sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MATA CILIAR

A mata ciliar é a vegetação que nasce nas margens dos rios e protege os cursos d’água como se fossem os cílios dos olhos, daí vem seu nome. É também conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária.
Pelo Código Florestal Brasileiro esta mata é considerada uma área de preservação permanente (APP) com tamanho definido em função da largura do rio. Em tal região é proibido qualquer tipo de corte e construção.
Sua principal função é estabilizar as margens com as raízes, evitando o desbarrancamento e com isso, proteger contra o assoreamento, que é o depósito de sedimentos no fundo do rio. Estes sedimentos são levados ao rio por meio dos ventos, água, ação humana e outros processos erosivos. Para quem acha que isso é um fenômeno dos dias atuais, o assoreamento ocorre naturalmente, mas atualmente é perigosamente potencializado pelo homem.
Quando um curso d’água é assoreado, ele fica mais raso. Com a chegada de uma chuva forte, ele enche mais do que o normal, pois sua caixa está com excesso de depósitos no fundo, surgindo as enchentes. Isto se torna um ciclo, pois a cada chuva, mais sedimentos são levados ao rio, mais raso ele fica e novas enchentes acontecem.
Este processo pode ser evitado com a proteção e recuperação das matas ciliares.


G6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite