quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cerca de 4 mil supermercados da cidade de São Paulo pararam de distribuir sacolas plásticas. A iniciativa faz parte de um acordo entre o governo paulista e a Apas, associação que representa os supermercados de São Paulo.

Porém, essa novidade contra o uso das sacolas plásticas levanta uma série de questionamentos por parte dos consumidores. Os usuários, que há muitos anos também reaproveitavam as sacolas plásticas distribuídas gratuitamente nos supermercados como sacos de lixo, se perguntam quais são as alternativas plausíveis para o descarte de resíduos, bem como para o transporte de alimento do supermercado para casa, claro.

Abaixo, estão cinco alternativas viáveis para os antigos consumidores das sacolinhas plásticas:

Ecobags: confeccionadas de materiais recicláveis, as sacolas reutilizáveis são populares e já são vendidas em supermercados. Elas têm durabilidade estimada de cinco anos e podem ser lavadas;

Sacos de papel: essa alternativa já foi muito utilizada nos anos 50, antes mesmo da popularização das sacolas plásticas. Eles podem ser usados para carregar alimentos e compras pequenas. Além disso, comidas e recipientes pequenos também podem ser embrulhados. Porém, são bem mais frágeis e se decompõem com facilidade;

Carrinhos de lona: com uma estrutura resistente, eles são capazes de levar as compras com auxílio de rodinhas, o que facilita o transporte.

Sacos feitos de jornal: essa é uma boa opção pra casa. A dobradura feita de jornal é capaz de formar um saquinho, que pode ser usado para guardar o lixo do banheiro. Quando estiver cheio, pode ser descartado em um saco de lixo reciclado;

Caixas de papelão: nesse caso, o consumidor pode levar a sua própria caixa ou conseguir a sua própria peça no supermercado. Algumas empresas estão em processo de desenvolvimento de caixas de papelão dobráveis, as quais podem ser levadas até mesmo no porta-malas do carro.
G3

Um comentário:

  1. É interessante, pois indica alternativas para substituir as sacolas plásticas, como caixas de papelão. Mas deveria conter título, para informar ao leitor qual assunto esta sendo abordado.

    G5

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite