sábado, 25 de agosto de 2012

Consequências Da Poluição De Metais Pesados Nos Rios


Consequências Da Poluição De Metais Pesados Nos Rios
10 de outubro de 2006, as águas do ainda belo Rio dos Sinos, numa das regiões mais prosperas e industrializada do rio Grande do Sul, estava coberto por uma inacreditável camada de peixes mortos ou agonizantes, cerca de 86 toneladas. Desastre decorrente ao despejo de uma enorme quantidade de efluentes industriais, incluindo metais pesados, no Arroio Portão, um de seus afluentes mais gravemente poluído. Seis empresas, entre curtumes, indústrias calçadistas e alimentícias, foram autuadas e uma empresa de tratamento de resíduos, que atende mais de 30 indústrias da região, ficou  sob intervenção, e seu diretor-presidente com a prisão preventiva decretada.
         Nível de Poluição Mundial, maiores Cidades Poluídas do Mundo:
  • Norilsk, Rússia: Emite grande quantidade de níquel, cobre, chumbo e cádmio, além de platina e paládio;
  • Chernobyl, Ucrânia: Libera radioatividade na atmosfera;
  • Dzerzinsk, Rússia: Libera substâncias químicas através da produção de armas químicas e exploração de minas;
  • Kabwe, Zâmbia: Apresenta contaminações com chumbo, onde armazenado no sangue de crianças corresponde a 50 microgramas por decilitro;
  • La Oroya, Peru: Apresenta contaminação com chumbo, zinco e cobre;
Exemplo de efeitos na Saúde:
       A poluição traz grandes conseqüências aos moradores, principalmente para gestantes e crianças. Provocam tumores,doenças respiratórias,leucemia infantil, alergias, doenças crônicas e outras.  


 1ºF  grupo 3

2 comentários:

  1. O que observamos nesse comentário foi a eficiência das autoridades que puniu severamente as pessoas envolvidas na poluição desses Rios que prejudicaram bastante o Meio Ambiente. Muito interessante a reportagem.

    Grupo 1

    ResponderExcluir
  2. Abordando mais o assunto de efeitos na saúde do ser humano,as águas poluídas por efluentes líquidos industriais e podem causar contaminação por metais pesados que geram tumores hepáticos e de tiróide, alterações neurológicas, dermatoses, rinites alérgicas, disfunções gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. No caso de contaminação por mercúrio, podem ocorrer anúria e diarreia sanguinolenta. A dengue é uma doença que se propagam somente na água. Porém, essa água tem que estar parada e limpa para a criação do inseto.
    Grupo G-6

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite