segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Metais Pesados

         Os metais pesados, também conhecidos como elementos traço, são os elementos químicos que não são encontrados naturalmente em nenhum organismo vivo. São eles: chumbo, mercúrio, cádmio, cromo, arsênio entre outros. Estes não deveriam existir em nenhum grau de concentração em organismos vivos e quando estão presentes são prejudiciais aos próprios e aos que deles se alimentam.

         Os metais pesados não podem ser destruídos e são altamente reativos do ponto de vista químico, o que explica a dificuldade de encontrá-los em estado puro na natureza. Normalmente apresentam-se em concentrações muito pequenas, associados a outros elementos químicos, formando minerais em rochas. Quando lançados no meio ambiente como resíduos industriais podem ser absorvidos pelos tecidos animais e vegetais contaminando os ecossistemas terrestres e aquáticos.
         Por meio dos rios, mais cedo ou mais tarde, os metais pesados chegam até o ambiente marinho, onde reagindo com a água salgada parte desses poluentes sedimenta-se no leito desse ecossistema, representando um estoque permanente de contaminação para a fauna e flora aquática, onde populações que dependem da pesca acabam se contaminando.


Saiba algumas das principais fontes desses metais:


  • Indústrias metalúrgicas, de tintas, de cloro e de plástico PVC (cloreto de polivinila).
  • Incineradores de lixo urbano e industrial, que provocam a sua volatilização e formam cinzas ricas em metais, principalmente mercúrio, chumbo e cádmio.
  • Garimpo de aluvião, método que usa mercúrio para descoberta e retirada do ouro.
  • Indústrias de pilhas e baterias que usam chumbo na composição dos produtos.
  • Indústria bélica.
  • Galvanoplastia.
         Os despejos de resíduos industriais são as principais fontes de contaminação das águas dos rios com metais pesados. Indústrias metalúrgicas, de tintas, de cloro e de plástico PVC (cloreto de polivinila), entre outras, utilizam mercúrio e diversos metais em suas linhas de produção e acabam lançando parte deles nos cursos de água.
         Outra fonte importante de contaminação do ambiente por metais pesados são os incineradores de lixo urbano e industrial, que provocam a sua volatilização e formam cinzas ricas em metais. Desta maneira, fica evidente que comunidades que residem próximas as industrias ou incineradores correm maiores riscos de contaminação.



Grupo 1.




3 comentários:

  1. O uso dos metais pesados causam muitos problemas que podem comprometer os ecossistemas. Tais elementos que prejudicam são: chumbo,mercúrio, cádmio, cromo, arsênio e etc. Que são encontrados, em baterias e pilhas. Por isso, é necessário que sejam descartados em lugares corretos.

    Laura S. de Oliveria N°21 1°B

    ResponderExcluir
  2. Os metais mais perigosos são: Mercúrio,Chumbo e Cádmio e ao entrarmos em contato com eles,fazem mal a saúde como por exemplo os pulmões que ficam inflamados em contato com o Cádmio.


    1ºA Grupo 4

    ResponderExcluir
  3. Em contato com o organismo,esses metais acabam atraindo para si dois elementos essenciais do corpo: proteínas e enzimas.Eventualmente eles se unem a algumas delas, impedindo que funcionem, o que pode levar até a morte ou danos graves ao organismo.
    Por exemplo:Mercúrio causa perda da visão, debilitamento das funções cerebrais,coma.

    1 A Grupo 5

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite