quinta-feira, 8 de maio de 2014

Inglaterra aposta em energia limpa

Você sabia que a energia da Inglaterra vem do mar? Pois é. O Reino Unido tem investido na energia maremotriz, ou seja, energia que provem da força das marés, para aumentar o seu potencial de produção energética. O objetivo é que os países britânicos produzam 190 gigawatts da energia limpa até 2050. Portanto, a Inglaterra criou o Wave Hub, uma espécie de fazenda de testes em alto mar, para ajudar em tal processo.
O Wave Hub localiza-se na costa do país e obtêm tecnologia essencial para o transporte de energia do mar até a rede de eletricidade. Além disso, o Wave Hub é como um laboratório, onde empresas podem testar e aperfeiçoar suas tecnologias de produção de energia por meio do movimento da maré.
A Ocean Power Techonologies é uma das empresas que tem utilizado a Wave Hub para testar a PowerBuoy, espécie de boia flutuante gigante capaz de converter o movimento das ondas do mar em eletricidade. Espera-se que a PowerBuoy venha produzir 150 kW de potência contínua.
Outro dispositivo que será testado em breve também é o Penguin, criado pela Wello, uma empresa da Finlândia. Sua função é transformar a energia rotacional das ondas em um movimento circular, que tem a capacidade de gerar 500kW de energia. O movimento que o dispositivo faz com a passagem dessas ondas é muito semelhante ao de um pinguim andando e é o responsável por acionar um gerador e produzir eletricidade, por isso o nome.
A meta dos britânicos é chegar a 190 gigawatts de energia das ondas nos próximos 40 anos, que é três vezes maior que toda a energia produzida no Reino Unido hoje em dia. Esse é um dos métodos eficientemente sustentáveis ao qual a Inglaterra tem apostado grandemente, que, além de não causar danos a natureza, contribui para a preservação do meio ambiente.




Estrutura Wave Hub


G2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite