sábado, 3 de maio de 2014

Reaproveitamento da água no Lago Shkodra (Bósnia)


A falta de conhecimento sobre o tema da sustentabilidade na Bósnia, afeta uma nação, pessoas de bem, que tiram seu sustento, tudo o que vem do Lago Shkodra.
Com o passar do tempo as coisas estão piorando, com a chegada do capitalismo ao país, as indústrias começaram a usar o lago para o lançamento de resíduos e as cidades também estão lançando todo o seu esgoto.

Pescadores da região estão enfrentando uma época muito difícil devido à escassez de peixes, por motivos de poluição e também um tipo de gerador que lança uma descarga elétrica na água, no qual  acabam com qualquer ser vivo que se aproximar da descarga elétrica.
Segundo relatos de pescadores e nativos dessa região alegam que quando o país era comunismo existia uma empresa estatal, que cuidava do Lago.

Naquela época havia abundância para os pecadores, que chegavam a pegar “carpas de 35 kg”. Com o passar do tempo as carpas foram acabando e a abundância de peixes também.
No entanto meditas mais  sustentáveis estão sendo tomadas para a melhoria do Lago Shkodra. Países como a Alemanha, Suíça e Áustria sem juntaram para reconstruir uma nova canalização de esgoto, isso permitira que o Lago volte a ser reutilizado pelos moradores da área.


Com isso pescadores e nativos começarão uma nova historia, na qual não terá falta de alimento e sustento.

Grupo 3 (G3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite