quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Contaminação de rios por meio de metais pesados

                                      



Grande parte dos rios está sob esse risco de contaminação. Mas aqueles rios que passam por regiões muito industrializadas e onde há atividade de garimpo, com certeza estão em maior risco. O Rio Amazonas e seus afluentes apresentam muitos pontos de contaminação por metais pesados como chumbo, por exemplo. Esses problemas só podem ser evitados através de rigoroso controle sobre o despejo de dejetos industriais nos rios e sobre as atividades de garimpo. As indústrias deveriam ter sistemas de tratamento de seus efluentes, especialmente aquelas que atuam com a utilização de metais pesados (como fábricas de baterias, por exemplo). Mas isso ainda é uma utopia no nosso país, onde grandes partes das fontes de água já se encontram contaminadas. Os metais pesados não podem ser destruídos e é altamente reativo do ponto de vista químico, o que explica a dificuldade de encontrá-los em estado puro na natureza. Normalmente apresentam-se em concentrações muito pequenas, associados aos outros elementos químicos, formando minerais em rochas. Os despejos de resíduos industriais são as principais fontes de contaminação das águas dos rios com metais pesados. Indústrias metalúrgicas, de tintas, de cloro e de plástico PVC, entre outras, utilizam mercúrio e diversos metais em suas linhas de produção e acabam lançando parte deles nos cursos de água. Metais pesados são elementos químicos metálicos, de pesos atômicos relativamente altos, que em concentrações elevadas são muito tóxicos á vida. As atividades industriais têm introduzido metais pesados nas águas numa quantidade muito maior do que aquela que seria natural, causando grandes poluições. Grande parte de nossos rios estão condenados a terríveis poluições como elementos químicos despejados e com toda essa poluição apenas podemos dizer que nos seres humanos devemos nos conscientizar de nossos atos tentando assim diminuir a poluição dos rios. As empresas passando a controlar rigorosamente o tratamento de seus esgotos não os despejando em rios e afluentes poluindo menos e contribuindo para um mundo com menos poluição.




3°C Grupo 5

4 comentários:

  1. Nós do grupo 3 do 3A, gostamos muito da postagem porque retrata exatamente o que acontece hoje em dia.As indústrias não se importam pra onde vai seus dejetos industrias,por isso estamos vivendo essa triste realidade .Uma solução ,seria normas mais rigorosas vindas do governo brasileiro para fazer com que as empresas arrumem um jeito ecologicamente correto de se livrar desses materiais pesados.

    3A Grupo 3

    ResponderExcluir
  2. Os rios brasileiros apresentam um grave problema, a contaminação.
    No rio Amazonas, e próxima de regiões industriais encontra-se chumbo , um metal que traz series riscos a saúde .
    Nós do grupo 2 do 3A.Para resolver esse problema as industrias devem controlar os despejos de seus dejetos adotando sistema de tratamento de seus afluentes , imprescindivelmente aqueles que trabalham com metais pesados.
    Portanto só cabe as industrias controlar o despejo de seus dejetos , e a nos verificar , assumindo uma posição de cidadão preocupado com i futuro de um mundo melhor , com rios despoluídos em condições de usar de suas aguas sem preocupação.

    ResponderExcluir
  3. Nós do grupo 2 do 3A,concluímos que os rios brasileiros apresentam um grave problema a contaminação .No Rio Amazonas , E próximo de regiões industrializadas encontra-se chumbo um metal que traz sérios ricos a saúde. Para resolver esse problema as indústrias devem controlar os despejos de seus dejetos adotando sistema de tratamento de seus afluentes, imprescindivelmente aquelas que trabalham com metais pesados. Só cabe às indústrias controlar o despejo de seus dejetos, e a nós verificar, assumindo uma posição de cidadão preocupado com o futuro de um Mundo Melhor, com rios despoluídos em condições de usar de suas aguas sem preocupação.

    ResponderExcluir
  4. Acho que grande parte dos rios estão sob esse risco de contaminação. Mas aqueles rios que passam por regiões muito industrializadas e onde há atividade de garimpo, com certeza estão em maior risco.
    Esse problemas só podem ser evitados através de rigoroso controle sobre o despejo de dejetos industriais nos rios e sobre as atividades de garimpo. As indústrias deveriam ter sistemas de tratamento de seus efluentes, especialmente aquelas que atuam com a utilização de metais pesados como fábricas de baterias, por exemplo.
    Caroline Rebordões de Andrade nº07 1ºB

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite