terça-feira, 22 de maio de 2012

Reciclagem de materiais eletrônicos

Ecologistas advertem para vantagens da reciclagem de sucata eletrônica.
Reciclagem de celulares e computadores pode ser fonte de riqueza nos países em desenvolvimento. Organizações ecologistas chamam a atenção para as drásticas consequências do acúmulo de lixo eletrônico no meio ambiente.                                                       
                                                            Reciclagem de aparelhos eletrônicos
  • É tudo uma questão de reutilização. Em alguns países industrializados, há iniciativas para evitar que estes materiais valiosos terminem no lixo. Na Alemanha, por exemplo, há oito anos a organização ecologista alemã Deutsche Umwelthilfe deu vida a um projeto de reciclagem e, em cooperação com a empresa de comunicação T-Mobile, recolhe celulares usados. Os aparelhos são enviados gratuitamente e reciclados. Para cada aparelho, a ONG ambientalista recebe 3 euros, que são destinados a projetos ecológicos
  • "Materiais como coltan e irídio são muito escassos no mundo", explica Steffen Holzmann, responsável pelo projeto Eco-TI daDeutsche Umwelthilfe. "Por isso, tentamos fechar o ciclo de recursos para poder satisfazer a demanda em longo prazo. Não se pode abusar destes materiais como se fossem artigos descartáveis", alerta.
  • Por serem raros, os materiais contidos em equipamentos de alta tecnologia são verdadeiros tesouros. Um exemplo: para obter um barril de cobre, é preciso processar mil toneladas de rochas. A mesma quantidade de cobre se encontra em 14 toneladas de sucata eletrônica.


                                 1° F - Grupo 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite