terça-feira, 28 de agosto de 2012

Metais Pesados: Estrôncio

Estrôncio é um elemento químico, pertencente à família dos metais alcalino-terrosas.
Apresenta diversos isótopos, dos quais os de massa 84, 86, 87 e 88 são estáveis e o de massa 90 é radioativo, formado nas explosões atômicas.

Os principais minerais são a celestita (sulfato de estrôncio) e a estroncianita (carbonato de estrôncio). É considerado o 15º elemento mais abundante na Terra, constituindo cerca de 0,034% das rochas magmáticas.

Estrôncio é mais macio que cálcio e reage com água de forma mais intensa. O metal recém cortado tem aparência prateada que rapidamente se torna amarelada devido à formação de óxido. Deve ser conservado em querosene para impedir a oxidação. Alguns sais de estrôncio dão um aspecto vermelho vivo a chamas.

Pode ocorrer risco no manuseio porque, na forma pulverizada, entra em ignição espontaneamente em contato com o ar. O estrôncio é absorvido pelo organismo humano como se fosse cálcio. Não há grandes riscos na forma estável, mas isótopos radioativos são perigosos, podendo provocar câncer em ossos.

G5


Um comentário:

  1. O metal estrôncio possui características bastante semelhantes aos metais alcalino-Terrosos, uma delas é sua vigorosa reação com água formando Ra(OH)2 com liberação de H2. Em nosso organismo se comporta como cálcio acumulando-se em nossos ossos, porém este é carcinogênico, quando exposto diretamente ao ar atmosférico reage com o nitrogênio formando uma película escura de nitreto de rádio Ra3N2.
    Não deve ser usado em:
    Pacientes com trombose venosa profunda e embolia pulmonar
    Os pacientes imobilizados de forma temporária ou permanente

    G1

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite