sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Amostra dos Brinquedos entregues pelos alunos dos 1ºG, 1ºH, 1ºI, 3ºA, 3ºB, 3ºC e 3ºD.

Na semana entre 18/09/2013 a 20/09/2013, todos os alunos de biologia das salas 1ºG, 1ºH, 1ºI, 3ºA, 3ºB, 3ºC, 3ºD e 3ºE, tiveram que entregar o desafio do 3º bimestre.




                     








Os brinquedos foram diversos e variaram desde jogos de memória, dama, bingo até resta um, jogo da vela, domino...









Poucos alunos realizaram essa atividade... mas os que fizeram estão de parabéns pela CRIATIVIDADE, ACABAMENTO e PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Brinquedos Sustentáveis - Alunos 1ºG, 1ºH, 1ºI

Os alunos dos 1º Colegial tiveram como desafio no 3º Bimestre fazerem brinquedos sustentáveis, foram exigidas 4 regras:
1) Todo o brinquedo tinha que ser montado om reutilização de material, foi proibido qualquer tipo de gasto;
2) Os brinquedos tinha quer ser de lógica e/ou raciocínio; 
3) Todos os jogos tinham que conter instruções de uso.
4) Muita criatividade.







Como podemos conferir os resultados foram surpreendentes.
PARABÉNS 1º G, H e I

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Mata Ciliar 

Quais as causas da degradação das matas ciliares e reservas legais?

As pastagens são a principal razão da destruição das matas ciliares. A maior umidade das várzeas e beira de rios permite melhor desenvolvimento de pastagens na estação da seca e, por essa razão, os fazendeiros recorrem a essa opção mais simples.
O desmatamento é outra causa. O aumento das populações rurais e a prática de sistemas de produção que não são adaptados às condições locais de clima e solo têm sido fatores responsáveis pela destruição de vastas extensões de florestas. As queimadas, utilizadas como prática agropecuária para renovação de pastagens ou limpeza da terra, aparecem como causas de degradação. O efeito das queimadas leva ao empobrecimento progressivo do solo.
As atividades de pesquisa e extensão na Amazônia e na maioria das escolas agro-florestais no Brasil, privilegiam a destruição das florestas, dando importância secundária à agricultura familiar.

Para que preservar as Matas Ciliares?

- Reter/filtrar resíduos de agroquímicos evitando a poluição dos cursos d’água
- Proteger contra o assoreamento dos rios e evitar enchentes
- Formar corredores para a biodiversidade
- Recuperar a biodiversidade nos rios e áreas ciliares
- Conservar o solo
- Auxiliar no controle biológico das pragas
- Equilibrar o clima
- Melhorar a qualidade do ar, água e solo
- Manter a harmonia da paisagem
- Melhorar a qualidade de vida


G2

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O que é Mata Ciliar e qual a sua importância?

Conhecida também como mata de galeria/ mata de várzea/ floresta ripária, a mata ciliar é uma formação vegetal que fica nas margens dos córregos, lagos, represas e nascentes.
Ela tem uma importância  de muito valor, sem ela teríamos inúmeros problemas para lidar, como por exemplo, a escassez da água, onde a água da chuva iria ecoar sobre a superfície e assim   não ocorreria os armazenamentos nos lençóis freáticos e assim acarretaria na redução de córregos  rios etc.
A mata ciliar também desenvolve um papel de barragem que não permite que a erosão das margens levem terra para o rio.
Podemos citar também que ela é ótima para evitar o aparecimento de pragas e também reduz o assoreamento dos rios.
Sua importância é tão valorizada que existe uma lei para garantir que as pessoas a preservem, segundo o Código Florestal "(Lei n.° 4.771/65) deve se manter intocada, e caso esteja degradada deve-se prever a imediata recuperação"


G4

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Mata Ciliar

Mata Ciliar

A mata ciliar é uma das formações vegetais mais importantes para a preservação da vida e da natureza. A mata ciliar é a proteção dos rios e córregos. É a formação vegetal que cresce as margens desses rios e córregos.
A formação da mata ciliar é muito favorecida pelas excelentes condições dos terrenos próximos dos rios. Os rios fornecem a água e os nutrientes, que são levados através deles, se depositam em suas margens  e ajudam as plantas crescerem.

Importância da Mata Ciliar

A mata ciliar reduz a degradação das margens, serve de fonte de alimento. A mata também serve para o enriquece a Biodiversidade, serve também de corredor ecológico, purifica o ar e embeleza o ambiente e melhora a qualidade de vida.


G1 3°D

domingo, 22 de setembro de 2013

As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento de rios, lagos e represas e impedindo o aporte de poluentes para o meio aquático. Formam, além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade; fornecem alimento e abrigo para a fauna; constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura; e, durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.  
G2

Preservaçao Mata Ciliar

PRESERVAÇAO MATA CILIAR


A mata ciliar é uma das formações vegetais mais importantes para a preservação da vida e da natureza. O próprio nome já indica isso: assim como os cílios protegem nossos olhos, a mata ciliar serve de proteção aos rios e córregos. Simplificadamente, podemos dizer que a mata ciliar é a formação vegetal que cresce às margens dos cursos d'água.
No entanto, a mata ciliar é mais que isso. Ela forma uma comunidade de plantas, animais e outros organismos vivos que interage com outros componentes não vivos, como os rios. Essa interação é benéfica a todos. Ou seja, a mata ciliar é parte fundamental de um ecossistema.
A formação da mata ciliar é favorecida pelas excelentes condições dos terrenos próximos dos rios. Os rios fornecem a água e os nutrientes, que são levados através deles, se depositam em suas margens e ajudam as plantas a crescer.
Nas margens dos rios mais fundos, é mais comum observarmos árvores. Os rios mais rasos formam várzeas, áreas planas que alagam com frequencia. Essas várzeas não têm o solo firme, sendo mais comum encontrar nelas arbustos e vegetação rasteira. No entanto, a mata ciliar se espalha por uma área maior nos rios mais rasos.
Mais importante que os rios para a sobrevivência dessa vegetação, é a mata ciliar para a conservação dos rios e dos animais. A mata ciliar funciona como um obstáculo contra o assoreamento dos rios, ou seja, segura a terra das margens para que ela não caia dentro deles. Essa terra poderia matar as espécies que vivem no fundo dos cursos d'água ou torná-los barrentos, dificultando a entrada da luz solar, necessária para alguns organismos que vivem nos rios e que servem de alimento aos peixes.
Quando chove, a mata ciliar também impede que uma quantidade muito grande de água caia de uma vez só no rio, e assim evita as enchentes. A água das chuvas também pode trazer diversas substâncias estranhas, como excesso de adubos e outros produtos químicos aplicados nas áreas de cultivo. A vegetação também retém uma parte destas substâncias, evitando a contaminação dos rios que protege.
A mata que se forma às margens dos rios também serve de abrigo aos animais, que podem se reproduzir ali e também se alimentar dessas plantas. Esses animais também podem utilizar a mata ciliar como um corredor entre florestas distantes entre si, sem precisar cruzar campos cultivados e, com isso, arriscar a vida. Os peixes também acabam se servindo das árvores, que fornecem alimento e criam na região do rio um clima onde são menores as variações de temperatura. sendo lucrativa a manutenção da mata ciliar, os proprietários de terras não a destruam. No entanto, precisamos é de consciência ecológica, livre da ganância por dinheiro e lucros. Dessa consciência depende a sobrevivência do planeta.
G3

MATA CILIAR

O que é uma mata ciliar?
É um tipo de cobertura vegetal nativa, que fica às margens de rios, igarapés, lagos, nascentes e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem muito importantes para a proteção de rios e lagos tal como são os cílios para nossos olhos. 
A mata ciliar funciona até mesmo como uma peneira, retendo materiais como plásticos entre as raízes das plantas.
Por que alguns fazendeiros destroem as matas ciliares?Alguns produtores desmatam para que os igarapés aumentem a produção de água no período de estiagem. Deve-se ao fato de as árvores deixarem de “bombear” água usada na transpiração das plantas.Pesquisas mostram que esta prática de destruir as matas ciliares com o tempo, tem efeito contrário, pois com a ausência da mata ciliar ocorre um rebaixamento do nível do lençol freático (de água).


G-5

Mata Ciliar

Mata Ciliar é a forma de vegetação que acompanha cursos d’água e ambientes de drenagem em geral. Caracteriza-se pela importância biológica que exerce sobre o ambiente em que está instalada, evitando, principalmente, a ocorrência de erosões fluviais.
Esse tipo de vegetação é de grande importância no sentido de preservar o ambiente dos cursos d’água. Suas raízes atuam para deixar o solo mais firme, de forma que a sua remoção pode ocasionar processos erosivos nas margens dos rios e intensificar processos de assoreamento, o que resulta no alargamento dos rios, e consequentemente a diminuição da profundidade.
Portanto, é muito importante a preservação dessa cobertura vegetal, pois a sua retirada pelo homem para a realização de atividades agrícolas ou pecuaristas pode, inclusive, ocasionar a extinção de cursos d’água.

G1 

sábado, 21 de setembro de 2013

Mata Ciliar - Função

A função das matas ciliares resulta a influencia sobre uma série de fatores importantes, como:

- escoamento das águas da chuva;
- diminuição do pico dos períodos de cheia;
- estabilidade das margens e barrancos de cursos d'água;
- ciclo de nutrientes existentes na água, entre outros.


Assim, os solos sem cobertura florestal reduzem drasticamente sua capacidade de retenção de água de chuva, causando duas consequências gravíssimas: 

- A primeira que é imediata, resultam nas enchentes;                
- A segunda de médio prazo - em vez de infiltrar no solo, a água escoa sobre a superfície formando enxurradas que não permitem o abastecimento do lençol freático, promovendo a diminuição da água armazenada. Com isso, acabam reduzindo as nascentes. As consequências do rebaixamento do lençol freático não se limitam as nascentes, mas se estendem aos córregos, rios e riachos abastecidos por ela. As enxurradas, carregam partículas do solo iniciando o processo de erosão. Se não controladas, evoluem facilmente para as temidas voçorocas.
A voçoroca é formada pela combinação de processos de erosão e demonstram um desequilíbrio do ambiente.

G2

Mata Ciliar:

O que é mata Ciliar?
Mata ciliar é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como um espécie de "cílio", que protege os cursos de água do assoreamento.

Onde encontro a mata Ciliar?
A mata ripária é encontrada ao longo do curso dos rios e tem uma fisiologia dos diversos biomas existentes, mesmo não estando diretamente ligada a eles. As espécies arbóreas apresentam diferenciações sutis que só são percebidas por um bom especialista em taxonomia.

Curiosidade:
Esses tipos de mata são considerados por muitos um verdadeiro mosaico, pois podem ocorrer de uma forma ou de outra em todas as regiões do país, de acordo com as características do solo, da bacia hidrográfica e de outros elementos existentes ao longo do curso das águas e que influenciam diretamente as características das espécies arbóricas existentes.

Grupo 4
3C

Mata Ciliar

O que são as matas ciliares?


São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.

As matas ciliares cumprem a importante função de corredores para a fauna, pois permitem que animais silvestres possam deslocar-se de uma região para outra, tanto em busca de alimentos como para fins de acasalamento.

Em locais de grande diversidade de espécies de plantas e animais, como em Rondônia, devem ser encontradas plantas e animais raros que somente ocorrem em sua região. Tal fato aumenta a importância das reservas legais. Dizer, por exemplo, que a floresta de uma região é compensada em outra distante, não é verdadeiro. Todo agricultor sabe que nas terras boas ocorrem muitas plantas e animais próprios de terras boas e uma terra fraca não compensa a perda das espécies da terra boa, e vice-versa.

Além disso, as matas ciliares e outras áreas de preservação permanente permitem ao proprietário diminuir os problemas de erosão do solo e manter a qualidade das águas dos rios e lagos da propriedade. Por fim, as matas nas propriedades particulares da Amazônia produzem muitos alimentos de grande importância para a fauna e para o homem. O equilíbrio ecológico só é possível, de fato, com o manejo adequado das florestas e matas e preservação do meio ambiente.

Grupo 3

Mata ciliar

Podemos chamar de ''mata ciliar'' todo ou qualquer tipo de vegetação que se desenvolve na beira de cursos de água.
A mata ciliar funciona como um obstáculo contra o assoreamento dos rios, ou seja, segura a terra das margens para que ela não caia dentro deles. Essa terra poderia matar as espécies que vivem no fundo dos cursos d'água ou torná-los barrentos, dificultando a entrada da luz solar, necessária para alguns organismos que vivem nos rios e que servem de alimento aos peixes.
Quando chove, a mata ciliar também impede que uma quantidade muito grande de água caia de uma vez só no rio, e assim evita as enchentes. A água das chuvas também pode trazer diversas substâncias estranhas, como excesso de adubos e outros produtos químicos aplicados nas áreas de cultivo. A vegetação também retém uma parte destas substâncias, evitando a contaminação dos rios que protege.
Apesar de tão necessária, a mata ciliar vem desaparecendo muito rapidamente. A ocupação das várzeas por plantações e pastagens, o despejo de enormes quantidades de lixo e esgotos nos rios, a falta de planos para a utilização racional e adequada das florestas, além de agravarem o problema das enchentes, reduzem a produtividade agrícola e provocam o acúmulo de material nas barragens e nos fundos dos rios.
o Código Florestal, uma lei federal, exige a preservação da mata ciliar. Nos locais onde ela já não existe mais, é necessário o replantio da vegetação original ou de outra espécie adequada àquele ambiente. Ao contrário do que pensam muitos proprietários de terras, a recomposição da mata ciliar não é perda de dinheiro. Pelo contrário, é um investimento para a preservação do curso d'água que passa por suas terras.

G4

            Mata ciliar ou vegetação ripária

Mata ciliar ou vegetação ripária é a vegetação que ocorre nas margens de rios, lagos, represas... O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento. Elas estão sujeitas a inundações frequentes. São fundamentais para o equilíbrio ecológico.


No cerrado brasileiro, a vegetação ripária assume a forma de mata de galeria, ou seja, a vegetação florestal que acompanha os rios de pequeno porte e córregos dos planaltos do Brasil Central forma corredores fechados (galerias). Ocupa áreas de vales úmidos ao longo de cursos de água, em solos aluvionados por conta da erosão. Meliaceae, Euphorbiaceae, Moraceae, Lauraceae, entre outras, fazem parte do grupo de espécies existentes nessa vegetação. É também importante no processo de barragem de detritos e para estabilização de barrancos. Algumas matas de galeria formam veredas herbáceas em suas bordas, importantes vias de trânsito da fauna.
Matas ripárias também ajudam a sedimentar o controle e reduzir os efeitos danosos das enchentes, ajudando na estabilização dos igarapés.

3°C G2

Matas Ciliares

São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos. As pastagens são a principal razão da destruição das matas ciliares. A maior umidade das várzeas e beira de rios permite melhor desenvolvimento de pastagens na estação da seca e, por essa razão, os fazendeiros recorrem a essa opção mais simples. As matas ciliares e outras áreas de preservação permanente permitem ao proprietário diminuir os problemas de erosão do solo e manter a qualidade das águas dos rios e lagos da propriedade. Por fim, as matas nas propriedades particulares da Amazônia produzem muitos alimentos de grande importância para a fauna e para o homem. O equilíbrio ecológico só é possível, de fato, com o manejo adequado das florestas e matas e preservação do meio ambiente.

G1
A mata ciliar é uma das formações vegetais mais importantes para a preservação da vida e da natureza. O próprio nome já indica isso: assim como os cílios protegem nossos olhos, a mata ciliar serve de proteção aos rios e córregos. Simplificadamente, podemos dizer que a mata ciliar é a formação vegetal que cresce às margens dos cursos d'água.

No entanto, a mata ciliar é mais que isso. Ela forma uma comunidade de plantas, animais e outros organismos vivos que interage com outros componentes não vivos, como os rios. Essa interação é benéfica a todos. Ou seja, a mata ciliar é parte fundamental de um ecossistema.

A formação da mata ciliar é favorecida pelas excelentes condições dos terrenos próximos dos rios. Os rios fornecem a água e os nutrientes, que são levados através deles, se depositam em suas margens e ajudam as plantas a crescer.


Nas margens dos rios mais fundos, é mais comum observarmos árvores. Os rios mais rasos formam várzeas, áreas planas que alagam com freqüência. Essas várzeas não têm o solo firme, sendo mais comum encontrar nelas arbustos e vegetação rasteira. No entanto, a mata ciliar se espalha por uma área maior nos rios mais rasos.

G2

Matas Ciliares

Matas Ciliares são vegetações que acompanham cursos d'água. São extremamente importantes para evitar erosões fluviais. São importantes no sentido de preservarem o ambiente dos cursos d’água. Suas raízes atuam para deixar o solo mais firme, de forma que a sua remoção pode ocasionar processos erosivos nas margens dos rios e intensificar processos de assoreamento, resultando no alargamento dos rios e a consequente diminuição da profundidade.
Outra importante função das Matas Ciliares  é o papel que elas exercem na qualidade da água. Elas atuam como uma espécie de “filtro” que impede a contaminação dos rios por defensivos agrícolas e poluentes em geral. Por isso a importância de preservá-las.

G6

Importância Das Matas Ciliares


Uma das principais funções das matas ciliares é proteger o solo contra erosões, o desmatamento desta resulta na obstrução do rio. Com as chuvas a terra fica desgastada e vai para os rios, que fica obstruído e tende a ficar cada vez mais raso o que também diminui a qualidade da água, consequentemente afetando os ecossistemas que habitam os rios e acarretando no desequilíbrio das relações ecológicas da região.
Mesmo assim as matas ciliares foram vitimas do desmatamento sofrendo todo tipo de degradação. Varias cidades foram geradas ás margens de rios, eliminando-se todo tipo de vegetação ciliar e o preço disso são inundações constantes.
Além disso, as matas ciliares são áreas diretamente afetadas na construção de hidrelétricas, também são áreas preferenciais para abertura de estradas, implantação de culturas agrícolas e pastagens representam um obstáculo do gado ao curso d’água.
O desmatamento das vegetações ciliares não só desrespeitam a lei como também resultam em problemas ambientais. As matas ciliares são como filtros retendo defensivos agrícolas, poluentes e sedimentos que seriam transportados para os cursos d'água, afetando diretamente a quantidade e a qualidade da água e consequentemente a fauna aquática e a população humana.

A água vem sendo considerada o recurso natural mais importante para a humanidade, mas as matas ciliares continuam sendo eliminadas.

"As raízes das matas ciliares são como o alicerce de um prédio, impedem a erosão do entorno dos rios e nascentes, propiciando a prevenção e manutenção da nossa fauna e flora" 
Fábio Villela G. dos Santos

G5

Mata Ciliar

Vegetação ripária que pode ser chamada também de mata ciliar ou de vegetação ribeirinha, que é a nomeação dada à vegetação que acontece de manancias e rios. No Brasil essa vegetação ripária é encontrada no cerrado, assumindo forma de uma mata de galeria, isto é, a vegetação florestal que percorrer os rios de porte pequeno, ocupando áreas de vales úmidos conforme os cursos de água, em solos aluvionados por causa da erosão.Um dos lugares onde pode ser encontrada é na região Central do Brasil.



G3


Mata Ciliar e Mata Galeria



Mata ciliar e Mata de galeria, são vegetações mal drenadas que ocorre pelo percurso da água. A mata ciliar segue rios de pequeno e grande porte, sendo uma mata estreita.Geralmente a mata ciliar incide em terrenos acidentados.
A mata de galeria possui dois subtipos, a não inundável e a inundável.No cerrado ha tres subtipo: sempre verde, sem decídua e decídua.
Na galeria,existem especies epífitas,que são plantas que utilizam arvores como suporte ao seu crescimento, não fazendo da mesma fonte sua nutrição,por exemplos as orquídeas.

G2

Mata Ciliar



Vegetação que ocorre nas margens de mananciais (são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas). É constituída por plantas,animais e outros organismos vivos.
  É formada pelas condições favoráveis dos terrenos próximos dos rios.
  A mesma evita inundações e que substâncias estranhas, como excesso de adubos e outros produtos químicos aplicados no cultivo ao redor do manancial ,cheguem ao rio em abundância.
  Durante muito tempo, aceitou-se as consequências da destruição das matas ciliares, porque se acreditava que esses prejuízos eram menores que os benefícios trazidos pelo progresso. Só quando percebeu os enormes prejuízos econômicos causados por essa destruição, a sociedade passou a prestar mais atenção e até a exigir maiores cuidados com a natureza. Hoje, o Código Florestal, uma lei federal, exige a preservação da Mata Ciliar.



G5

Mata Ciliar



A mata ciliar é muito importante para a proteção de rios e córregos. Podemos dizer que a mata ciliar é a formação vegetal que cresce às margens d'água. Ela forma um grupo de plantas, animais e outros organismos vivos que interagem com outros não vivos, como os rios. Essa interação ajuda a todos. Ou seja, a mata ciliar é uma parte fundamental de um ecossistema. A formação da mata ciliar é favorecida pelas ótimas condições de terrenos próximos dos rios. Os rios fornecem a água e os nutrientes, que são levados através deles, se depositam em suas margens e ajudam as plantas a crescer, contando que também ajuda o nosso planeta, pois há bastante vegetação.


G1 

Mata Ciliar

As Matas Ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico,oferecendo proteção para as águas e os solos.A mata ciliar funciona até mesmo como uma peneira,retendo matérias como plástico entre as raízes das plantas.
A ausência ou a redução da mata ciliar pode provocar o aparecimento de pragas e doenças na lavoura e outros prejuízos ecológico as propriedades rurais.Quanto mais a mata ciliar se afasta da margem do rio,mais a vegetação vai se tornando um pouco diferente,com raízes mais profundas e com árvores maiores.



G:4
            A MATA CILIAR


       A mata ciliar é uma das formações vegetais mais importantes para a preservação da vida e da natureza.Podemos dizer que a mata ciliar é a formação vegetal que cresce às margens dos cursos da água 
  No entanto, a mata ciliar é mais que isso. Ela forma uma comunidade de plantas, animais e outros organismos vivos que interage com outros componentes não vivos, como os rios. A mata ciliar funciona como um obstáculo contra o assoreamento dos rios, ou seja, segura a terra das margens para que ela não caia dentro deles. Essa terra poderia matar as espécies que vivem no fundo dos cursos da água ou torná-los barrentos, dificultando a entrada da luz solar, necessária para alguns organismos que vivem nos rios e que servem de alimento aos peixes.
  A mata que se forma às margens dos rios também serve de abrigo aos animais, que podem se reproduzir ali e também se alimentar dessas plantas. Esses animais também podem utilizar a mata ciliar como um corredor entre florestas distantes entre si, sem precisar cruzar campos cultivados e, com isso, e sem  arriscar sua  vida.
  


GRUPO  6       1 i

Mata ciliar


 

A vegetação que fica às margens de rios, córregos, lagos, represas e nascentes – chamada de mata ciliar – é considerada área de preservação permanente pelo Código Florestal Federal e precisa respeitar uma extensão mínima predeterminada. Essa vegetação é fundamental para o equilíbrio ecológico, ajudando em diferentes fatores como, por exemplo,na qualidade da agua, filtrando-a e impedindo a contaminação dos rios por poluentes em geral.

O projeto Mata Ciliar teve inicio em 2004, como objetivo justamente recuperar essa vegetação ribeirinha, promovendo o plantio de espécies nativas. Porém, infelizmente essa determinação nem sempre é respeitada nas propriedades rurais, e a mata ciliar acaba sendo danificada.

G4