segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fontes Renovaveis de Energia: Energia Geotérmica.

Energia geotérmica, ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor vinda da Terra, mais precisamente do seu interior. Geo significa terra e térmica significa calor.
Em certos locais, fazendo furos de apenas 100 metros é possível alcançar calor, assim como existem zonas onde existem nascentes de água quente. Mas na maior parte do mundo é necessário fazer furos de centenas a quilómetros de profundidade para encontrar calor. (Na crosta terrestre o calor aumenta 25º a 30º por cada quilómetro em direcção ao centro da terra.)
A energia geotérmica é muito utilizada para; aquecer habitações, piscinas, estufas de agricultura e produzir energia elétrica.
A Terra é formada por placas tectonicas e a crosta, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas. Quanto mais fundo perfurarmos, mais alta sera a temperatura, no entanto, há zonas onde à magma, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.
Usina Geotérmica.

3º C, Grupo 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite