quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Reciclagem da Borracha

A Reciclagem da Borracha.

A borracha em seu estado natural é proveniente da seiva da seringueira, referida como um polímetro. A seringueira é uma árvore nativa da Amazônia e sua adaptação em regiões tropicais da Ásia derrubou o ciclo comercial da borracha que havia no fim do século XIX e início do século XX.

No decorrer do século XX, na Alemanha, criou-se uma tecnologia capaz de fabricar a borracha a partir do petróleo, a borracha sintética. A borracha sintética é similar à natural, mas não possui a mesma resistência ao calor. Até os dias atuais, muitos artefatos são compostos por borracha sintética e natural.

No Brasil, 70% de toda borracha fabricada é destinada para a produção de pneus. A outra parte serve de insumo para a fabricação de calçados, instrumentos cirúrgicos e até preservativos.

No processo  de reciclagem do pneu é necessário separar a borracha dos demais componentes por meio de cortes que posteriormente submete a borracha à purificação em peneiras. Cada lasca cortada é moída e posta em processo de digestão em vapor d’ água com produtos químicos capazes de desvulcanizar a borracha usando bases e os óleos minerais.

Em comparação à borracha original, a borracha reciclada possui características físicas inferiores, serve para a fabricação de cobertura de áreas de lazer e quadras de esporte, fabricação de tapetes de automóveis, solados de sapatos, colas, câmaras de ar, material de limpeza como rodo, buchas e outras peças de borracha.

3º C - Grupo 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite