quarta-feira, 30 de abril de 2014

Argentina - Sustentabilidade

Hoje em dia muito se diz na poluição ambiental do planeta. Gases tóxicos, produtos jogados em lagos e rios contaminando, assim, os animais que ali habitam e emissão de carbono causando o efeito estufa. Alguns países já estão tentando fazer com que a população conscientize-se e tomem providencias e criem projetos sustentáveis para a melhoria do seu país e do planeta.

‘’ Defendemos um modelo de país no qual a sustentabilidade dos centros urbanos e das populações rurais seja uma prioridade. ’’

http://www.avina.net/por/acciones-por-pais/argentina/

Na Argentina, em principal as cidades de Rosário, Buenos Aires e La Plata (principais centros urbanos), a luta para a sustentabilidade e a ajuda para as mudanças climáticas são enormes. Eles querem que sejam produzidos o mínimo possível na emissão do carbono e isso transformado em uma energia sustentável e produtiva.

A população tenta utilizar medidas diferentes como a utilização de produtos verdes que não fazem mal ao meio ambiente.
Um fato interessante ocorrido, foi que o engenheiro argentino Federico Blanc conseguiu atravessar o rio Uruguai em um caiaque feito por garrafas de plásticos. Um exemplo de reciclagem, mostrando que muitos utensílios jogados fora do nosso dia-a-dia pode ser muito bem reaproveitados.

Argentino navega pelo Rio Uruguai em caiaque feito de garrafas PET
 
 
<p>
 O caiaque suporta o peso de duas pessoas, mais um <em>cooler</em>, para carregar bebidas e alimentos. l Foto: <a href=&quot;https://www.facebook.com/pages/Ambiente-Villa-Elisa/106907019408795?sk=photos&quot; target=&quot;_blank&quot;>Ambiente Villa Elisa</a></p>
 
G4 (Grupo 4)

domingo, 27 de abril de 2014

Sustentabilidade da Bélgica

A Bélgica fará uma suposta ilha artificial para o armazenamento de energia.
No país aproximadamente 57% de energia que se produz vem de usinas nucleares e somente 4% em parques eólicos. O governo da Bélgica só resolveu fazer essa ilha a partir que foram encontrados erros
nos reatores nucleares e logo em seguida decidiram desativar os dois. O Ministro do Mar do Norte  
explicou o porque desta ilha, é que o país tem uma grande capacidade de produção de Energia eólica.
A Ideia principal é que está ilha armazene o máximo de energia possível, e se passar do máximo de  
produção a ilha bombeara a água do mar para fora, e com isso ativara as turbinas para que gerem
mais energia.
Se o projeto da ilha, for aprovado ele entrará em ação imediatamente e ficará pronto entre dois a  
a cinco anos.


                                                        Grupo 6 (G 6)

sexta-feira, 25 de abril de 2014

                                Sustentabilidade na Itália   

Vamos falar aqui sobre uma cidade na Itália que se chama Capannori um município de médio porte localizada no centro do país,onde tem uma das taxas mais altas de reciclagem da Europa e é um grande exemplo de politicas públicas inovadoras.A cidade assinou a estratégia européia "lixo zero" onde visava reduzir em praticamente 100% dos resíduos que iam para o aterro e com isso adotaram os seguintes métodos: 


*Foi introduzido um sistema de coletas porta-a-porta,reduzindo assim 82% dos resíduos que iam para o aterro.
*Na cidade também foi implementada a "TAXA DO LIXO" que levou os índices de separação de lixo em 90%.
*Os moradores foram incentivados pelo governo a fazerem compostagem domestica recebendo 10% de desconto na tarifa de resíduos e já estão 96% das famílias usando suas composteiras corretamente ajudando ainda mais a diminuir os resíduos que vão para o aterro. 
*Criaram duas estações de recarga de auto-atendimento chamado de "short chain", que é uma forma de distribuição de alimentos onde os fornecedores são as cooperativas de agricultores que fornecem leite sem irtemédio de fábricas de embalagens,com isso os próprios moradores vão recarregar suas próprias garrafas de leite,assim reduzindo 90.000 garrafas do sistema de resíduos.
*E o incentivo para aumentar o consumo de água da torneira ao invés da engarrafada.  

Entre esses métodos o governo tem como objetivo zerar os resíduos que vão para o aterros sanitários em até 2020. 
                                                                Grupo 2.
                                                               

ARGÉLIA

                       ARGÉLIA PÓS-PETRÓLEO 

  Um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, Argélia, surpreende ao divulgar várias medidas, com objetivo de chegar a 2020 produzindo 40% de toda sua energia á partir de fontes renováveis.
  São cerca de 60 projetos. Dentre eles destacam-se aqueles que aproveitam a energia solar e eólica do deserto do Saara. Parceria fechada com a Desertec Industrial Initiative, projeto europeu que tem como intenção usar a geração de eletricidade vinda das regiões desérticas do mundo.
  Um desses 60 projetos, é a construção da '' Boughzoul'' (Cidade Verde) no norte africano, á 170 km da capital, deve abrigar mais de 400 mil habitantes.
  Tendo termino previsto para 2025, segundo governo. Boughzoul deve servir como modelo para breve organização das demais cidades do país.
  ''Argélia esta atrasada no seu desenvolvimento no setor de energias renováveis, mas, acelerando o lançamento dos projetos, achamos que podemos nos recuperar'', afirma Omar Bouhadjar gerente de pesquisa do Centro de Desenvolvimento de Energias Renováveis da Argélia.


*G2 - 3ºG

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Japão: Sabedoria Oriental

Um arquiteto japonês Yo Shimada em procura de luz, encontrou um recurso numa casa: folhas duplas de policarbonato corrugado presas a estruturas de ripas de pìnus. Assim ele utiliza a luminosidade natural e gasta menos energia.''De fora, só é possível visualizar silhuetas'' afirma. No terraço, o piso traz revestimento impermeável de FrP, polímero de vidro também reciclável.

                                   








No Japão oito companhias pretendem construir até mil casas em 20 mil metros quadrados. Chamada Fujisawa Sustainable Smart Town (Fujisawa SST) a cidade será construída na província de Kanagawa, à 50 km a oeste de Tóquio,e faz parte das áreas devastadas pelo terremoto em abril de 2011. A cidade também quer reduzir as emissões de CO2 em 70%, em comparação aos níveis de 1990. Assim o Japão tenta melhorar cada vez mais, criando novas técnicas para um mundo melhor,
porque todos não poderiam adquirir essas melhoras?



Grupo 3                                                                              
   

segunda-feira, 21 de abril de 2014

sustentabilidade uruguai


Nos pesquisamos em diversos sites e e percebemos que a sustentabilidade esta sendo muito falada nesse pais e até criando varias palestras sobre isso no pais e fazendo comparação com diversos governos de outros países no blog que entramos pra fazer a pesquisa :  Estava tendo um debate do que era a sustentabilidade para eles no Uruguai com jovens e adultos e também questionaram sobre qual seria o melhor lugar para a educação ambiental, de quem é o papel básico, para que isso ocorra e mude o pensamento de todos os tipos de pessoas, idosos, jovens,para que eles possam reverter a situação para a qual o mundo se encaminha. As maiores atribuições foram à escola e ao governo do pais .
E Descobrimos também que o Uruguai é um pais que se preocupa com o desenvolvimento sustentável das empresas nos pais isso vem um nome chamado " DERES"
DERES (desenvolvimento sustentável das empresas) Reúne as principais empresas e empresários uruguaios que buscam desenvolver a Responsabilidade Social das Empresas.

Essas foram algumas das áreas que achamos interessante sobre a Sustentabilidade .
FONTE: http://earthbrothers.blogspot.com.br/2009/11/sustentabilidade-no-uruguai.html

terça-feira, 15 de abril de 2014

Atitudes sustentáveis na Suíça


O vídeo a seguir é uma reportagem á respeito de algumas ideias sustentáveis na Suíça.
O primeiro exemplo tratado no vídeo mostra a utilização de uma mini usina hidrelétrica que  dispõem da força do rio para produzir e levar energia á mais alta estação de trem da Europa, gerando também economia. 
O segundo exemplo trata-se de um hotel que aproveita a água fria de um lago para substituir a eletricidade no sistema de ar condicionado, a água resfria o ambiente e através de tubulações volta para o lago.
A água recebe atenção especial na Suíça, e os suíços se atentam para a qualidade da mesma,  antes de ser disponibilizada para a população. A qualidade do ar também é supervisionada nessa região, onde é proibido o uso de carros, e monitorada a circulação de ônibus e dos trens elétricos. 
Confiram um pouco mais sobre essas ideias e reflitam: se a Suíça é um país bem sucedido em seu projeto sustentável, por que não tentarmos melhorar e adotar essas ideias?







Grupo 3

                                              Sustentabilidade na Alemanha. 

     Este vídeo é um grande exemplo para nós brasileiros e para o mundo.


O vídeo mostra a cidade de Freiburg na Alemanha no Tema “Cidade Do Futuro” exibido pela TV Globo no Fantástico. Depois de ler o tema você deve ter imaginado uma cidade que esta desenvolvendo equipamentos super avançados de carros, aviões entre outros, mas muito pelo contrario Freiburg esta desenvolvendo um trabalho grandioso, exemplar e muito importante para seus habitantes e acredito-me por todo o mundo agora e no futuro.
Neste vídeo você verá como são feitos todos os detalhes de casas e edifícios para o proveito Maximo de energia natural,também mostra como seus habitantes já aderiram bem a esse programa de sustentabilidade que o pais criou e muito mais.Confira é muito interessante. 

Grupo 2 (G2)