sábado, 31 de agosto de 2013

Reaproveitamento de alimentos

Hoje em dia, cerca de 30% dos alimentos são desperdiçados. Após as refeições, a grande maioria das pessoas joga fora o que sobrou da comida, isso acontece após o consumo de frutas e demais vegetais.

As pessoas não apreciam a textura ou o gosto das cascas, a falta de conhecimento da população sobre as propriedades nutricionais dos alimentos é um dos fatores que levam ao desperdício cascas de cítricos, batata, abacate sem caroço e até mesmo as cascas dos queijos podem ser reaproveitadas, há muitas maneiras de se reaproveitar e evitar o desperdício dos alimentos, basta conhecer o valor deles, e com isso podemos economizar.

Aqui temos 2 exemplos de como podemos reaproveitar os alimentos.

Comida:

O arroz que sobrou, em vez de você jogar fora, pode varar bolinhos, arroz de forno e risotos.


Beleza:

-Esfoliação de açúcar da banana: coloque açúcar na casca da banana e esfregue-a suavemente em seu corpo, em seguida enxague.


1° série I, G-1.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

IV Conferencia Infantojuvenil do Meio Ambiente a EE Prof. Cid Oliveira Leite participa com seus alunos encabeçados pelo Ensino Fundamental



PROJETO SUSTENTA CID
Qualidade de vida é medir as condições da vida de seres humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos. Isso pressupõe muitas coisas: hábitos saudáveis, cuidados com o corpo e com a natureza. Ser competente na gestão da própria saúde e estilo de vida deve fazer parte das prioridades da qualidade de vida.
            Para se ter uma boa qualidade de vida é necessário pensar no meio ambiente em que se vive, na sua preservação, lutando contra sua destruição.
            Segundo o currículo do Estado de São Paulo. “A tecnologia imprime um ritmo sem precedentes no acúmulo de conhecimentos e gera uma transformação profunda na sua estrutura e nas suas formas de organização e distribuição. Nesse contexto, a capacidade de aprender terá de ser trabalhada não apenas nos alunos, mas na própria escola, enquanto instituição educativa: tanto as instituições como os docentes terão que aprender”.
A noção de sustentabilidade, é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Ou seja, a sustentabilidade busca a exploração de áreas e o uso de recursos planetários de forma a não prejudicar o meio ambiente e as comunidades humanas.
É um desafio sustentável conciliar a geração de energia com a preservação ambiental e equilibrar o desenvolvimento socioeconômico e a segurança do meio ambiente.
Para ter um desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento socioeconômico deve preservar os recursos naturais e satisfazer as necessidades da população.
A sustentabilidade está sendo aplicada em diversos lugares e regiões. Os alunos e professores da EE. Prof. Cid de Oliveira Leite, situada em Ribeirão Preto- SP, trabalham com a chamada gastronomia sustentável, capitação e reaproveitamento das águas da chuva, horta suspensa sustentável, identificação e cuidados das árvores do entorno escolar, limpeza e conservação da escola.
Adotar práticas sustentáveis no preparo dos alimentos é uma alternativa para a natureza e a sociedade, como: redução na emissão de gases do efeito estufa; conservação da biodiversidade; proteção de espécies animais e vegetais em extinção; valorização da agricultura e pecuária local, a redução de resíduos, a ingestão de alimentos saudáveis e máximo aproveitamento dos ingredientes.
Aproximadamente 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada por problemas no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização.
No Brasil, esses alimentos poderiam ser aproveitadas por famílias carentes.  A falta de conhecimento da população sobre as propriedades nutricionais dos alimentos leva ao desperdício.
Pensando nisso a equipe de professores da EE. Prof. Cid de Oliveira Leite vem trabalhando a conscientização sobre ações acima citadas, foram conduzidas pela equipe docente e pedagógica.
 Durante as atividades da IV Conferência Infanto juvenil do Meio Ambiente realizada no dia 22/08/2013 houve debates das ideias e sugestões para a escola sustentável com degustação de receitas reaproveitáveis, projeto desenvolvido desde 2012 e em continuidade em 2013, o mesmo acontece com a horta suspensa sustentável, e o início da capitação e reaproveitamento das águas da chuva, identificação e cuidados das árvores do entorno escolar, limpeza e conservação da escola  tudo com a ajuda dos alunos, que participam ativamente do projeto.
As receitas selecionadas pelos alunos estão sendo agrupadas em um livro e serão distribuídas a comunidade, a fim de incentivar a criação de hábitos saudáveis e sustentáveis na comunidade.
Algumas receitas usadas na degustação
Suco de Casca de Abacaxi

Ingredientes: Casca de um abacaxi bem grande, gelo e açúcar a gosto.
Modo de Fazer:
1-  Deixe as cascas do abacaxi de molho, em água filtrada, na geladeira por um dia;
2-  Depois é só bater as cascas, gelo, e adoçar a gosto;
3-  Coe antes de beber;

Pudim de Pão Velho
Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 3 ovos, 1 litro de leite e 2 pães velhos
Modo de Fazer:
1-  Bata tudo no liquidificador, depois caramelize o fundo da forma, passe manteiga em volta da assadeira.
2-  Leve ao forno em banho maria por 1 hora. Após essa hora leva a geladeira, espera esfriar e desenforme.
           
A área verde da escola é composta por com uma grande variedade de plantas, com acesso direto aos alunos, próximo a Biblioteca há uma “horta” suspensa sustentável, com alface e algumas ervas (salsinhas, cebolinha, erva doce) usadas eventualmente pela merendeira;
·      Na área frontal da escola há 14 árvores (08 Sibipiruna, 02 Jacarandá, 02 Sapucaia, 02 Cast. do Pará);
·      Próximo ao campo de Futebol há 14 árvores (08 Sibipiruna, 01 Coqueiro, 01 Flamboyant, 01 Seringueira, 02 Ipês, 01 Sete Copas);
·      Próximo as arquibancadas há 04 árvores (04 Sibipiruna);
·      No pátio há 09 árvores (02 Coqueiros, 03 Sibipiruna, 01 Mangueira, 01 Sete Copas,02 Flamboyant);
·      Em frente a quadra há 07 árvores (03 Sibipiruna, 01 Folha Larga, 01 Angico, 02 Chapeis de praia).
            A manutenção da área verde da escola e da horta suspensa sustentável ocorrerá com a água recaptada da chuva.
     A Horta Suspensa permite o cultivo de hortaliças e temperos sem gastar muito espaço, além de enfeitar a entrada da biblioteca da escola, mostra aos alunos como cultivar produtos saudáveis com economia de espaço.
Este projeto teve inicio no ano de 2012 e os resultados podem ser acompanhados pelo blog: www.sustentabilidadecid.blogspot.com.br

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Reaproveitamento de Alimentos

Estudos mostram que 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada em razão da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização. No Brasil, toneladas de alimentos que poderiam ser aproveitadas por famílias carentes são jogadas fora todos os dias. O que dá ao Brasil o título de “país do desperdício”.
A falta de conhecimento da população sobre as propriedades nutricionais dos alimentos é um dos fatores que levam ao desperdício. Além da conscientização sobre o desperdício dos alimentos, a população também precisa conhecer os alimentos que farão bem ou mal para a saúde.
Há muitas maneiras de reaproveitar e evitar o desperdício dos alimentos. É só reaproveitar de suas sobras, tornando-se receitas novas e deliciosas. Como por exemplo:
O arroz que sobrou de uma refeição pode virar bolinhos, arroz de forno, risotos;
O feijão que sobrou também pode virar tutu, feijão tropeiro, bolinhos, virado;
Com a carne assada e a carne moída que sobraram é possível fazer croquetes, recheios de tortas, omeletes e pastéis, molhos;
Pode-se aproveitar o leite que talhou fazendo um delicioso doce de leite.

As cascas, talos e folhas dos vegetais também poder ser reutilizadas e usadas em receitas. 


Grupo 1

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ALIMENTOS QUE ESTÃO INDO PARA RUMOS DIFERENTES, E NEM SENDO REAPROVEITADOS SEQUER

 No Brasil, toneladas de alimentos que poderiam ser aproveitadas por famílias carentes são jogadas fora todos os dias. Isso dá ao Brasil o título de “país do desperdício”. 
 Com base de que nós brasileiros somos o 4° maior país em produzir alimentos, inventaram o "Dia mundial da alimentação", esse dia foi elaborado por pessoas que perceberam o tamanho do desperdício que nós estamos fazendo. São 39 mil toneladas de alimentos jogados fora todos os dias, e isso poderia alimentar 19 milhões de pessoas hoje, 925 passam fome no mundo, enquanto isso 20% dos alimentos vão para o lixo todos os dias, então pensaram sobre isso, e encontraram uma forma de chamar a atenção das pessoas sobre esse assunto. Inventaram um tal de prato consciente (tiraram 20% do prato e escreveram em um canto dele: "Por que 20% dos alimentos são desperdiçados todos os dias?").
 Agora poucos de nós que temos essa conscientização, ajudaremos a divulgar esse acontecimento, e que sirva de lição e base para novas maneiras de conscientizar a população de seus erros.
 Pra quem se interessar  o link do vídeo é esse, bom aproveito e ajudem a divulgar por favor!  Obrigada! http://www.youtube.com/watch?v=V0FvyIYeWOI
              G2 - 1°G.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Reaproveitamento de alimentos




Há muitas maneiras de se reaproveitar e evitar o desperdício dos alimentos, basta conhecer o valor deles.Estudos mostram que 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada em razão da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização.A falta de conhecimento da população sobre as propriedades nutricionais dos alimentos é um dos fatores que levam ao desperdício.

''Paula Louredo''

GRUPO 5

Vamos alimentar o Planeta



 O desperdício de alimento tem prejudicado muito o nosso País. Somente na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), cerca de seis toneladas de alimentos são desperdiçadas. Esses alimentos não são estragados, mas sim frutas e verduras maduras, que poderiam ajudar moradores de rua e pessoa com baixa renda, a combater a fome.
A educação é um fator essencial até para o trato com os alimentos. Muitas entidades lutam para evitar o desperdício de alimentos, utilizando como ferramenta o reaproveitamento integral de frutas e verduras. Com um pouco de conscientização, o que antes tinha com destino o lixo, passa a ser a refeição principal de muitas famílias, que precisam dele para sobreviver.



Desperdício :










Reaproveitamento :                                                                                      

 




   1° G  - Grupo 1

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Reaproveitaento de Alimentos



Normalmente em muitas refeições desperdiçamos alguma parte da comida que não usamos, mas que poderíamos reaproveitar, para fazer alguma outra refeição para não desperdiçar e reduzir o lixo.
Essa é uma lista dos muitos alimentos que muitas vezes desperdiçamos e poderia reutilizado:
  • Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;
  • Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora;
  • Talos de: couve-flor, brócolis e beterraba;
  • Entrecascas de melancia e maracujá;
  • Sementes de: abóbora, melão e jaca;
  • Nata;
  • Pés e pescoço de galinha;
  • Tutano de boi. 
 

G-3

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Reaproveitamento dos Alimentos

O reaproveitamento dos alimentos leva a uma economia mensal de 20%. O segredo é não desperdiçar nada do que é comprado. As pessoas precisam se conscientizar da riqueza que jogam no lixo e que podem ser aproveitadas em sopas, bolinhos, bifes, souflês, sucos, doces, chás, etc. As receitas, além de reaproveitar as sobras, ainda fazem bem à saúde pois a grande parte dos nutrientes dos legumes e das verduras se concentra nos talos. 

Podemos aproveitar: 
−Os talos: da couve, do brócolis, da couve-flor, do espinafre, do agrião, da beterraba, da cenoura, etc.; 
−As cascas: da abóbora, da banana, da batata-inglesa, da batata doce, do abacaxi, da maçã, da laranja, da berinjela e outras mais;
−As folhas: do brócolis, da beterraba, da couve-flor,etc. 

1º I G5

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Reaproveitamento de Alimentos

Para se ter uma boa qualidade de vida também é necessário ter uma alimentação saudável, balanceada e nutritiva. Em um mundo no qual a obesidade e sedentarismo aumentam a cada dia, cuidar das refeições torna-se fundamental. Para evitar esses problemas e melhorar nossa saúde e qualidade de vida, devemos ter uma alimentação sem exageros.
E para aliar qualidade de vida com sustentabilidade, os alimentos devem ser muito bem aproveitados. Cerca de 20% dos alimentos são perdidos nos hábitos culinários das famílias brasileiras. Esse dado alarmante, revelado pelo instituto Akatu, só reforça a idéia da necessidade de reaproveitar muito bem todas as partes dos vegetais, frutas e sobras alimentares.
E com criatividade e dedicação, podemos reaproveitar partes dos alimentos que iam para o lixo fazendo alimentos altamente nutritivos, proteicos e deliciosos!

1°I - Grupo 1

...

sábado, 17 de agosto de 2013

Reaproveitamento de Alimentos

O reaproveitamento de alimentos é uma forma de evitarmos o desperdício. Há muitas maneiras para evitarmos, algumas delas são: 
-o arroz, com ele podemos fazer bolinho de arroz, arroz de forno.
-com cascas, talos, e folhas de alguns vegetais, podemos reaproveita-los em algumas receitas de bolo, doce.
No mundo cerca de 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada em razão da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização.
                                                                                         
                                                                     Grupo 1 

Reaproveitamento de Alimentos

A alimentação é a base da vida e a nossa saúde depende grande parte dela né galerinha saudável? Nos últimos anos aumentou e muito, a ocorrência de distúrbios associados à má alimentação, como a deficiência de vitaminas e minerais, E sabe onde tem muito dessas vitaminas e minerais? Nas cascas dos vegetais, E sabe para consumi-los você pode fazer o aproveitamento integral dos alimentos.Bom, o aproveitamento integral dos alimentos é quando você usa um alimento em sua totalidade ou seja, suas cascas, folhas, talos,  sementes,  raízes,  polpas, e por aí vai. Um bolo de casca de banana é um exemplo, suco de casca de abacaxi é outro, e ainda um terceiro exemplo é a sopa de talo de couve no caso das cascas de frutas como maçã, pêra, abacaxi, banana, mamão, manga, goiaba e maracujá, pode-se fazer sucos, chás, geleias etc .Já no caso das cascas, talos e folhas dos legumes e das verduras, pode-se fazer saladas refogados e aperitivos. Assim, você aproveita melhor o alimento e não joga nada ou quase nada no lixo                                                                                             
                                                                        Grupo 4                                                                                               1°I 

sexta-feira, 16 de agosto de 2013



                           Gastronomia sustentável.

"Aqui nosso grupo colocou um pouco do que é gastronomia sustentável e seus benefícios. Confira."  

A gastronomia sustentável é aquela que se preocupa com as fontes das matérias-primas utilizadas no preparo dos pratos, a fim de diminuir ao máximo os danos ao meio ambiente, contribuindo com o desenvolvimento regional.Ela está crescendo a cada dia e ganhando adeptos importantes.
muitos Chefes brasileiros  preocupados com a conservação da biodiversidade e a inovação culinária resolveram fazer parte dessa nova era da culinária chamada sustentável.


Benefícios que ela traz para a natureza e para a sociedade:

Redução na emissão de gases do efeito estufa;
Conservação da biodiversidade;
Proteção de espécies animais e vegetais em extinção;
Valorização da agricultura e pecuária local;
Redução de resíduos;
Ingestão de alimentos saudáveis e máximo aproveitamento dos ingredientes.
                                                          1°I (GRUPO 2).