quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Metal Pesado



“Metal pesado” é um assunto muito falado hoje em dia, sendo associado como uma substância tóxica, geral­mente vindo de um descarte inadequado no meio ambiente.
Ao longo das últimas décadas, vários pesquisadores e autores re­portaram definições para metal pesado e, em rela­ção às propriedades químicas, as principais definições identificadas foram: a massa específica, a massa atômica e o número atômico. Alguns consideram que qualquer tipo de metal pode ser um metal pesado, enquanto outros in­cluem apenas os metais de transição. Além dessas defi­nições principais, outras também foram relatadas em função de outras propriedades, como a capacidade de formar sabões ou definições que datam de antes de 1936 e empregam critérios variados, como o uso em armas de fogo.
Os metais têm funções importantes no metabolismo dos seres vivos. Suas propriedades se mostram fundamentais na manutenção da estrutura tridimensional de biomoléculas essenciais ao metabolismo celular. No entanto, enquanto alguns metais são necessários em quantidades mínimas para os seres vivos, outros não apresentam função biológica relevante, podendo causar danos ao metabolismo como, por exemplo, o cádmio (Cd) que é um metal pesado e se consumido por seres humanos, pode causar danos ao nosso DNA. Isso poderia se dar por meio da ingestão de alimentos contaminados.



Grupo 1.

Um comentário:

  1. Como os próprio texto mostra, os metais pesados, podem tanto ajudar, quanto destruir o meio ambiente, e isso depende de cada metal, claro existem vários tipos de metais, mais só alguns deles são uteis para nós de uma forma especifica, que ira depender do que cada um pode nos oferecer de bom ou de ruim...

    Jonathan Carlos de Brito
    1ºb
    Nº: 17

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite