domingo, 27 de maio de 2012

Reciclagem do Ferro


A reciclagem de ferro é uma das formas de reaproveitamento mais antigas do mundo. Já no Império Romano, os soldados recolhiam utensílios e armas após guerras para serem refundidos. E quanto mais foi aumentando a utilização do ferro, mais a reciclagem desse material foi crescendo. Hoje, as empresas e profissionais que trabalham com isso são chamados de recicladores, mas eles, na verdade, são os antigos sucateiros. As empresas de sucatas começaram a surgir no Brasil na década de 40, quando a indústria brasileira se consolidava. É um mercado razoavelmente colocado, mas ainda concentrado na região sudeste. Hoje 49% das empresas de sucata estão em São Paulo e 13% se dividem entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais (na geral 6,5% Minas Gerais e 6,5% para Rio de janeiro).
A reciclagem de ferro, na verdade, tem muito a ver com reaproveitamento. Numa fábrica de sucatas foi possível ver, tanto retalhos das siderúrgicas que mandam para elas, quanto lingote de ferro, que voltam para as siderúrgicas. A sucata é responsável por mais de um quarto do material que sai novinho em folha no país. Em 2006, das 31 milhões de toneladas de aço produzidas no Brasil, 8,3 milhões foram utilizadas, ou seja, 26,7% do novo aço produzido. Além de ser uma mão na roda para quem produz, a reciclagem de aço colabora para o ambiente.
O Aproveitamento do ferro é muito importante, pois vários produtos, como peças automotivas, latas de produtos de alimentos e outros materiais, terão um grande destino nos ferros velhos, pois poderão virar outros materiais muito uteis para o uso.
Grupo 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite