Reaproveitamento total de alimentos.
Uma ação de sustentabilidade é o reaproveitamento de alimentos, que além de ter uma melhor utilização do alimento, ainda pode aproveitar todos os seus nutrientes. Grande parte das vitaminas, minerais, fibras, entre outros, são localizados nas sementes, cascas e bagaços.
Vários alimentos são utilizados de forma integral, como as verduras e as frutas. Um suco de abacaxi por exemplo, pode ser feito tanto com a fruta, quanto com a casca.
Porém esses alimentos são cultivados em agricultura orgânica, onde é utilizado muitos agrotóxicos, o que prejudica o sabor dos alimentos.
Com as sementes, folhas, cascas, poupas, são feitas também farinhas, que podem dar estrutura e enriquecimento de nutrientes em bolos, tortas, massas em geral.
O reaproveitamento alimentar é uma ótima solução para pessoas com alergia, que não podem ingerir alimentos com glúten.
Quando o glúten é retirado, é necessário uma adicionar mais estrutura, elasticidade e maciez, e os bagaços, poupas, sementes, triturados dão uma melhora no produto final.
A maior quantidade de fibras, são nas cascas, sementes e bagaços. Que ajudam no controle da glicemia, possibilitando o emagrecimento e a economia de calorias, além de produção de sensação de saciedade, redução de colesterol, diminuição do tempo de trânsito intestinal, contribuindo para que os agentes carcinogênicos e substâncias tóxicas fiquem menos tempo em contato com as paredes intestinais e sejam eliminados .
G3
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite