio de 2012

Fontes Renováveis de Energia: Energia Maremotriz


Energia maremotriz é o modo de geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Podem ser obtidas dois tipos de energia maremotriz: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
As marés, originadas pela atração lunar, também representam uma tentadora fonte energética. Em conjunto, a temperatura dos oceanos, as ondas e as marés poderiam proporcionar muito mais energia do que a humanidade seria capaz de gastar — hoje ou no futuro, mesmo considerando que o consumo global simplesmente dobra de dez em dez anos. A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidroeléctrica.
Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina hidráulica, tipo bulbo, e produzindo energia eléctrica. Nas marés baixa, o reservatório é esvaziado e a água que sai do reservatório passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo energia elétrica. Este tipo de fonte é também usado no Japão, na França e na Inglaterra.



                                                                                      1ºE G5

energias renovaveis

Vantagens e Desvantagens das Energias Renováveis

As vantagens das Energia Renováveis são:
§    Podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana.
§    Permitem reduzir significativamente as emissões de CO2.
§    Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis.
§    Conduzem à investigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética.  
As desvantagens das Energias Renováveis são:
§    Algumas têm custos elevados na sua implementação, devido ao fraco investimento neste tipo de energia.        
§    Podem causar impactos visuais negativos no meio ambiente.
§    Pode gerar-se algum ruído, no caso da exploração de alguns recursos energéticos renováveis.
grupo 1.

O QUE É ENERGIA RENOVÁVEL ?

Energia renovável é a energia obtida de fontes naturais e inesgotáveis, por serem capazes de se regenerar. Exemplos de energia renováveis são a eólica(vento), solar(sol), hidráulica(rios e água doce), geotérmica(calor da Terra) e biomassa(matéria orgânica), que quase não causam impactos ambientais negativos, por serem oriúndos do próprio meio ambiente.
  A hidráulica acaba causando um grande impacto quando da construção das hidroelétricas,   devido ao desmatamento e à deslocação forçada de populações e espécies nativas.
As energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.
G - 3 
1º A

Biodiesel ou Óleo vegetal


O biodiesel é usado hoje em dia nos tradicionais motores a diesel sem adaptações dignas de nota. Menos conhecido é o óleo vegetal em estado natural, o qual, porém, está sendo utilizado cada vez mais nos últimos anos como combustível em motores (a diesel) desenvolvidos ou convertidos para esse fim.
Na presente fase de transição do uso da energia a pergunta central para nações previdentes é: “A qual dessas duas opções possíveis – biodiesel ou óleo vegetal – se deve dar preferência de agora para o futuro? Qual desses biocombustíveis promete, em longo prazo, as maiores vantagens econômicas, ecológicas e sociais?”
Óleo vegetal é energia solar acumulada bioquimicamente na densidade máxima. A cada semente a natureza conferiu uma porção de óleo vegetal. Uma genial ajuda inicial, para propiciar ao grão uma chance de formar raiz e broto sob as mais diversas condições ambientais e ainda completamente independente de luz e nutrientes.





Grupo 5 - 1ºC

As fontes de energia renováveis atualmente !

Ao tratar das fontes renováveis de energia, este artigo não poderia iniciar-se de outra maneira senão com as definições dos dois conceitos fundamentais envolvidos: quais são as fontes de energia e qual o significado do termo renovável.
Quanto às fontes de energia, considera-se aqui toda substância (petróleo, carvão, urânio, biomassa) capaz de produzir energia em processos de transformação (combustão, fissão nuclear) como também as formas de energia (energia solar, gravitacional), associada ou não ao movimento dos corpos, fluidos (energia das ondas, hidráulica) e gases (energia eólica), ou à temperatura das substâncias (energia geotérmica), cuja transformação em outras formas de energia pode ser realizada em larga escala.

Grupo : G4
Sala 1ºE

                    Energia hidráulica -A água é uma das poucas fontes para produção
de energia que não contribui para o aquecimento global    – o principal problema ambiental da atualidade. E, ainda, é renovável: pelos efeitos da energia solar e da força da gravidade, de
líquido transforma-se em vapor que se condensa em nuvens,
que retornam à superfície terrestre sob a forma de chuva.
post enviado pelo grupo 3 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ENERGIA DOS OCEANOS


 A CONVERSÃO DE ENERGIA A PARTIR DAS ONDAS APRESENTA CLARAS SEMELHANTES  COM A EÓLICA. DADO QUE AS ONDAS SÃO PRODUZISDA PELA A AÇÃO DOS VENTOS, OS DOIS RECURSOS APRESENTAM  IDÊNTICA IRREGULARIDADE E VARIA ÇÃO SAZONAL.EM AMBOS OS CASOS EXTRAI-SE ENERGIA DUM  MEIO FLUIDO  EM MOVIMENTO E DE EXTENSÃO PRATICAMENTE ILIMEITADA.
GRUPO 2

Energias Naturais : Um Recurso Renovavel




A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol,vento ,chuva, marés e energia geotermica, que são recursos renovaveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade. Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente. A percentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.
A energia do Sol é convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossintese), a energia hidráulica (evaporação), a eólica (ventos) e a fotovoltaica, que contêm imensa quantidade de energia, e que são capazes de se regenerar por meios naturais. 

      1ºA        Grupo 4

Definição de Energia Renovável


Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. 

Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).

Ao contrário dos combustíveis não renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.


(3ªC, Grupo 6)

Fonte de energia renovavel


As energias renováveis vêm de recursos naturais pelo qual retiramos a energia elétrica o álcool ou a gasolina, todos dependem dos recursos naturais ou do meio ambiente.
Citarei seus nomes de energias renováveis: hidráulica, biomassa, solar, eólica, geotérmica, maremotriz e energia do hidrogênio.
E as não renováveis: combustíveis fósseis e a energia nuclear.
Citarei um tipo de energia.

Energia solar

A energia solar e uma energia captada pelos raios solares em painéis solares. Os coletores solares transformam a energia solar em energia térmica e os painéis fotovoltaicos transformam em energia luminosa que se converte em energia elétrica.
Há dois componentes na radiação solar: a radiação directa e a radiação difusa.
A radiação directa que e realizada a energia que vem direto do sol sem reflexões ou refrações intermediarias.
Já a difusa é pelo céu causado pelos fenômenos da reflexão e refração da atmosfera solar nas nuvens.
Não muito tempo atrás um estudante de 14 anos aproximadamente utilizou o DNA do crescimento de uma planta para montar um receptor de energia solar não tornando a placa plana, mas sim varias placas demonstrando o crescimento de uma planta que captava mais energia solar do que a placa plana.
Milena da silva patrocínio,Pablo Benjamin,Magno e Victor Vanzo 1°D grupo 3


HIDROGÊNIO, A ENERGIA DO FUTURO

O Hidrogênio, quando produzido por fontes de energia renováveis, a sua utilização através de células de combustível, é totalmente limpa, formando apenas como produtos da reação água e calor, não havendo quaisquer emissões de partículas, monóxido de carbono, dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx) e óxidos de enxofre (SOx), que são responsáveis por problemas ambientais tais como chuvas ácidas, problemas respiratórios e pelo aquecimento global do planeta.
Sendo assim, o hidrogênio tem um grande potencial ambiental, fazendo parte de um ciclo de vida limpo, tornando-se um sério candidato a substituir a atual economia baseada nos combustíveis fosseis. Para que isto seja possível terá que se criar as seguintes infra-estruturas:
.     Produção de Hidrogênio;
.     Armazenamento / transporte / distribuição do Hidrogênio;
.     Utilização final do Hidrogênio.
Vantagens do hidrogênio
1 - Veículos movidos a hidrogênio não terão motor a combustão. Os motores serão elétrico, o que evitará a poluição do meio ambiente.
2 - O processo de geração de energia é descentralizado. Não será necessário construir hidroelétrica gigantescas. O hidrogênio pode ser produzido a partir de várias fontes: água, combustíveis fósseis e biomassa. Essa produção pode ainda ser feita com o aproveitamento da energia solar ou eólica.
3 - Fonte renovável, inesgotável e não poluente. A produção de energia pode ser realizada em qualquer lugar.
4 - A geração de energia por meio de pilhas a combustível é pelo menos duas vezes mais eficaz do que a obtida pelos processos tradicionais.
Grupo 1-3ºC

Exemplos de fontes de energia renovável


As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade garantida (diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.
    Os mares e oceanos: energia maremotriz
Energia maremotriz ou das marés, é o modo de geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
    As ondas: energia das ondas
A energia das ondas, provém do aproveitamento das ondas oceânicas. É uma energia "limpa", isto é, sem quaisquer custos para o ambiente.
    A matéria orgânica: biomassa, biocombustível
Biocombustível ou agrocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil. Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas.
    Água salobra: energia azul
Energia azul é a energia obtida da diferença de concentração de sal entre a água do mar e a do rio
    O hidrogênio: energia do hidrogênio
A energia do hidrogênio é a energia que se obtém da combinação do hidrogênio com o oxigênio produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em eletricidade. Existem alguns veículos que são movidos a hidrogênio.
    Energia da fissão
O núcleo de um átomo pode ser separado. A fissão nuclear significa separar o núcleo dos átomos. Quando isto acontece dá-se uma tremenda reacção química libertando grande quantidade de energia luminosa e calorífica. Quando o núcleo do átomo é separado lentamente, a energia gerada pode ser transformada em energia eléctrica. Se a fissão nuclear for brusca dá-se uma explosão criando-se assim a bomba atómica.
    Energia da fusão 
A fusão significa juntar pequenos núcleos de forma a constituir um núcleo maior, a fusão nuclear liberta luz, calor e radiação.

1º colegial A G1 

Fontes Renovaveis de Energia: Energia Geotérmica.

Energia geotérmica, ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor vinda da Terra, mais precisamente do seu interior. Geo significa terra e térmica significa calor.
Em certos locais, fazendo furos de apenas 100 metros é possível alcançar calor, assim como existem zonas onde existem nascentes de água quente. Mas na maior parte do mundo é necessário fazer furos de centenas a quilómetros de profundidade para encontrar calor. (Na crosta terrestre o calor aumenta 25º a 30º por cada quilómetro em direcção ao centro da terra.)
A energia geotérmica é muito utilizada para; aquecer habitações, piscinas, estufas de agricultura e produzir energia elétrica.
A Terra é formada por placas tectonicas e a crosta, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas. Quanto mais fundo perfurarmos, mais alta sera a temperatura, no entanto, há zonas onde à magma, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.
Usina Geotérmica.

3º C, Grupo 2

Fontes de energia renováveis

“Energias renováveis são todas aquelas formas de energia cuja taxa de utilização é inferior à sua taxa de renovação. As suas fontes podem ter origem terrestre (energia geotérmica) gravitacional (energia das marés) e solar (energia armazenada na biomassa, energia de radiação solar, energia hidráulica, energia térmica oceânica e energia cinética do vento e das ondas). Também são consideradas fontes de energia renovável os resíduos agrícolas, urbanos e industriais.”
 Os processos ou tecnologias de conversão visam transformar um tipo de energia num outro. As tecnologias de conversão mais conhecidas são as seguintes:

         
Os processos ou tecnologias de conversão visam transformar um tipo de energia num outro. As tecnologias de conversão mais conhecidas são as seguintes: Energia Solar; Energia Eólica; Biomassa; Hidroenergia; Energia dos oceanos; Energia Geotermal             

  3º C grupo 4