quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Metais Pesados


 perigo está no solo, na água e no ar. Quando absorvidos pelo ser humano, os metais pesados (elementos de elevado peso molecular) se depositam no tecido ósseo e gorduroso e deslocam minerais nobres dos ossos e músculos para a circulação. Esse processo provoca doenças.

O consumo habitual de água e alimentos - como peixes de água doce ou do mar - contaminados com metais pesados coloca em risco a saúde. As populações que mora em torno das fábricas de baterias artesanais, industriais de cloro-soda que utilizam mercúrio, indústrias navais, siderúrgicas e metalúrgicas correm risco de serem contaminadas.

Os metais pesados são muito usados na indústria e estão em vários produtos. Apresentamos na seguinte tabela os principais metais usados, suas fontes e riscos à saúde.

MetaisDe onde vemEfeitos
AlumínioProdução de artefato de alumínio, serralheria; soldage de medicamentos (antiácidos) e tratametno convencional de água.Anemia por deficiência de ferro; intoxicação crônica.
ArsênioMetalurgia; manufatura de vidros e fundição.Câncer (seios paranasais)
CádmioSoldas; tabaco; baterias e pilhas.Câncer de pulmões e próstata; lesão nos rins.
ChumboFabricação e reciclagem de baterias de autos; indústrias de tintas; pintura em cerâmica; soldagem.Satursnismo (cólicas abdominais, tremores, fraqueza muscular, lesão renal e cerebral).
CobaltoPreparo de ferramentos de corte e furadoras.Fibrose pulmonar (endurecimento do pulmão) que pode levar à morte.
CromoIndústrias de corantes, esmaltes, tintas, ligas com aço e n~iquel; cromagem de metais.Asma (bronquite); câncer.
Fósforo amareloVeneno para baratas; rodenticidas (tipos de inseticida usado na lavoura) e fogos de artífícioNáusesas; gastrite; odor de alho; fezes e vômitos fosforescentes; dor muscula; torpor; choque; coma e até morte
MercúrioMoldes industriais; certas indústrias de cloro-soda; garimpo de ouro; lâmpadas fluorescentes.Intoxicação do sistema nervoso central
NíquelBaterias; aramados; fundição e niquelagem de matais; refinarias.Câncer de pulmão e seios paranasais
Fumos metálicosVapores(de cobre, cádmio, ferro,manganês, níquel e zinco) da soldagem industrial ou da gavalnização de metais.Febre dos fumos metálicos(febre, tosse, cansaço e dores musculares) - parecido com pneumonia.

Um comentário:

  1. Este é um problema constante , que na minha opnião deveria ser tratado com muito cuidado . Cancêr como uma doença mortal pode ser passado por esses materiais e as pessoas mesmo assim tratam como não se fossem nada . Na minha opnião deveriam fazer anuncios sobre essas coisas para tocar o sub-conciente das pessoas e faze-las ficarem mais concientes sobre isso .

    Renan De Souza Vieira - 1°B - N°32

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite