quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Poluição por Metais Pesados.

Os metais pesados têm uma grande utilidade pratica em nossa vida, são usados na fabricação de utensílios como canos, baterias, pilhas, mas também podem ser um dos principais agentes tóxicos conhecidos pelos seres humanos. E devido a um elevado desenvolvimento industrial ocorrido nos últimos anos, eles têm sido um dos principais responsáveis pela contaminação de nossas águas e solos, tanto por negligência em seu tratamento antes de despejá-las nos rios ou por acidentes e descuidos muito freqüentes, que propiciam o lançamento de muitos poluentes nos ambientes aquáticos. Esses poluentes podem representar um grande risco para a saúde humana, e para a natureza, onde podem provocar graves problemas, como a morte de animais ou a improdutividade de uma determinada área.
Metais pesados são elementos químicos de natureza metálica, que apresentam um peso atômico relativamente alto, mais precisamente, maior do que 22. Entretanto, sua definição mais difundida é aquela relacionada com a saúde pública: metais pesados são aqueles que apresentam efeitos adversos à saúde humana. Acredita-se que os metais talvez sejam os agentes tóxicos mais conhecidos pelo homem. Há aproximadamente 2.000 anos a.C., grandes quantidades de chumbo eram obtidas de minérios, como subproduto da fusão da prata e isso provavelmente tenha sido o início da utilização desse metal pelo homem.
Os metais pesados diferem de outros agentes tóxicos porque não são sintetizados nem destruídos pelo homem. A atividade industrial diminui significativamente a permanência desses metais nos minérios, bem como a produção de novos compostos, além de alterar a distribuição desses elementos no planeta.
A presença de metais muitas vezes está associada à localização geográfica, seja na água ou no solo, e pode ser controlada, limitando o uso de produtos agrícolas e proibindo a produção de alimentos em solos contaminados com metais pesados.
Todas as formas de vida são afetadas pela presença de metais dependendo da dose e da forma química. Muitos metais são essenciais para o crescimento de todos os tipos de organismos, desde as bactérias até mesmo o ser humano, mas eles são requeridos em baixas concentrações e podem danificar sistemas biológicos.

GRUPO 4   - 1F

Um comentário:

  1. Podemos concluir que os Metais Pesados tem grande fator em nosso dia a dia... Ele trás grande benefícios como as baterias, as pilhas, e etc. relacionando o à tecnologia ... Até porque o homem já não consegue ficar sem sua pilha no controle remoto ou no celular... Mais do mesmo modo que ela trás esse beneficio, ela nos trás o lado prejudicial, que é o mau uso desse Material...
    Se observarmos atentamente uma bateria demora ANOS para que a natureza suma com ela... Então cabe ao homem saber reutilizar e aproveitar o uso desse Material, não jogá-lo em qualquer lugar, não só por ser errado... Mais sim por ter a consciência que, esse ato afeta muito no planeta em que vivemos...
    Já saber o que devemos ou não devemos fazer já é um grande avanço para que Consciência e tecnologia andem lado a lado sem afetar o planeta que vivemos...

    Grupo->5

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite