sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O que é Mata Ciliar?

Mata ciliar é a formação vegetal nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura dos rios, lagos, represas e nascentes.

A destruição das florestas em áreas de preservação permanente (matas ciliares) afeta diretamente a quantidade e qualidade da água e contribuem para o agravamento das consequências de enxurradas e enchentes. A necessidade de se plantar mais arvores é clara e urgente, provavelmente ultrapassaremos a casa dos 46º este verão, pois o replantio de pelo menos 600.000 árvores em cidades de 100.000 habitantes acarretaria pelo menos de 4º a 6º graus a menos e os benefícios seriam muitos: O governo economizará milhões em saúde publica os cidadãos mais velhos e as crianças sofrerão menos com problemas causados por poluição de carros e indústrias.
Em função da sua importância, damos preferência para ss florestas que margeiam os cursos d’água e nascentes, as quais são consideradas faixas de preservação permanente desde o advento do Código Florestal - Lei 4.77l de 1965. No entanto, nem proprietários de terra e nem autoridades de qualquer dos três poderes, nunca levaram a sério o teor da lei, muito menos a importância da manutenção e recuperação destas faixas florestais.

G5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite