1) Origem:
- Domiciliar (residências).
- Comercial (é o que pode conter a maior porcentagem de resíduos recicláveis, dependendo do tipo de estabelecimento. Se for um restaurante, por exemplo tem potencialidade para a compostagem e se for um escritório, tem grande quantidade de papéis e, portanto, serem destinados para a reciclagem).
- Público (varrição das vias públicas, limpeza de praias, galerias, córregos, restos de podas de plantas, limpeza de feiras livres, etc.)
- Industrial.
- Hospitalar ou de serviços de saúde.
2) Sua composição química:
Orgânico (ou biodegradável): restos de alimentos, cascas de frutas, de legumes e de ovos, cabelos, podas de jardim, excremento de animais etc.
3) Uma classificação mais simplificada pode ser estabelecida simplesmente para a população identificar mais facilmente os resíduos:
- Lixo Comum:
Resíduos gerados comumente pela população, como papéis, embalagens de plástico, metais ou vidro, restos de alimentos, tecidos, etc. O lixo comum pode conter resíduos das três diferentes classes de periculosidade.
- Lixo especial:
Aqueles que necessitam de coleta ou destino diferenciados, pois podem causar tanto impactos ambientais como problemas para a saúde pública.
Exemplos: Entulhos e resíduos perigosos.
Em todas as fontes geradoras podem existir diferentes tipos de resíduos. Por exemplo, em uma residência podem ser gerados tanto resíduos comuns como resíduos perigosos. Portanto, é fundamental que cada resíduo seja identificado e separado corretamente para que tenha tratamento e destinação adequados. E esta separação deve ser realizada na fonte geradora, ou seja, por cada um de nós (ver separação e destinação de resíduos).
- O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos:
- Papel: de 3 a 6 meses;
- Pano: de 6 meses a 1 ano;
- Filtro de cigarro: 5 anos;
- Chiclete: 5 anos;
- Madeira pintada: 13 anos;
- Nylon: mais de 30 anos;
- Plástico: mais de 100 anos;
- Metal: mais de 100 anos;
- Borracha: tempo indeterminado.
- Vidro: 1 milhão de anos.
Grupo 2.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo com as informações da postagem, eu também acho que devemos separar o lixo adequadamente para não termos problemas com a nossa saúde.
ResponderExcluirAprendi com a postagem mas acho que deveria ter algumas informações sobre os aterros do brasil apenas para completar a postagem.
Mas concordo com as informações.
Grupo 1