quarta-feira, 23 de maio de 2012

"A Importância dos 3 “R” na Sustentabilidade Ambiental"


A problemática do lixo é vista como uma dos mais graves questões ambientais urbanas da atualidade, sem dúvida com o aumento populacional e o estilo de vida das pessoas, o acumulo de resíduos vem crescendo em escala geométrica. Segundo dados do IBGE (2008), o tipo de lixo que cada família produz é diretamente proporcional a sua renda. Famílias com maior poder aquisitivo geram mais resíduo sólido (embalagens em geral) e para as famílias com menor renda, a maior volume são os resíduos orgânicos (resto de comida).
Em 2010, o Brasil produziu 195 mil toneladas de resíduos sólidos por dia, um aumento de 6,8% em relação a 2009, quando foram geradas 182.728 toneladas. Ao longo de 2010, o montante chegou a 60,8 milhões de toneladas de lixo. Dessas, 6,5 milhões de toneladas não foram coletadas e acabaram em rios, córregos e terrenos baldios. Do total de resíduos produzidos, 42,4%, ou 22,9 milhões de toneladas/ano, não receberam destinação adequada: foram para lixões ou aterros controlados (que não têm tratamento de gases e chorume).
O lixo é uma realidade que necessita ser encarada, pelo poder público, pelos geradores de resíduos e pelos consumidores. Não existe um único culpado, assim como não existe uma solução única para o problema.

Grupo 1-3°E

Um comentário:

  1. A postagem está objetiva, serve para nos vermos como estamos gerando lixo cada dia mais, e como os lixos que geramos não tem destinação adequada, devemos refletir, se é necessário geral tanto lixo, nos podemos reduzir essa quantidade procurando comprar menos produtos com embalagens descartáveis, podemos reciclar separando o lixo semanalmente uma atividade que não é complicada pois hoje em dia todos nos sabemos quais materiais são recicláveis, ou reutilizar parte desse lixo usando criatividade com coisas simples como fazer de uma garrafa um vaso de plantas, ou de uma camisa velha um pano de chão.

    Grupo 1 - 1ºF

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite