Tratamento inadequado de Resíduos de Serviços de Saúde põe em risco os brasileiros e o meio ambiente Se não receberem manejo adequado, os dejetos gerados por unidades de saúde, necrotérios, consultórios e até clínicas veterinárias representam um grande perigo, tanto para a saúde das pessoas quanto para o meio ambiente. Dentre os dejetos que constituem resíduo hospitalar estão bolsas de sangue, seringas, agulhas, resto de medicamentos e curativos, material radioativo, lâminas de bisturis, membros humanos amputados e restos de comida servida a pacientes com doenças infecciosas. Quando descartados de forma inadequada podem causar ferimentos e doenças pois muitos sao descartados em terrenos baldios o que constitui um perigo pois corre o risco de catadores de lixo crianças e outros machucar-se e até pegar doenças como o HIV. Existem regras para o descarte dos Resíduos de Serviços de Saúde. Elas estão dispostas na Resolução n° 306 de dezembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) A população deve denunciar aos órgãos locais de Meio Ambiente casos de inadequação dos aterros sanitários.
1C Grupo 6
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGrupo 5
Excluircom certeza as pessoas devem tomar muito cuidado com o descarte do lixo hospitalar,principalmente pelos catadores de lixo e crianças que podem ser cortados ou machucados pelos objetos descartados de maneira incorreta.a postagem trouxe bastante informação,
Vocês falaram bem sobre o descarte de lixo , mas não explicaram a forma correta de descartar o lixo hospitalar . Em muitos lugares as pessoas jogam todo o lixo hospitalar em sacos de cor preta , sendo que para jogar lixos hospitalares ( seringa,cápsulas de remédios etc..) tem que ser em sacos azuis .Pior ainda é que as pessoas que recolhem os lixos (lixeiros)podem acabar se contaminando ou ate mesmo se machucando com alguma seringa .
ResponderExcluir