terça-feira, 20 de maio de 2014

Energia Renovável Portugal

Portugal é um país pobre quanto à disponibilidade das fontes de energia mais vulgares, as chamadas fontes não-renováveis, uma vez que não dispõe de poços de petróleo, minas de carvão ou depósitos de gás. No entanto, e no que respeita as fontes de energia renováveis o país tem um grande potencial que pode e deve ser explorado.

O país apresenta uma rede hidrográfica relativamente densa, uma elevada exposição solar média anual, e dispõe de uma vasta frente marítima que beneficia dos ventos atlânticos, o que lhe confere a possibilidade de aproveitar o potencial energético da água,das ondas, da luz e do vento.

Portugal encontra-se numa posição privilegiada não só para compensar o déficit natural de fontes de energia não-renováveis mas também para ser pioneiro na diminuição da dependência energética em fontes de energias não renováveis e poluentes, colocando-se na vanguarda da demanda de um desenvolvimento sustentável.

Portugal atingiu um  recorde, no último ano, no que concerne à produção de eletricidade a partir de fontes de energia renovável. Cerca de 58,3% do total da eletricidade consumida em 2013 foi produzida a partir de fontes renováveis.


G3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite