domingo, 26 de agosto de 2012

Contaminação por Metais Pesados - Mercúrio

Metal Mercúrio


O Mercúrio recebe a classificação de metal pesado, sabe o que isso quer dizer? Que é um elemento tóxico e pode ocasionar a morte do indivíduo que o ingerir.

A contaminação pode acontecer pelo lançamento do metal pesado em ecossistemas aquáticos naturais, o grande problema é que esses metais não podem ser destruídos e são altamente reativos. Uma vez que presentes como poluentes de rios, lagos ou mares, fica impossível eliminá-los do meio.

Os efeitos tóxicos da ingestão de mercúrio são agudos e evidentes, entre eles está a anúria (redução da secreção urinária) e diarreia sanguinolenta, esses sintomas são perigosos e podem ser fatais.

Conheça os procedimentos que levam à contaminação por mercúrio:

• O descarte incorreto de telefones celulares pode comprometer o meio ambiente, já que o mercúrio está presente no visor desses aparelhos;

• As indústrias que utilizam o mercúrio em seus processos podem deixá-lo vazar (propositalmente ou acidentalmente) nos cursos d’água. As grandes responsáveis por acidentes com metais pesados são as metalúrgicas, as indústrias de tintas e de plásticos PVC;

• Os incineradores de lixo urbano produzem fumaça rica em mercúrio, cádmio e chumbo, esses se volatilizam e lançam metal pesado a longas distâncias

3ºC - Grupo 3

2 comentários:

  1. Mercúrio parece ser um grande problema, para nosso meio ambiente, por causar problemas tanto para os peixes quando deixam ele (mercúrio) cair nos rios, quanto para nós seres vivos que usamos, a água em quase todo tipo de produção, mais talvez os que se prejudicam primeiramente com isso seja os animais ao redor dos rios, por eles terem a necessidade de beber a água que ali passa, ou mesmo se banharem naquelas águas.

    Jonathan Carlos de Brito
    1º B
    Nº 17

    ResponderExcluir
  2. Ocorreu tragédia ocorrida em Minamata, no Japão, a partir de 1950. Tudo começou com o aparecimento dos primeiros peixes mortos no mar, e daí por diante centenas de pessoas adoeceram com problemas no sistema nervoso. Batizaram a doença como “mal de Minamata”. Acreditavam se tratar de uma epidemia infectocontagiosa, casas foram desinfetadas, porém a doença não parou de fazer suas vítimas, chegando a milhares. O nascimento de crianças defeituosas completava o triste quadro da vila de pescadores, os peixes estavam intoxicados e com isso estavam morrendo.

    Wesley Daniel Calisto Costa
    1ºB
    nº40

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite