segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Os Metais Pesados


O que são Metais Pesados - São substâncias químicas que podem causar doenças, dependendo do indivíduo e das dosagens acumuladas no organismo, e podem ainda prejudicar o Meio Ambiente.

Onde são encontrados - São encontrados no subsolo terrestre. Um dos benefícios é que com algum deles podemos fazer remédios e também servem para o desenvolvimento químico e científico do mundo.

Para que servem os Metais Pesados - São utilizados em indústrias de baterias, em ligas metálicas (como zinco e cobre), na indústria agrícola, na curtição de couros e em metalurgia, em geral.

Quais os estragos que fazem ao Meio Ambiente e para os Seres Humanos - As mortes e doenças conseqüentes da contaminação por mercúrio em Minamata(Japão) são exemplos da toxidez do grupo de elementos químicos conhecidos por Metais Pesados.

A seguir, apresentam-se alguns exemplos:

Intoxicação por Chumbo - Prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso em geral. Afeta o sangue, rins sistema digestivo e reprodutor. Eleva a pressão arterial. Agente teratogênico (que acarreta mutação genética).

Mercúrio: Intoxicação crônica
Tremores, Irritabilidade e depressão, Estomatite, diarréia, Perda de visão e audição.

Intoxicação por Cromo
Úlceras, Inflamação nasal, Câncer de pulmão, Perfuração do septo nasal

Intoxicação por Zinco
Sensações como o paladar adocicado, Secura na garganta, Tosse, Fraqueza, Arrepios, Febre, náuseas e vômitos.

Grupo 3 - 3º A

Um comentário:

  1. Com este post, vi que os metais pesados, além de prejudicar a natureza, pode prejudicar a saúde do homem, causando câncer,tremores, perda de alguns sentidos do corpo humano, e outras coisas. Porém, eles também podem ajudar o homem com a medicina e com a tecnologia, fazendo com que os homens também sejam beneficiados por eles, se usarem eles de maneira correta.
    Grupo 6 - 1°E

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite