domingo, 26 de agosto de 2012

Metais pesados


Metais pesados são metais quimicamente altamente reativos e bioacumuláveis, ou seja, os organismos não são capazes de eliminá-los.
Quimicamente, os metais pesados são definidos como um grupo de elementos situados entre o cobre e o chumbo na tabela periódica tendo pesos atômicos entre 63,546 e 200,590 e densidade superior a 4,0 g/cm3.
Os seres vivos necessitam de pequenas quantidades de alguns desses metais, incluindo cobalto, cobre, manganês, molibdênio, vanádio, estrôncio, e zinco, para a realização de funções vitais no organismo. Porém níveis excessivos desses elementos podem ser extremamente tóxicos. Outros metais pesados como o mercúrio, chumbo e cádmio não possuem nenhuma função dentro dos organismos e a sua acumulação pode provocar graves doenças, sobretudo nos mamíferos.
Quando lançados como resíduos industriais, na água, no solo ou no ar, esses elementos podem ser absorvidos pelos vegetais e animais das proximidades, provocando graves intoxicações ao longo dacadeia alimentar.
  • Arsênico
Causa problemas nos sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso.
  • Chumbo
Atinge o sistema nervoso, a medula óssea e os rins. 
  • Cádmio
Causa problemas gastrointestinais e respiratórios.
  • Mercúrio
Se concentra em diversas partes do corpo como pele, cabelo, glândulas sudoríparas e salivares, tireóide, sistema digestivo, pulmões, pâncreas, fígado, rins, aparelho reprodutivo e cérebro, provocando inúmeros problemas de saúde.
  • Crómio
Provoca irritação na pele e, em doses elevadas, câncer.
  • Manganês
Causa problemas respiratórios e efeitos neurotóxicos.


Grupo 5 - 3ºE

2 comentários:

  1. O mercúrio por ser uns dos metais pesados que mais atinge o corpo humano, atingindo diversas partes do corpo como pele, cabelo, glândulas sudoríparas e salivares, tiróide, sistema digestivo, pulmões, pâncreas, fígado, rins, aparelho reprodutivo, cérebro e causando varias doenças é por isso uns metais que traz mais temor as pessoas. O mercúrio era utilizado em termómetros médicos e vários outros instrumentos, o mercúrio tem sido tirado da composição do termómetro pelo perigoso risco de entrar em contato com a pele humana, entao estao sendo fabricados outros tipos de termómetro sem a necessidade do mercúrio.

    Nome: Matheus Matos Nº30 1ºF G-4

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da postagem, está bem detalhada.
    MANGANÊS
    O excesso de manganês acumulado no fígado e no sistema nervoso central decorrente das exposições prolongadas por inalação, provoca sintomas do tipo “Parkinson” (doença degenerativa), por esses e outros efeitos prejudiciais é que o manganês é considerado tóxico e está na lista dos metais pesados.

    A contaminação pode ocorrer por ingestão, pesquisas revelaram que pessoas que consomem água com níveis de manganês acima da média apresentam sintomas como rigidez muscular, tremores das mãos e fraqueza. Estudos em animais constataram que o excesso de manganês no organismo provoca alterações no cérebro, e ainda pode levar à impotência, pois danifica os testículos.

    Nome: Ana Laura Toledo Leibal - G-5

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite