sábado, 26 de maio de 2012

Reciclagem orgânica.

Reaproveitar resíduos orgânicos não é uma prática recente, mas ela ficava restrita a sítios e grandes propriedades. Hoje esse método de reciclagem está sendo realizado em casas e até mesmo em apartamentos.
A compostagem é um processo biológico que transforma matéria orgânica, como restos de comida, folhas e papel em um material semelhante à terra, o composto.
Sua utilização enriquece o solo com material orgânico, o que melhora a fertilidade, reduz o uso de pesticidas e a necessidade de utilizar adubos.
Ecologicamente falando a prática da compostagem é muito importante. Reutilizar o lixo orgânico evita que o mesmo seja depositado em lixões, o que gera a produção de gases prejudiciais ao meio ambiente.
Passos
1 - Primeiramente separe o lixo orgânico (lixo molhado) do inorgânico (lixo seco).
2 - Separe os materiais biodegradáveis como descarte de verduras, cascas de frutas, pó de café, erva de chimarrão, folhas de árvores, inclusive o papel higiênico, tudo que não é reutilizado nas indústrias;
3 - No quintal da sua casa, faça um buraco que caiba todo lixo separado, insemine michocas e, em seguida, coloque o lixo biodegradável que você separou em uma simples câmara no quintal;
4- Dessa forma, o lixo orgânico será transformado em húmus, o melhor adubo natural que existe

Importante

A utilização das minhocas é inodora, pode ser colocada em qualquer lugar e qualquer material orgânico em decomposição. O lixo não emitirá nenhum cheiro a partir de 24 a 36 horas após à colocação das minhocas na quantidade adequada.

1º D - G-5
nº  33, 30, 37, 2.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite