sábado, 25 de agosto de 2012

Poluição de Metais Pesados!


Os metais pesados têm uma grande utilidade pratica em nossa vida, são usados na fabricação de utensílios como canos, baterias, pilhas, mas também podem ser um dos principais agentes tóxicos conhecidos pelos seres humanos. E devido a um elevado desenvolvimento industrial ocorrido nos últimos anos, eles têm sido um dos principais responsáveis pela contaminação de nossas águas e solos.Metais pesados são elementos químicos de natureza metálica, que apresentam um peso atômico relativamente alto, mais precisamente, maior do que 22.
Os metais pesados diferem de outros agentes tóxicos porque não são sintetizados nem destruídos pelo homem. A atividade industrial diminui significativamente a permanência desses metais nos minérios, bem como a produção de novos compostos, além de alterar a distribuição desses elementos no planeta.

                                                 Tipo de poluição: Chumbo - Local: China

Os metais são classificados em:

1. Elementos essenciais: sódio, potássio, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel e magnésio;
2. Micro-contaminantes ambientais: arsênico, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho e tungstênio;
3. Elementos essenciais e simultaneamente micro-contaminantes: cromo, zinco, ferro, cobalto, manganês e níquel.

Os efeitos tóxicos dos metais sempre foram considerados como eventos de curto prazo, agudos e evidentes, como anúria e diarréia sanguinolenta, decorrentes da ingestão de mercúrio. Atualmente, ocorrências a médio e longo prazo são observadas, e as relações causa-efeito são pouco evidentes e quase sempre subclínicas. Geralmente esses efeitos são difíceis de serem distinguidos e perdem em especificidade, pois podem ser provocados por outras substâncias tóxicas ou por interações entre esses agentes químicos.

Grupo 2.

2 comentários:

  1. Matheus Gastaldi Lima nº27: Estamos lutando para que seja feito tudo de melhor para o planeta, atra-vez da sustentabilidade muita coisa precisa ser feita, a mais simples orientar sobre os metais pesados, o que mais conheço é que usamos: pilha, baterias. Isso não tem muita divulgação, assim o povo precisa saber do simples para o "complicado" (Sódio, potássio, cálcio, etc). Eu acho tudo depende das pessoas se informar, para mim é complicado.

    ResponderExcluir
  2. A grave conseqüência parece não ter solução, já que esses metais não podem ser destruídos e são altamente reativos a cada dia se fazem mais presentes em nossas vidas, em aparelhos eletrodomésticos inclusive pilhas e baterias, acho tambem que teriam que ser mais divulgados sobre os problemas que causam a saúde.

    Yago Rodrigues Da Cunha N°41

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite