domingo, 26 de agosto de 2012

Metais pesados, e suas consequências para a humanidade.


  Através dos séculos o mundo humano vem se desenvolvendo e com isso grandes avanços tecnológicos ocorreram. O mundo se reinventa a cada dia, todos os dias temos descobertas que facilitam e trazem maior comodidade aos humanos. Tivemos o fordismo, uma grande evolução nos modos de produção, além disso os carros se tornaram mais acessíveis a população, porém junto com esses grandes avanços que facilitam nossa estadia na Terra, vieram algumas intervenções no estado natural da Terra, os carros e as fábricas produziam uma enorme quantidade de CO2, o que prejudica não só a Terra, mas nós os humanos, também somos prejudicados. 
 Não muito diferente, temos o exemplo dos metais pesados.  
A atividade humana vem aumentando os níveis de metais pesados nos ecossistemas aquáticos naturais. Esses metais são provenientes de atividades como a mineração, de indústrias de galvanoplastia(processo de blindagem com eletrização), e do despejo de efluentes domésticos.
  Algumas indústrias como as de tinta, de cloro, de plásticos PVC, utilizam metais pesados em seus processos, e despejam estes metais em cursos d'águas. Porém existe outro meio de contaminação, os incineradores de lixo urbano, muitas vezes produzem uma fumaça rica em metais pesados que viajam longas distâncias.
  Esses metais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, através dos aparelhos eletroeletrônicos e seus componentes, pilhas, baterias possuem metais pesados. O que é extremamente grave, uma vez que estes metais não podem ser destruídos e são altamente reativos.
  No organismo humano, os metais são saudáveis em pequenas quantidades, como o ferro, zinco, magnésio, cobalto que constituem a hemoglobina. Mas se passar dessa quantidade ínfima, estes metais podem se tornar tóxicos e prejudiciais a vida humana.
 Os principais metais pesados contaminantes são: Arsênico, Chumbo, Cádmio, 
Mercúrio, Crómio e Manganês.
 


Uma tirinha para refletirmos.


  A natureza se adapta as modificações que o homem traz a ela, mas será que o homem é capaz de acompanhar essas modificações?

Grupo 6,  3ºC

2 comentários:

  1. A irresponsabilidade do ser humano está cada vez mas fora de controle.Alguns desses metais em pequenas quantidades,são essenciais para o nosso corpo,mas taxas elevadas desses metais são altamente prejudiciais para nossa saúde,podendo levar á morte.
    A única saída para que essas contaminações não ocorram,é a conciêtização,não só da população em geral,mas também dos donos de fábricas que fazem a utilização desses materiais tóxicos em seus produtos;como:CHUMBO,MERCÚRIO,CÁDIMIO,etc.
    Que são bastante prejudiciais,quando entram em contato com o ser humano e a natureza.

    NOME:Thalita Da Silva Ribeiro N°36 1°B

    ResponderExcluir
  2. A postagem do grupo foi bem direta ao assunto, colocando as principais características, os pontos prejudiais e o que leva à isso. O mais interessante foi a forma descontraída que eles mostraram, “como os humanos estão acabando com o mundo”, através da tirinha postada.

    Grupo 6

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite