domingo, 26 de agosto de 2012

 Metais pesados e o Meio ambiente.

 Metais pesados são metais quimicamente e altamente reativos do qual a natureza não é capaz de eliminá-los.
Esses metais são provenientes de atividades como a mineração, de indústrias de galvanoplastia, e do despejo de efluentes domésticos.  Essas atividades têm contribuído para a expansão de metais pesados nos ecossistemas aquáticos naturais, estes metais não podem ser destruídos e são altamente reativos. Quando metais são lançados como resíduos industriais, na água, no solo ou no ar, esses elementos podem ser absorvidos pelos vegetais e animais das proximidades, provocando graves intoxicações ao longo da cadeia alimentar.
Os metais apenas são úteis em pequenas quantidades para o homem, como o ferro, zinco, magnésio, cobalto que constituem a hemoglobina. Mas se a quantidade limite desses metais for ultrapassada, eles se tornarão tóxicos ocasionando problemas de saúde.
Em nossa própria casa, quando descartamos incorretamente as chamadas lâmpadas fluorescentes, estamos colocando em risco a famíla toda. O metal mercúrio está presente na composição desse tipo de lâmpada, se ela eventualmente for quebrada, poderá ocorrer o contato direto com o metal.

 Mas por que a presença destes metais é tão prejudicial?
Os efeitos tóxicos dos metais sempre foram considerados perigosos, agudos e evidentes, como anúria (redução da secreção urinária) e diarréia sanguinolenta, decorrentes da ingestão de mercúrio, por exemplo. 






Grupo 6.

4 comentários:

  1. Os metais pesados que as indústrias vem descartando no meio ambiente acabam afetando a cadeia alimentar e causando sérios perigos na saúde das pessoas.
    Nós também devemos descartar corretamente, por exemplo, as lâmpadas fluorescentes que contém mercúrio em sua composição.
    Fazendo o descarte correto, não iremos prejudicar o meio ambiente e com isso devemos insistir na coleta dos metais pesados.

    Amanda A. K. Okada nº01 1ºB

    ResponderExcluir
  2. metais pesados causam grandes danos ao meio ambiente. por isso quando jogamos nossa lixo devemos, separar para que não haja problemas. nome: Mirela santana 1B n: 28

    ResponderExcluir
  3. metais pesados causam grandes danos ao meio ambiente. por isso quando jogamos nossa lixo devemos, separar para que não haja problemas. nome: Mirela santana 1B n: 28

    ResponderExcluir
  4. eu acho que a postagem está boa vocês falaram muito bem de como os metais pesados podem interferir no nosso meio ambiente, mas acho que a postagem ficou um pouco grande de mais.
    Marcela Marques Fonseca N°26 1°f grupo2

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite