sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Você sabe o que fazer com o Lixo Orgânico?


Cascas de frutas e verduras, restos de comida, aqueles pedacinhos da fruta que você não comeu porque achou muito feios, ou o gosto estava horrível… Todo esse material orgânico, sem saber a melhor coisa para descartar, acaba indo parar no lixo.
Então, o tratamento deste material é bastante complexo. Nos lixões, o material orgânico misturado com a água da chuva produz um líquido que é altamente contaminante para o subsolo, o chorume. Além disso, ele constitui cerca de 60% do lixo residencial no Brasil, e apenas 3% dessa quantidade recebe o tratamento adequado.
Por outro lado, todo mundo pode dar uma forcinha com relação a isso. Através do processo de compostagem, toda matéria orgânica é decomposta e transformada em húmus, devido à ação de vários microorganismos. O húmus, é um adubo extremamente rico, que pode fazer mais pelo seu jardim do que qualquer outro fertilizante inorgânico que você encontrar.
A compostagem é uma alternativa para quem quer contribuir para a diminuição da quantidade de lixo gerado todos os dias. A técnica, praticada há mais de cinco mil anos pelos chineses, consiste em reaproveitar os resíduos como forma de nutrientes para as plantas e pode ser colocada em prática mesmo em pequenos espaços.
Ao contrário do que se pensa, a compostagem não é feita somente nas zonas rurais, nos espaços urbanos também é possível fazê-la.
A primeira coisa a ser feita é a separação do lixo orgânico, eles correspondem a cerca de 60% dos resíduos produzidos em uma casa. Depois, o ideal é que todo o material orgânico seja picado, para acelerar o processo de decomposição.
Para que seja feita a compostagem é preciso uma caixa plástica com tampa. O ideal é que a caixa tenha de 30 a 40 cm e devem ser feitos furinhos no fundo da caixa. Assim haverá troca de oxigênio e o líquido não ficará acumulado no recipiente.

                                               Grupo 3

3 comentários:

  1. O lixo orgânico pode se tornar um ótimo adubo,rico em nutientes,ou pode acabar indo parar nos aterros sanitários.Onde com o passar do tempo,ele produzirá um líquido chamado churume,que é muito prejudicial para nosso solo.Para que não aconteça a contaminação do solo por causa do chorume,as pessoas deveriam fazer o descarte correto desse tipo de material,oque não fazem.
    NOME: Thalita Da Silva Ribeiro N°36 1°B

    ResponderExcluir
  2. A primeira alternativa é aparentemente perfeita. Afinal, além de eliminar os restos sem acumular água no lixo comum (vegetais e frutas possuem grande porcentagem de água), a parte orgânica também não pesa no lixo. No entanto, é possível que essa alternativa faça com que as tubulações de esgoto fiquem entupidas ou que o tratamento de água fique mais caro devido à concentração de resíduos

    Nome: Maria Caroline N° 23 Serie 1°B

    ResponderExcluir
  3. Quando você transforma seu lixo em adubo, pode oferecer ao solo um material rico em nutrientes (no caso de uma horta ou mesmo para as plantas do seu jardim) e, principalmente, ajuda a reduzir a quantidade de lixo que vai diariamente para os aterros e lixões do Brasil.

    Yago Rodrigues Da Cunha N°41

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite