PROJETO SUSTENTA CID
Qualidade de vida é medir as condições da vida de seres humano. Envolve o
bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais,
como família e amigos. Isso pressupõe muitas coisas: hábitos
saudáveis, cuidados com o corpo e com a natureza. Ser competente na gestão da
própria saúde e estilo de vida deve fazer parte das prioridades da qualidade de
vida.
Para se ter uma boa qualidade de
vida é necessário pensar no meio ambiente em que se vive, na sua preservação, lutando
contra sua destruição.
Segundo o currículo do Estado de São
Paulo. “A tecnologia imprime um ritmo sem precedentes
no acúmulo de conhecimentos e gera uma transformação profunda na sua estrutura
e nas suas formas de organização e distribuição. Nesse contexto, a capacidade
de aprender terá de ser trabalhada não apenas nos alunos, mas na própria
escola, enquanto instituição educativa: tanto as instituições como os docentes
terão que aprender”.
A
noção de sustentabilidade, é um conceito sistêmico, relacionado com a
continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da
sociedade humana. Ou seja, a sustentabilidade busca a exploração de áreas e o
uso de recursos planetários de forma a não prejudicar o meio ambiente
e as comunidades humanas.
É
um desafio sustentável conciliar a geração de energia com a preservação
ambiental e equilibrar o desenvolvimento socioeconômico e a segurança do meio
ambiente.
Para
ter um desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento socioeconômico deve
preservar os recursos naturais e satisfazer as necessidades da população.
A
sustentabilidade está sendo aplicada em diversos lugares e regiões. Os alunos e
professores da EE. Prof. Cid de Oliveira Leite, situada em Ribeirão Preto- SP,
trabalham com a chamada gastronomia sustentável, capitação e reaproveitamento
das águas da chuva, horta suspensa sustentável, identificação e cuidados das
árvores do entorno escolar, limpeza e conservação da escola.
Adotar
práticas sustentáveis no preparo dos alimentos é uma alternativa para a natureza e a sociedade, como: redução
na emissão de gases do efeito estufa; conservação da biodiversidade; proteção
de espécies animais e vegetais em extinção; valorização da agricultura e
pecuária local, a redução de resíduos, a ingestão de alimentos saudáveis e
máximo aproveitamento dos ingredientes.
Aproximadamente
30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada por problemas no cultivo,
na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização.
No
Brasil, esses alimentos poderiam ser aproveitadas por famílias carentes. A falta de conhecimento da população sobre as
propriedades nutricionais dos alimentos leva ao desperdício.
Pensando
nisso a equipe de professores da EE. Prof. Cid de Oliveira Leite vem
trabalhando a conscientização sobre ações acima citadas, foram conduzidas pela
equipe docente e pedagógica.
Durante as atividades da IV Conferência Infanto
juvenil do Meio Ambiente realizada no dia 22/08/2013 houve debates das ideias e
sugestões para a escola sustentável com degustação de receitas reaproveitáveis,
projeto desenvolvido desde 2012 e em continuidade em 2013, o mesmo acontece com
a horta suspensa sustentável, e o início da capitação e reaproveitamento das
águas da chuva, identificação e cuidados das árvores do entorno escolar,
limpeza e conservação da escola tudo com
a ajuda dos alunos, que participam ativamente do projeto.
As
receitas selecionadas pelos alunos estão sendo agrupadas em um livro e serão distribuídas
a comunidade, a fim de incentivar a criação de hábitos saudáveis e sustentáveis
na comunidade.
Algumas
receitas usadas na degustação
Suco de Casca de
Abacaxi
Ingredientes: Casca de um abacaxi
bem grande, gelo e açúcar a gosto.
Modo de Fazer:
1-
Deixe
as cascas do abacaxi de molho, em água filtrada, na geladeira por um dia;
2-
Depois
é só bater as cascas, gelo, e adoçar a gosto;
3-
Coe
antes de beber;
Pudim de Pão Velho
Ingredientes:
1
lata de leite condensado, 3 ovos, 1 litro de leite e 2 pães velhos
Modo de
Fazer:
1- Bata tudo no
liquidificador, depois caramelize o fundo da forma, passe manteiga em volta da
assadeira.
2- Leve ao forno em
banho maria por 1 hora. Após essa hora leva a geladeira, espera esfriar e
desenforme.
A área verde da escola é composta por com uma grande variedade de plantas, com acesso direto
aos alunos, próximo a Biblioteca há uma “horta” suspensa sustentável, com
alface e algumas ervas (salsinhas, cebolinha, erva doce) usadas eventualmente
pela merendeira;
· Na área frontal da escola há 14 árvores (08 Sibipiruna, 02
Jacarandá, 02 Sapucaia, 02 Cast. do Pará);
· Próximo ao campo de Futebol há 14 árvores (08 Sibipiruna,
01 Coqueiro,
01 Flamboyant,
01 Seringueira,
02 Ipês,
01 Sete
Copas);
· Próximo as arquibancadas há 04 árvores (04 Sibipiruna);
· No pátio há 09 árvores (02 Coqueiros, 03 Sibipiruna, 01
Mangueira, 01 Sete Copas,02 Flamboyant);
·
Em frente a quadra há
07 árvores (03 Sibipiruna, 01 Folha Larga, 01 Angico, 02 Chapeis de praia).
A manutenção da área verde da escola
e da horta suspensa sustentável ocorrerá com a água recaptada da chuva.
A Horta Suspensa permite o cultivo de
hortaliças e temperos sem gastar muito espaço, além de enfeitar a entrada da
biblioteca da escola, mostra aos alunos como cultivar produtos saudáveis com
economia de espaço.
Este projeto teve inicio no ano de 2012 e os resultados podem ser
acompanhados pelo blog: www.sustentabilidadecid.blogspot.com.br
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