sábado, 31 de maio de 2014

Costa do Marfim Reaproveitamento da Água

 A Costa do Marfim esta com um grande projeto de gerenciamento da água produzida de petróleo. Essa água esta aprisionada no subterrâneo e é extraída juntamente com o petróleo e o gás. A técnica requer um cuidado específico não só tecnicos e operacionais, mais também ambientais. A AP passa  por um processo de separação de membrana para a remoção do óleo que pode esta presente na água.
 As alternativas de uso adotadas para o destino desta água são o descarte, injeçao e o reúso. Essa técnica por separação de membrana já está competindo com outras tecnologias mais complexas como a flotação.O reúso desta água pode ser classificado como água potável e não-potável.




G.1

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Reaproveitamento do lixo na Grécia

  Na antiga Grécia,durante muito tempo e ainda continua sendo usado a canalização e a captação de águas servidas.No palácio de  Minos, em Anossos, havia toaletes com água corrente que lavavam as fezes.Eles separavam também águas de toaletes com as de uso geral.
  Por volta do séc.V a.C. ,tinham sistemas de canalização em  Atenas.Existem ainda utilização de canalizção em Mileto,Olímpia,Samos e Alexandria.
  Atenas também contava com os kropologen (sistema de limpeza público).
   
  
  G2

Costa do Marfim Energia Alternativa

 O video a seguir fala sobre o Projeto Briquetas realizado na Costa do Marfim e em outros países com a finalidade de produzir o combustível alternativo para melhorar a gatronomia (culinária) das aldeias e ao mesmo tempo preservar as florestas e o meio ambiente.





G.1

Costa do Marfim Reaproveitamento do alimento

 Recentemente a Costa do Marfim divulgou algumas receitas de como reaproveitar os alimentos que são disperdiçados,como:

¬Bife de casca de banana

¬Igredietes: cascas de 6 bananas maduras; 3 dentes de alho; 1 xicara de farinha de rosca; 1 xicara de farinha de trigo; 2 ovos; sal a gosto.

--Lave as cascas de banana e corte as pontas, retire as cascas na forma de bifes, sem parti-las amasse o alho e coloque em uma vasilha junto com o sal, e junte as cascas das bananas.Bata os ovos como se fossem omeletes.Passe as cascas das bananas na farinha de trigo , nos ovos batidos e por último na farinha de rosca, seguindo sempre esta ordem, frite as cascas em óleo bem quente.Deixe dourar dos dois lados e sirva quente.



G.1

Costa do Marfim Sustentabilidade

 A Costa do Marfim tem um projeto sustentavel para ajudar os agricultores financeiramente.
O cacau será o produto principal deste projeto, pois ele é o produto principal da Costa do Marfim.Este projeto é chamado de Cocoa Life e tem como objetivo desenvolver cacaueiros muito mais produtivos e resistentes a doenças, com isso ajudará milhares de agricultores. 
    
 Com o projeto Cocoa Life em parceria com a vice presidente dos assuntos externos
Christine M. McGrath, irá ocorrer mudanças duradouras, que capacitará as familias de agricultores de cacau produzir um novo modelo de comunidade, em que eles possam viver com seus filhos sem desigualdade.







G.1

                 O Reaproveitamento da Água na Grécia 

Na Grécia o reúso de água vem sido praticado em outros países com a disposição de esgotos que reutiliza com a água da chuva e a água que usamos, que passam pelo o esgoto.



G2

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Fonte de energia alternativa na Grécia

 Na Grécia, fatores indicam que a energia alternativa e/ou renovável se torna cada vez mais importante no abastecimento energético, como uma estratégia de desenvolvimento sustentável, considerando- as parte da redução dos gases do efeito estufa. A Grécia aposta em um novo plano para sair de uma recessão, o nome do projeto é " Projeto Helios '' aproveitando os dias favoráveis de sol que o país recebe (aproximadamente 300 dias de sol por ano), mas para que o projeto seja realizado será necessário um arrendamento de terras aos investidores para a construção de instaladores solares, além de aumentar a capacidade elétrica do país é um meio de gerar renda e criar empregos.
Outra forma de captar a energia alternativa é por meio da energia eólica, já bem conhecida, nada mais é que a energia dos ventos, disponível em todos os lugares do mundo, ela é gerada por meio de aerogeradores (conhecido também como: cata vento ou turbinas eólicas), a força do vento é captada por hélices que são ligadas a uma turbina, fazendo com que acione um gerador elétrico.

Como Funciona?


  • A força do vento gira as três pás que propulsionam um motor, este se conecta com um eixo principal que move um gerador; 
  • Dentro da turbina há um multiplicador de velocidade que gira o rotor a 1,500 giros por minuto, isso permite que o gerador produza eletricidade;
  • A eletricidade é enviada por cabos que descem pelo interior da torre e se conectam com uma rede de energia.
Entenda o processo:


G2

terça-feira, 27 de maio de 2014

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS NA GRÉCIA

Na culinária grega é usado muitos temperos fortes e brotos, que contem muitas vitaminas, minerais e proteínas, desintoxicantes e ricos em fibras e são bom até mesmo para digestão. E com a crise que a Grécia enfrenta, está levando eles a criar comunidades sustentáveis, e com isso eles cultivando a própria comida (E com essa crise muitas pessoas se interessaram por esse estilo de vida que eles adotaram, interessados buscam a Free and Real para aprender técnicas de vida sustentáveis e saber mais sobre agricultura orgânica.)

ALGUNS TIPOS DE BROTOS: Feno Grego, Alfafa, Ervilha, Feijão azuki, Gergelim, Girassol, Lentilha Rabanete, Trigo . . .

SE INTERESSOU?! ENTÃO APRENDA A CULTIVAR EM SUA CASA!
Utensílios necessários
- Um recipiente com tampa, para criar as mesmas condições de uma estufa. A tampa e a parte inferior do recipiente devem ser furados, permitindo que a planta respire, inclusive a raiz.
- Um escorredor ou uma peneira, cujo diâmetro permita ficar apoiado na borda superior do recipiente com tampa. Assim o escorredor ficará suspenso. O objetivo é reter os brotos e deixar escorrer a água, pois eles precisam de umidade elevada, mas sem ficar em contato diretamente com a água. Desse modo garante-se o processo respiratório do vegetal.
- Recomenda-se usar luz ambiente para a germinação. Para os brotos ficarem um pouco mais verdes é preciso de um pouco de luz solar, o que garante a síntese da clorofila. Quanto mais verdes os brotos, mais picantes serão.
Hidratando as sementes
Antes de fazer a semeadura é preciso hidratar as sementes. Para isso, use sempre o dobro de água, que deve ser mineral ou filtrada. Em seguida, cubra o recipiente (com água e semente) com filme plástico e deixe de molho por 24 horas. Faça pequenos furos no filme plástico, para as sementes respirarem. Passado este tempo, transfira as sementes para o escorredor ou peneira. Encaixe-a no recipiente preparado e tampe.
Como regar os brotos
Regue os brotos duas vezes por dia com muito cuidado. A água a ser adicionada deve ser somente para umedecer os brotos. De preferência, use um borrifador. Em seguida, bata suavemente o escorredor ou a peneira numa pia ou bancada, eliminando assim o excesso de líquido. Lembre-se de que deve ser tudo feito com muita delicadeza.
A colheita
Assim que os brotos germinarem e crescerem 0,5 cm, retire-os do escorredor ou peneira e transfira para uma tigela com água. Mexa a mistura com as mãos para soltar as cascas e limpar os resíduos da superfície.
Como conservar
Caso não use os brotos no mesmo dia da colheita, lave-os e seque com toalha de papel. Guarde-os num saco plástico próprio para alimentos na geladeira. O ideal é consumir no mesmo dia.


G2

segunda-feira, 26 de maio de 2014

O Desperdício de Comida Nos EUA

 Hoje em dia é praticamente impossível saber que há pessoas passando fome em todos os cantos do mundo, mas mesmo sabendo que há diversas pessoas passando fome, será que nós utilizamos nossa comida aproveitando tudo que pode ser aproveitado? 
 Nos Estados Unidos, cerca de 30% dos alimentos são jogados fora, ou seja, 60 bilhões de quilos de comida vão para o lixo todo ano. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos,141 trilhões de calorias são jogadas fora. 
 Uma maneira de acabarmos com o desperdício é utiliza-los ao máximo e procurarmos sempre receitas onde até o resto dos alimentos seja reutilizado.

 Um exemplo de receita é a receita de Manjar de Casca de Abacaxi:

  Ingredientes:
 - 1 casca de abacaxi médio
 - 4 xícaras de chá de açúcar
 - 4 colheres (sopa) de amido de milho
 - Pedacinhos de abacaxi
 - Canela em pó

 Modo de Preparo

 - Lave bem a casca do abacaxi, bata no liquidificador com a água.
 - Coe, despeje em uma panela leve ao fogo, com o açúcar e o amido de milho dissolvida em um pouquinho de água, mexendo até ferver.
 - Cozinhe por 5 minutos.
 - Despeje em taças individuais, coloque um pedacinho de abacaxi em cada uma e polvilhe com canela.
 - Sirva gelado. 

 (receita retirada do site "tudogostoso.com.br")

 G4

Água



Água Alemã



Podemos dizer que a Água da Alemanha é uma das mais limpas do mundo, podemos bebe-las diretamente da torneira sem nenhum receio, os alemães consomem 130 litros semanais de água sendo que  32% é gastos com  a descarga, 31% com o banho, e apenas 5% são gastos para ingerir, e para cozinhar.
A água que abastecem não é a do rio reno, e sim  as que são bombeadas de poços de aproximadamente 25 metros de profundidade, a sua maior vantagem é que já sai limpa e filtrada.

Culinária Sustentavel

Culinária Alemã Sustentável:

A Alemanha é um pais das diversidades, alem de irmos lá e encontrarmos mais de cinco mil marcas de cerveja encontramos uma variedades na culinária.
Ouvimos falar muito em culinária sustentável, mas pouco aplicamos isso, sabemos que um terço da  dos alimentos produzidos mundialmente são desperdiçados todos os anos; a gastronomia responsável tem a favor os produtos orgânicos, aplicando  o conceito de suavizar o impacto ambiental todos os anos. 


Knödel ou Klösse são bolinhos cozidos.


Ingredientes:
250 gramas de batata ralada250 gramas de batata purê150 gramas de farinha de trigo2 gemasSal ao gostoPimenta do reino e noz moscada ralados na horaMétodo de preparo da massa de batata:
Misturar a batata ralada, o purê a farinha de trigo e as duas gemas até ficar uma mistura homogênea. Acrescentar o sal, a pimenta, a noz moscada e verificar o sabor.
Deixar a batata ralada descansar por 20 min para soltar a água e o amido. Remova a água da tigela da batata ralada e aproveite o amido da batata que ficou no fundo e  acrescente na mistura de batata.
Com um pouco de óleo na mão forme bolinhos de aproximadamente 50 g. Coloque numa panela com água a 80°C 90°C e cozinhe até que subam a superfície num tempo de aproximadamente 20 min.
Servir quente com o molho de sua escolha.

3ºF Grupo G1

domingo, 25 de maio de 2014

Fontes de Energia Renováveis

Alemanha e suas fontes:


A Alemanha ficou em quinto colocado, como maiores consumidores de energia, a Alemanha importou em 2002 dois terço de energia. Eles enfatizam as fontes de energias renováveis, como as solares, hidráulicas, biomassa, vento e geométrica; ele querem fazer até 2050 com o que o pais  consiga tirar toda sua energia  por fontes renováveis; em 2006 as porcentagens estavam divididas: petróleo (35,7%), carvão incluindo lignito (23,9%), gás natural(22,8%), nuclear(12,6%), energia hidráulica e eólica(1,3%) e outros (3,7%), um dos objetivos e que eles consigam até 2030 produzir 50%  da energia utilizada.


3º F Grupo 1

Reaproveitamento de Alimentos no Uruguai

  Nessa postagem iremos falar da gastronomia dos Uruguai falando de uma comida tipica e muito bem aprovada nas pesquisas que fizemos e aproveitando a reutilização dos alimentos do pais.
Atualmente, a sustentabilidade tomou grandes proporções no âmbito científico, governamental e acadêmico. Está-se mais ciente e preocupado com o meio ambiente, percebeu-se que este é importante e indispensável, além de, em muitos aspectos, esgotável. Usar de recursos naturais sem prudência é colocar em risco o bem-estar de futuras gerações.
Fizemos algumas pesquisas e encontramos em diversos sites de gastronomia essa receita que nos chamou atenção que mostra a forma de reaproveitar os alimentos no Uruguai e achamos essa "RECEITA DE TOMATE RECHEADO" .
Além de ser uma comida tipica do pais é uma comida onde aproveitam frutas , legumes , verduras onde você pode saborear e perceber uma comida natural .
segue abaixo o que você irá utilizar :

Ingredientes
4 tomates grandes e maduros
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 lata de milho verde cozido no vapor
1 colher (sopa) de manjericão fresco picado
1 colher (sopa) de salsa picada
1 copo de requeijão cremoso (200g)
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Margarina para untar

Modo de preparo


Corte uma tampa de cada tomate, retire as sementes e deixe escorrer com a abertura para baixo.
Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite, refogue a cebola, o milho e as ervas por 2 minutos.
Deixe amornar e misture o requeijão.
Distribua os tomates em um refratário untado, recheie, polvilhe com a farinha de rosca e o parmesão.
Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar.
Se desejar, decore com manjericão e brócolis.

Dica
Para o tomate parar em pé, corte uma pequena tampa na parte inferior.
Mas faça o corte com cuidado para não furar a polpa e deixar vazar o recheio.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 85 minutos

Fonte: Comida e Receitas - http://www.comidaereceitas.com.br/legumes-e-verduras/tomate-recheado.html#ixzz32kKlD0Ws




G 1

Reaproveitamento de Alimento - Honduras

Honduras é um dos países mais pobres e menos desenvolvidos das Américas

. A agricultura é um ponto importante em sua economia, empregando quase dois terços de sua mão de obra.

Os principais produtos de exportações são,Café,banana é camarão, Tem também vários alimentos reaproveitados, utilizados pela maioria dos habitantes em Honduras, como : Pudim de pão velho, Bolo de casca de batata,Suco de couve com limão, entre vários outros.

     Receita Pudim de pão velho - 6 a 8 pães amanhecidos tipo francês,4 ovos inteiros,2 colheres de açúcar (ou a gosto),1 pacote de coco ralado,1 colher de margarina,1/2 lata de leite condensado (opcional),2 copos de leite integral tipo C.

         Receita Bolo de casca de Batata -

2 xícaras de chá de casca de batata,2 xícaras de chá de farinha de trigo,2 colheres sopa de salsinha picadinha,1 colher de sobremesa de fermento em pó,2 ovos,Sal a gosto ,Óleo para fritar

         Receita Suco de Couve com Limão -

4 limões,açúcar União,Cerca de 500ml ou mais de Água,Cerca de 4 folhas de couve.



Fonte - ReceitasDeAproveitamentos

G1

sábado, 24 de maio de 2014

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTO - FRANÇA

Existe um grupo voluntario chamado Disco Soupe eles reaproveitam alimentos que são desperdiçados por restaurantes e até por moradores na França, eles são formados por mais de 40 pessoas e temmais de anos de existência, e já preparou várias refeições em capitais francesas, e prepararam um almoço no bairro Montreuil em que mais de 70 moradores ajudaram no preparo da comida reaproveitada.
Com esse trabalho da Disco Soupe na França neste evento conseguiram recuperar mais de 80 a 200 quilos de vegetais em ótimo estado e com esses alimentos prepararam um almoço grátis para os franceses com o cardápio incluía salada verde, guacamole, sopa de abobrinha e uma sobremesa e esse almoço qualquer um que passe por lá poderia está almoçando. "O Disco Soupe é inspirado em uma iniciativa de reaproveitamento da Alemanha" E quando começou na França não tinha muito sucesso apenas 5 cidades era realizado esse evento mas agora já fazem em 15 cidades da região da França esse almoço de reaproveitamento de alimentos.

Receita: Semente de jaca ao vinagrete.
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de semente de jaca; tomates sem sementes; cebola picada; 2 colheres (sopa) de vinagre; 2 colheres (sopa) de salsa picada; 4 colheres (sopa) de óleo; sal a gosto.
Preparo: cozinhe as sementes de jaca até ficarem macias. Retire a pele e corte em lâminas. Faça um vinagrete com o tomate, a cebola, o vinagre, a salsa e o óleo. Junte as sementes, acrescente o sal e sirva gelado.

Referencia: http://ciclovivo.com.br/noticia/franceses-preparam-almoco-com-restos-de-comida
G2

Energia Renovável - Honduras

O governo de Honduras, quer construir 2,represas hidrelétricas, que atendam a demanda de energia do país, e promover projetos alternativos renováveis como elaboração de biocombustível, com assessoria brasileira.O Secretario de Meio ambiente, informou que o local escolhido é o departamento de Santa Bárbara.Honduras obtém sua energia de três fontes: hidrocarbonos, hídrica e biomassa. Na década de 90, quase toda a energia procedia de hidrelétricas estatais, mas a correlação mudou e agora o país depende em 65% de usinas térmicas à base de hidrocarbonos em mãos privadas.


Fonte - IPSNoticias



G1

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Reaproveitamento do Lixo - Honduras

Honduras, é um dos países com mais lixo tóxico da América Central,o Governo começou a perceber que tinham que começar reaproveitar esse lixo,começando pela separação manual de todo material, para em seguida ser moído sob uma grande agitação.
Depois que todo esse processo ganhar uma '' massa '',a mesma será separada, seca e aglutinada depois,ela irá para uma maquina, dando forma a objeto que se deseja.
O Governo pediu para os habitantes ter consciência, para cada um fazer sua parte, e tornar Honduras um lugar melhor.


G1

Reutilização de Água - Honduras

No departamento hondurenho de La Paz será implantado um projeto para reutilizar o esgoto na produção de água, promovendo práticas amigáveis com a natureza.Tratada de forma apropriada,a água do esgoto pode ser reaproveitada na irrigação
A região é muito produtiva em La Paz, na qual o governo vai poder '' abastecer '' milhares de famílias sem água alguma na sua moradia. Uma das áreas mais pobres em La Paz, perdeu mais de 60% de água por causa da seca.

Fonte - IPSNoticias



G1



Sustentabilidade - Honduras

Honduras é um pais da América Central,a População é mais de 8 milhões, de acordo com estimativas de 2010,fazendo Honduras se tornar o 5° país maior da América Central.
A economia é voltada principalmente ás atividades agrícolas, finanças e serviços públicos, a nação ainda é dividida por 18 Departamentos.
Grande parte do país foi colonizado pela Espanha,que introduziu sem idioma agora predominante.
Em Outubro de 1998, o furacão Mitch chegou a Honduras causando devastação e tragédias, foi também o elemento revelador do preocupante drama social que vive o país ao deixar em evidência sua fragilidade institucional, espera-se que em longo do prazo, o desenvolvimento do setor contribua,igualmente,para alcançar melhores condições de vida.
Daí a crescente importância do turismo no contexto sócio econômico pós-Mitch, e a necessidade de incorporar educação ambiental e ações dirigidas a carência,e que depende em grande medida de seus recursos naturais e culturais para seu desenvolvimento. 

Fonte - DadoseFatos



G1

SUSTENTABILIDADE - FRANÇA

A França esta em um " desenvolvimento sustentável " para crescer na competitividade e no emprego. A política pública do país tenta priorizar o desenvolvimento para a proteção adequada do meio ambiente, pois eles tem como finalidade as melhorias de vida das pessoas.

A França é o país mais extenso da Europa, e é um país privilegiado pela natureza, mas com o grande consumo da energia nuclear causa uma preocupação sobre o meio ambiente e a natureza. Industrialmente a França esta bem desenvolvida, sobretudo no Norte e Leste, com a sua industrialização acelerou o desenvolvimento urbano, gerou grande densidade populacional, alta motorização e aumento da poluição atmosférica.

A França é mundialmente conhecida pela formulação de leis ambientais e territorial dos recursos naturais. O governador Geraldo Alckmin e o presidente francês, François Hollandes, assinaram dois acordos entre o estado de São Paulo e a França, que englobam diversas áreas, como desenvolvimento sustentável, habitação, mobilidade urbana e saneamento. Com esses acordos a França tenta inovar na infraestrutura, mobilidade urbana, educação, segurança pública e a troca de conhecimentos e tecnologias.


G2

terça-feira, 20 de maio de 2014

Reutilização da água - Portugal

Portugal tem em seu território continental, grandes desafios quando o assunto de água, pois sofre em seu pais um deficit hídrico grande. Mas por outro lado , a progressiva concretização do PEAASAR(Plano Estratégico de Abastecimento de Águas e Saneamento de Águas Residuais), poderão constituir uma origem de água alternativa na supressão de parte das carências hídricas.

G3

Nos EUA energia solar e eólica não é fantasia .

 As fontes solar e eólicas e as biomassa , essas fontes estão sendo tratada e já estão sendo utilizadas nos EUA. Mas devido ao fato da rápida exploração do gás de xisto ocorrido recentemente nos EUA promete dificultar a energia renovável devido ao gás natural ter um custo super baixo.


 Em 2012, os Estados Unidos conseguiram ter o recorde mundial de produtor de energia eólica. O país atingiu o recorde de 13.124 megawatts. No quarto trimestre de 2012, houve o melhor trimestre da história dos EUA de produção de energia eólica, sendo produzidas 8.380 MW.

G4

Energia Renovável Portugal

Portugal é um país pobre quanto à disponibilidade das fontes de energia mais vulgares, as chamadas fontes não-renováveis, uma vez que não dispõe de poços de petróleo, minas de carvão ou depósitos de gás. No entanto, e no que respeita as fontes de energia renováveis o país tem um grande potencial que pode e deve ser explorado.

O país apresenta uma rede hidrográfica relativamente densa, uma elevada exposição solar média anual, e dispõe de uma vasta frente marítima que beneficia dos ventos atlânticos, o que lhe confere a possibilidade de aproveitar o potencial energético da água,das ondas, da luz e do vento.

Portugal encontra-se numa posição privilegiada não só para compensar o déficit natural de fontes de energia não-renováveis mas também para ser pioneiro na diminuição da dependência energética em fontes de energias não renováveis e poluentes, colocando-se na vanguarda da demanda de um desenvolvimento sustentável.

Portugal atingiu um  recorde, no último ano, no que concerne à produção de eletricidade a partir de fontes de energia renovável. Cerca de 58,3% do total da eletricidade consumida em 2013 foi produzida a partir de fontes renováveis.


G3

Reutilização da Água



  Na Califórnia a agricultura estava diminuindo drasticamente a água nos lençóis subterrâneos. Foi desenvolvido um processo de tratamento de água de esgoto, assim a água está sendo reutilizada e tratada pela população dos EUA.

Diante de problemas ambientais com a água, o Departamento de Água de Orange ativou em 2007 algo que muitos especialistas
consideram como a maior estação mundial de purificação de efluentes. Isso acorrei com o fim de aumentar a quantidade de água potável.

 O sistema funciona de seguinte forma: A água tratada é injetada no subsolo. Depois, metade da água é usada para  formar uma barreira contra a intrusão de água do mar no lençol freático, e a outra metade é infiltrada aos poucos nos aquíferos, que fornecem água a mais ou menos três quartos das pessoas do condado de Orange.

G4

segunda-feira, 19 de maio de 2014

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL - FRANÇA.

A França é o menor emissor de dióxido de carbono entre os setes países industrializados do mundo, sua maior parte de energia parte de 59 usinas nucleares isso ocorre por parte do grande investimento de usinas nucleares.
A França com o domínio sobre o enriquecimento do urânio pode permitir a produção da bomba atômica.

A França tem planos para reduzir seu uso nas usinas atômicas (energia nuclear) de 75 por cento para 50 por cento da matriz energética até 2025, e também tem a estratégia de redução de 40 por cento de dióxido de carbono até 2030, e de 60 por cento até 2040.

A França é um país que não há muita água, pois a falta de água fazem com que eles paguem muito caro pelo tratamento. A água ativa a energia elétrica, pois sem essa energia a França obrigatoriamente necessita da energia nuclear.
OBS : Algumas coisas foram tiradas desse site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a

G2

A Água na França

A água está no centro das políticas dos países desenvolvidos, emergentes, em transição e em desenvolvimento que enfrentam um duplo desafio:
    parar a degradação dos recursos ambientais e dos ecossistemas, consequências do crescimento da população, do desenvolvimento econômico e da urbanização observados em todo o mundo;
    permitir o acesso universal à água potável e ao saneamento. 
Três leis criam a base da política francesa da água. A lei de 1992 confirma uma gestão solidária de água em seu meio natural, a bacia hidrográfica, com a criação de comitês de bacia onde são representados todos os intervenientes. Esta lei diz que a água é um patrimônio comum da nação. Estabelece um princípio gestão equilibrada dos recursos para garantir preservação dos ecossistemas aquáticos e zonas úmidas, o restauro e regeneração dos recursos, o uso econômico da água e de proteção contra as inundações.  

    G2

Reutilização da Água - Gana

 Acra apresenta uma precipitação anual média de 730 mm e a sua população já supera 1,6 milhão de habitantes. Cerca de 80% da população de Acra tem acesso a água e 88% tem acesso a algum tipo de instalação sanitária. Porém os serviços de tratamento e disposição do lixo das águas servidas não são efetivos. O projeto SWITCH atua em Acra no uso de águas urbanas na agricultura e em outras oportunidades de geração de renda. Horticultura urbana irrigada em Acra atende a até 90% do consumo de hortaliças perecíveis da cidade.
 As águas servidas (incluindo as águas cinzas e as águas de enxurradas poluídas) da cidade continuam sendo a principal fonte de água e nutrientes para a produção urbana de hortaliças, que ocorre em sete áreas principais e em muitas outras, menores, por toda a cidade. Estima-se que cerca de 80.000 m³ diários de água servidas são geradas pelos 1,66 milhão de habitantes, com base na média de consumo diário de 60 litros por capita, com um fluxo de retorno em águas servidas calculando em 80%. Uma parte desse despejo alcança a rede de córrego e dreno da cidade, que serve como principal fonte de água para a agricultura irrigada.

G2

Energia Renovável - Gana

Em Gana as construção de painéis solares nos telhados das casas de cerca de 2,5 milhões de residencias quenianas, programando medidas para conectar comunidades longe de redes por meio de energia solar, tendo queda na mortalidade materna caindo pela metade devido ao uso de rádios com bateria solares, passaram a economizar 12,6% de sua renda ao substituir o querosene como combustível por fontes alternativas de energia e criando 2150 pontos de trabalhos em Gana para a construção dos projetos de energia renovável.

G2

domingo, 18 de maio de 2014

Energia renovável na Nigéria

A energia renovável da Nigéria e mantida através das  hidrelétricas, entre as quais se sobressai a de kaijei. Apesar ter algumas hidrelétricas o tipo de energia mais utilizado ainda e o de geradores abastecidos a diesel o que causa grande poluição. A energia vinda das hidrelétricas seria uma grande aposta para diminuir a poluição no país, porem eles são um dos países que mais produzem petróleo, o mesmo que abastece os geradores de energia, por um lado facilita a economia e o abastecimento de energia, por outro a poluição tende a ficar cada vez pior.


G1

Reaproveitamento da Água no Urguai


   Bom estivemos pesquisando e achamos muita coisas sobre reaproveitamento , reutilização da agua e até mesmo sobre as Regiões hidrográficas no Uruguai .
   A Região Hidrográfica do Uruguai tem grande importância para o País em função das atividades agroindustriais desenvolvidas e pelo seu potencial hidrelétrico. O rio Uruguai possui 2.200 quilômetros de extensão e se origina da confluência dos rios Pelotas e Canoas. Nesse trecho, o rio assume a direção Leste-Oeste, dividindo os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A bacia hidrográfica possui, em território brasileiro, 174.533km² de área, o equivalente a 2% do território nacional.Em função das suas características hidrológicas e dos principais rios formadores, a área foi dividida em 13 unidades hidrográficas, sendo que quatro ficam no estado de Santa Catarina e nove no estado do Rio Grande do Sul. Cerca de mais de um milhão  pessoas vivem na parte brasileira da região hidrográfica do Uruguai, com maior concentração nas unidades hidrográficas de Chapecó.

   Os indicadores de saneamento básico são também importantes para a caracterização da região. Em relação à parcela de população abastecida de água,Em relação à vegetação, a bacia apresentava, originalmente, nas nascentes do rio Uruguai, os Campos e a Mata com Araucária e, na direção sudoeste a Mata do Alto Uruguai, Mata Atlântica. Atualmente, a região encontra-se intensamente desmatada e apenas regiões restritas conservam a vegetação original..
   Bom achamos vários depoimentos e resumimos acima o funcionamento da hidrográfica e o saneamento básico da água no pais do Uruguai 

 G1

sustentabilidade espanhola

Barcelona vem buscando aprimorar seu meio sustentável, e aqui apresentaremos algumas idéias que já foram colocadas em prática: 
-Ônibus melhores e carros elétricos - melhor acesso aos deficientes.
A frota de ônibus em Barcelona é muito acessível, todos os veículos são rebaixados e contam com rampas mecânicas para subida de cadeiras de rodas e amplos espaços, facilitando a locomoção de deficientes físicos e a transitação de carrinhos e instrumentos pesados. 

-Controle de velocidade - reduz a emissão de poluentes.
Para reduzir a emissão de poluentes o controle de velocidade foi revisto e com a determinação de 80 km/h pôde-se reduzir 4% dos gases.

-Metrô em constante crescimento
O metrô da cidade foi ampliado novamente e isso faz com que haja menos carros nas ruas, o que tambem é favorável para a redução dos gases poluentes.

Também foi lançado em 2007 um projeto que propõem a preferência pelas bicicletas. Até hoje o projeto é um sucesso, e cota com 180 mil inscritos e mais de 400 estações disponíveis para tal.Para melhoria de vida da população.


G3

Sustentabilidade - Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, Songdo é conhecida como a cidade do futuro, é conectada e sustentável. Fica a 65 quilômetros de Seul, e é totalmente coberta por rede sem fio, tem avenidas, parques e edifícios monitorados em tempo integral e já entrou para a história como a primeira cidade do mundo a receber um certificado de sustentabilidade.
O principal lugar mais sustentável deles é o Central Park, cujos canais usam água do mar, o que economiza milhares de litros de água potável por dia, e os jardins são irrigados com água da chuva.
Varias inovações estão sendo feitas pela questão ambiental, entre elas, estações para recarregar a energia de carros elétricos e sistemas de reciclagem de água, que impedem que água potável seja usada em banheiros de escritório.
É impressionante também, o sistema da coleta de lixo, em vez de ter caminhões de lixo passando pela cidade e grandes lixeiras na frente dos edifícios, com a ideia de produzir energia renovável com parte desses resíduos, os lixos são sugados diretamente da cozinha de residenciais por uma vasta rede subterrânea de túneis ligada a centros de processamento de lixo, onde cada resíduo é automaticamente classificado, desodorizado e tratado.

G4

sábado, 17 de maio de 2014

Fonte de Energia Renovável na Argélia

A Argélia é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, e surpreendeu a comunidade internacional ao anunciar em janeiro algumas medidas para que em 2020 esteja produzindo 40% de toda sua energia a partir de fontes renováveis.
São aproximadamente 60 projetos em tecnologia limpas. Além  da primeira fazenda eólica do país , entra outro projeto em vigor,  é a construção de Boughzoul segundo o governo deve servir de modelo para a reorganização futura de todas as outras cidades do País.
Para finalizar em junho de 2011 o país concluiu o protótipo do primeiro painel fotovoltaico produzido em território nacional.A ideia era concorrer com os principais fornecedores da União Europeia, dos Estados Unidos e do Japão.


3ºG
G2

Fonte de energia renovável no Irã

Segundo alguns especialista, o Irã é um país que deveria investir na energia renovável para preservar suas reservas de hidrocarbonetos.
Sendo o quinto país mais produtor de petróleo do mundo, os iranianos disse que o momento do país é esse, onde seus grandes compradores de petróleo iraniano estão cortando as importações e procurando outros fornecedores. O país quer investir em energia verde.
Como em todo Oriente Médio, o setor iraniano de energia renovável é minúsculo. 
Os investimentos se voltam para as indústrias alimentadas pelo petróleo e gás baratos.
O governo iraniano afirma que o seu programa é para fins energéticos pacíficos, mas as grandes potências ocidentais suspeitam que o Irã busca armas nucleares.



G2

Bósnia - Fonte de Energia Renovável ou Alternativa.

Como estamos acompanhando de perto a Bósnia te poucos recursos para sustentabilidade,  assim com o tema anterior de “Energia Sustentável”.

O País esta tentando mudar esse assunto como o projeto de uma hidrelétrica no país, que foi lançado à 40 Anos atrás. Por conta das guerras fria na região dos Bálcãs por conta disso o projeto foi interrompido.
Durante os anos,o aumento da população veio a alta demanda de Energia, com isso o projeto da hidroelétrica foi retomado, com isso muitas coisas vão mudar podendo usar 100%de sua capacidade.Percursos do rio Zalomka terão que ser adulterados. Com essa adulteração no percurso afetará diretamente na reserva de água do rio Neretva.
Conforme Nikola Zovko, essas alterações podem acarretar um  Enorme desastre natural.
Este projeto colocará em risco terras pantanosas, o Pântano de Hutovo Blato, tendo falta de água potável e animais dessas áreas morreriam.


Os ambientalistas estão na luta para que esse projeto seja interrompido. A população luta pelo Bem de suas famílias.Infelizmente o  governo da Bósnia, não está enxergando que uma usina afetaria o futuro de varias famílias.

G3

Sustentabilidade - Argélia


Um programa de sustentabilidade feito nos campos de refugiados indígenas da Argélia, e tem intenção de transformar garrafas PET em joias. Esse projeto foi feito por uma designer francesa com o objetivo de dar oportunidade para que as famílias possam se reestruturar e contribuir para o meio ambiente.

 G2

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Argentina - Fontes de energia renovável ou alternativa

A Argentina é um país que é muito favorecido pelo seu solo , clima força do Sol e vento. O país tem uma grande presença de radiação solar, assim, podendo ser usada como energia solar. A Argentina também tem uma grande fonte de energia alternativa que é o gás, chegando a ser o terceiro país do Mundo que possuí maiores reservas de gás ficando apenas atrás de China e Estados Unidos.

A energia mais utilizada na Argentina é a energia eólica, principal local da geração dessa energia fica localizada na Patagônia, no sul da Argentina, Ali há instalações de turbinas eólicas fazendo com que aquela região se torne umas das regiões com maior potencia eólica do Mundo.

A energia solar é bastante discutida na Argentina, pois o país investe pesado nesses projetos. Hoje, a Argentina produz 3000 MW de energia , 10% dela podendo ser de energia solar.


Parque eólico Rawson na Argentina
G4

Desenvolvimento Sustentável G3

A Comissão de Desenvolvimento Sustentável é conselheiro independente do governo britânico. Órgão não executivo do departamento público (NDPB) e companhia limitada por garantia. A empresa é integralmente detida pelo Reino Unido, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. É regida por um conselho. Alguns dos principais obejetivos são : Autoridade , Colaboração, Representação da Sociedade e transparência . Autoridade , porque é uma das fiscalizações do governo para puniveis ações de leis ambientais inglesas. Colaboração , porque tem parcerias com o governo para promover algumas soluções eficientes e oportunas. Representação da Sociedade , porque vai em busca de uma sociedade mais forte, saudável e justa perante as leis. Transparência ,porque é defensor de governantes , em público geral.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Reaproveitamento do Lixo - Portugal G3

Portugal vivia uma situação, em 1996, parecida com a do Rio de Janeiro, que era ter em cada município   aterros céu aberto. Não havia uma coleta seletiva estruturada. Com investimentos fortes na União Europeia e do governo português (1997 - 2006) tomaram uma atitude para mudar essa panorama. O pais erradicou os aterros e cumpre com as metas estabelecidas pelo Parlamento Europeu. Em Portugal, apenas 12% foram reciclados ( metade da media europeia de 25% ), 19% incinerados (quase em linha com o valor comunitário de 22% ) e 7% reaproveitados por compostagem.


terça-feira, 13 de maio de 2014

Alemanha Sustentabilidade

    A cada dia mais vem aumentando o consumo de energia, e com isso faz com que busquemos outros meios de conseguirmos captar a energia.Hoje em dia a Alemanha retira do lixo que ela produz . O lixo é reduzido em 12% e com isso pode servir de matéria prima para construções civis. Mas há indicies que o gás que é solto pela queima possa ser cancerigina.
    Nós achamos que o lixo não servia pra nada, mas ha varias formas de se reaproveita - las, a Alemanha alem de produzir a energia, que ela utiliza, também consegue  produzir a matéria prima que é utilizada em construções.
     Isso é um fato interessante, que poderia ser adotada em vários outros países como: Brasil, EUA, Argentina, Chile, entre outros países no mundo.



Grupo 1

EUA Cidade Simbolo de Sustentabilidade

 A cidade de Dubuque se destacou como a cidade mais sustentavel dos Estados Unidos. Em 2005 a população se juntou para um programa para reduzir os impactos ambientais no estado.
 Com a medida reduziram 7% do consumo de água. O projeto também restruturou o transporte público, reduzindo o tempo de locomoção.

G4

Sustentabilidade - Gana


As iniciativas Bamboo Bike Project e o Ghana Bamboo Bike Iniciative, começaram a produção das bicicletas ecológicas na cidade de Kumasi.
A ideia, reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) como ma das 30 criações capazes de estimular o desenvolvimento sustentável no planeta.
Essa iniciativa aborda os problemas climáticos, a pobreza e a alta taxa de desemprego, dando mais oportunidades a juventude e a criação de produtos ecológicos que contribuem para reduzir as alterações climáticas de proteger o meio ambiente e promover a consciência ambiental.
O GBBI, organização beneficente, devera vende-las por US$55 (valor próximo a R$90 ) e a fabrica de Bamboo Bike Project só devera produzir dez bicicletas por vez, cobrando U$65. O GBBI ira ajudar com a produção de 800 bicicletas.
Esse baixo preço, mais barato do que os modelos chineses já a venda em Gana, se explicam pela mão-de-obra barata e pela matéria-prima abundante, e com rápido crescimento.


G2


Reaproveitamento do Lixo - Gana

Beber água ensacada é comum em alguns países da África. Mas a embalagem plástica, que depois é jogada fora, prejudica o meio ambiente. Um ideia em Gana mostra como é possível reciclar o lixo com criatividade.
Em países como Gana, a água potável é vendida em sacos plásticos. A tradição já dura dez anos, e o preço por unidade é de dois centavos de euro. Higiênicas e de preço acessível, as embalagens acabam espalhadas pelas ruas e entopem bueiros. O paradeiro final dos pacotes não é novidade. Bueiros entupidos resultam em enchentes e problemas de cidade grande. Na capital de Gana, Acra, um arquiteto britânico desenvolveu uma técnica para reaproveitar essas embalagens. A partir de pequenos sacos plásticos, nos quais estiveram armazenados 500 ml de água, são fabricadas bolsas.




G2

domingo, 11 de maio de 2014

Projeto mexicano

A sustentabilidade no México é levada à sério e à risca. Há 5 anos o país adotou um projeto chamado "Plano Verde", onde estão previstas mudanças radicais. Algumas mudanças ocorridas até agora com a adequação do projeto são:

-Reciclagem de 79% dos resíduos sólidos
-Campanhas de conscientização do uso correto da água e de energia nas escolas e na mídia
-Lixo orgânico utilizado para a produção de eletricidade
-Proibido o uso de sacolas plásticas
-Aquecedores solares obrigatórios em todos os prédios públicos
-O governo adquiriu os telhados verdes e a construção de novos parques
-Empréstimos de bicicletas para melhor locomoção da população sem a emissão de gases poluentes
-Investimentos na distribuição e no tratamento de água
-Fechamento do lixão localizado no país, etc.

Assim, uma grande mudança vem sendo feita no México, e em todos os setores que são precisas essas mudanças, o projeto pretende suprir tais necessidades para que o México continue esse exemplo de boa vontade e ótima consciência.

   Grupo 3

Reaproveitamento do lixo no Uruguai:

Aqui em baixo, um pequeno trecho da entrevista que "resume" a questão da reciclagem, das políticas de reaproveitamento do lixo no Uruguai:
" Há tempos existem projetos de reciclagem, impulsionados por ongs como o Cempre (Compromisso Empresarial Para a Reciclagem). De qualquer maneira, não existe muita consciência e compromisso popular. Uma ação desenvolvida em Montevideo foi a distribuição de bolsas de duas cores para classificar resíduos domiciliares de maneira muito elementar, mas não está funcionando, porque o pais não criou um programa potente e visível para respaldá-lo. Há mais consciência entre as pessoas que há anos atrás, mas ainda não há bons resultados. Sem dúvida alguma, a meu ver, erramos no enfoque, nas técnicas, nos procedimentos, etc. Temos esse grande desafio adiante e devemos assumi-lo! Um grupo muito importante de educadores ambientais ibero-americanos está discutindo este tema para o VI Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental , que será realizado na Argentina, em 2009. Não queremos que seja mais um congresso onde nos reunimos para discutir temas que não chegam a ter um impacto significativo na realidade da educação de nossos povos. E que, portanto, não ajudam a solucionar os problemas graves que enfrentamos todos os dias."
 Isso nos mostra que eles não tem tanto esforço e nem colocam em primeiro lugar esse reaproveitamento no pais , pensam que existem coisas mais urgentes ao se preucupar , na  nossa opinião eles irão  se preocupar quando verem a diferença em outros países , ou quando tiverem um problema grave no pais e precisarem se moldar ao sistema sustentável. 
Fonte :  http://maratonacultural2010.wordpress.com/2010/03/11/gestao-do-reaproveitamento-do-lixo-biodiversidade-e-politicas-ecologicas-2010-ano-internacional-da-biodiversidade/

 G1

REAPROVEITAMENTO DO LIXO - FRANÇA

A França produz em média por ano 850 milhões de toneladas de lixo, isso pode até parecer um problema, mas na França tiveram a ideia com incineração dos resíduos que sobra. E em mais de cem casas já possui seu próprio incinerador de resíduos, e lá o aproveitamento do lixo já acontece a 20 anos e desde 1990 ''qualquer usina incineradora só sai do papel se produzir energia'' Na França estão usando os incineradores para produzir energia e já 80% já apresenta exploração de energia e 15% desta energia vai para as casas de família e já estão trabalhando para reduzir em até 5% dos resíduos do lixo por ano.
G2
 
 Obs: Algumas coisas foram tiradas desse site: http://www.mafiadolixo.com/2008/12/franca-usina-de-lixo-so-sai-do-papel-se-gerar-energia/

sábado, 10 de maio de 2014

Energia geotérmica em Costa Rica

A energia geotérmica em costa rica é a energia que abastece 12% da população do pais.Mas pretende aumentar essa meta de 12% para 30% e ate mais.
Energia geotérmica,também conhecida como geotermal,é aquela gerada através do calor proveniente do interior da terra.Esse calor é transformado em usina geotérmica,em eletricidade.Como tem muitos vulcões no país o governo pretende investir nessa fonte de energia,pois essa energia é uma fonte promissora  em comparação com as outras fontes.mas a produção dessa energia custa caro,por isso costa rica conta com a colaboração de mãos de obra do japão,com engenheiros e tecnologias modernas.O governo acredita que com esse avanços,essa energia possa crescer e alcançar suas metas de produção.                                 



   
                                

Grupo 4 (G4)

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Inglaterra aposta em energia limpa

Você sabia que a energia da Inglaterra vem do mar? Pois é. O Reino Unido tem investido na energia maremotriz, ou seja, energia que provem da força das marés, para aumentar o seu potencial de produção energética. O objetivo é que os países britânicos produzam 190 gigawatts da energia limpa até 2050. Portanto, a Inglaterra criou o Wave Hub, uma espécie de fazenda de testes em alto mar, para ajudar em tal processo.
O Wave Hub localiza-se na costa do país e obtêm tecnologia essencial para o transporte de energia do mar até a rede de eletricidade. Além disso, o Wave Hub é como um laboratório, onde empresas podem testar e aperfeiçoar suas tecnologias de produção de energia por meio do movimento da maré.
A Ocean Power Techonologies é uma das empresas que tem utilizado a Wave Hub para testar a PowerBuoy, espécie de boia flutuante gigante capaz de converter o movimento das ondas do mar em eletricidade. Espera-se que a PowerBuoy venha produzir 150 kW de potência contínua.
Outro dispositivo que será testado em breve também é o Penguin, criado pela Wello, uma empresa da Finlândia. Sua função é transformar a energia rotacional das ondas em um movimento circular, que tem a capacidade de gerar 500kW de energia. O movimento que o dispositivo faz com a passagem dessas ondas é muito semelhante ao de um pinguim andando e é o responsável por acionar um gerador e produzir eletricidade, por isso o nome.
A meta dos britânicos é chegar a 190 gigawatts de energia das ondas nos próximos 40 anos, que é três vezes maior que toda a energia produzida no Reino Unido hoje em dia. Esse é um dos métodos eficientemente sustentáveis ao qual a Inglaterra tem apostado grandemente, que, além de não causar danos a natureza, contribui para a preservação do meio ambiente.




Estrutura Wave Hub


G2 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Reaproveitamento de Lixo - Argentina

A quantidade de lixo que a população mundial está produzindo é preocupante ! E a quantidade de lixo na Argentina está se tornando um imenso problema, na mesma proporção em que os argentinos produzem cada vez mais lixo,e diga se de passagem a situação não é consideravelmente melhor nos países da America do Sul. 
Os lixões de Buenos Aires podem entrar em colapso nos próximos dois anos devido a quantidade crescente de lixo produzida na capital Argentina, que teve um aumento de 28,5%em cinco anos.Já houve algumas tentativas do governo argentino para solucionar o problema, como por exemplo uma lei conhecida como Lixo Zero, metas estabelecidas de redução 30% dos resíduos em comparação a índices anteriores, mas os próprios governantes declaram que a população não estava fazendo nada. e portanto era uma meta inalcançável, mas por outro lado o departamento do meio ambiente, afirmou que a lei estava sendo cumprida, mesmo havendo uma clara falta de vontade política e a situação é realmente precária.
E ainda assim, o pouco que a cidade recicla, deve-se as cooperativas de catadores de lixo, essas cooperativas simbolizam o processo de uma mudança cultural. Tais cooperativas de reciclagem estão crescendo cada vez mais, cerca de quinze cooperativas estão nas ruas entre empresas privadas e publicas de coleta de lixo, recuperam materiais inorgânicos para revender.
* Reaproveitamento do lixo eletrônico.
A reciclagem do lixo eletrônico na Argentina significaria a evasão de cerca de 228 kg de ouro, 1,7 kg de prata e 81 mil kg de cobre, do lixo neste país apenas em 2011.
Considerando que cada argentino, em média, produz, três quilos de lixo eletrônico, anualmente, sendo que de todo o lixo eletrônico do país apenas 10% são destinados aos lugares adequado para os mesmos. Ainda sim é bem maior que os países vizinhos, como o Chile( que recicla apenas 1,5% a 3% ).

                                                                       G4

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Projeto Sustenta Copa - Reaproveitamento do Lixo

Este vídeo, retirado da Plataforma Currículo + da Secretaria  Estadual da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) , aborda o tema problemas ambientais relacionado ao consumo humano, destino do lixo, descarte de metais pesados, materiais reciclados, chorume e coleta seletiva.

Converse com seus colegas de grupo sobre essas informações. Podemos melhorar essa situação? Como? Acrescente suas conclusões nos comentários desta postagem.


domingo, 4 de maio de 2014

Energia Renovável no Equador

O equador pretende construir 17 empresas para operar na área da energia renovável no país, os investimentos serão de quase 700 milhões de dólares. Nesses projetos incluem –se também , unidades de biomassa e de energia solar. Por 20 anos essas 17 empresas que se instalarão lá , serão de iniciativa privada , após esse período , elas serão transferidas ao Estado. 

A construção das usinas deve demorar por volta de 2 anos. Entre essas 17 empresas incluem-se empresas, da Espanha , dos EUA , Itália e Alemanha.


Esses 17 projetos quando concluídos representarão 6% da capacidade instalada para esses fins no país.O Equador está tentando atrair mais investidores nessa área para tentar deixar de lado os combustíveis contaminantes como o diesel. O governo do Presidente Rafael Correa já investiu cerca 4,8 milhões de dólares nessa área de energia limpa.


G-6

sábado, 3 de maio de 2014

Reaproveitamento da Água no Irã

Mesmo com a população vendo, sabendo o grande problema que estão enfrentando (a falta de água), ninguém se conscientiza e toma medidas para mudar este quadro. A população Iraniana gastam muita água, pessoas são vistas lavando a calçada em vez de varrer. A presidente da Agência de Proteção Ambiental, visitou alguns pontos do Irã e disse a seguinte frase: "é hora de agir". O planto iraniano está se tornando inabitável. A quantidade de água subterrânea diminuiu e o desequilíbrio hídrico se estende por uma vasta área, mas ninguém pensa nisso.


Foto de Yoosef Pooranvari via Wikimedia 

Grupo G2

Problemas de água na Nigéria

A água  na Nigéria e uma das discussões, não só na Nigéria como em todo  o continente africano.
Muitos cientistas dizem que a água do subsolo da maior parte dos países da África está contaminada , causando muitas doenças e infecções e até mesmo a morte.
Este assunto foi discutido até mesmo na ONU (Organização das Nações Unidas), foram apresentados vários projetos o que ganhou mais força foi o de dessalinização da água do mar , mas ficou apenas no projeto pois o alto custo acaba sendo inviável para a grande maioria dos países africanos que convivem com a situação.

Apesar da gravidade da situação os países africanos se acomodaram com o fato.  

Reaproveitamento de água na Nigéria


G1

Sustentabilidade - Nigéria

A sustentabilidade na Nigéria foi um dos temas abordados pela rio +20 com intuito de melhorar o fornecimento de energia elétrica , pois seus geradores que são abastecidos a diesel causando poluição e ruídos contínuos. Porém a Nigéria depende dos geradores, mesmo faltando energia elétrica por  dias e até semanas é a principal fonte de energia do país.
Apesar da Nigéria ser a principal produtora africana de petróleo , o lucro não é transmitido para melhorar  do abastecimento de energia no país , pelo contrario o petróleo acabou impedindo que houvesse interesse por outras fontes de energia. Mas desde 1984 o empresário Dahriu Baba trabalha com energia solar no norte da Nigéria.
O governo nigeriano estabeleceu uma meta em que 30 anos 50% da energia do país deve ser renovável. Mas os mesmos admitem que são apenas projetos.


Geradores de energia elétrica da Nigéria.

G1