sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Metais Pesados

  

  

Acredita-se que os metais talvez sejam os agentes tóxicos mais conhecidos pelo homem. Há aproximadamente 2.000 anos a.C., grandes quantidades de chumbo eram obtidas de minérios, como subproduto da fusão da prata e isso provavelmente tenha sido o início da utilização desse metal pelo homem.O elevado desenvolvimento industrial ocorrido nas últimas décadas, tem sido um dos principais responsáveis pela contaminação de nossas águas e solos, seja pela negligência no seu tratamento antes de despejá-las nos rios ou por acidentes e descuidos cada vez mais freqüentes, que propiciam o lançamento de muitos poluentes nos ambientes aquáticos.

Dentre estes poluentes podemos citar os metais pesados, outro grande problema para a saúde humana. Metais pesados são elementos químicos metálicos, de peso atômico relativamente alto, que em concentrações elevadas são muito tóxicos á vida. As atividades industriais, têm introduzido metais pesados nas águas numa quantidade muito maior do que aquela que seria natural, causando grandes poluições. Para se ter uma idéia disso, basta lembrar que os metais pesados fazem parte dos despejos de grandes indústrias, em todos os países do mundo. A ação dos metais pesados na saúde humana é muito diversificada e profunda. Entre os mais perigosos estão o mercúrio, o cádmio (encontrado em baterias de celulares), cromo e o chumbo. Os metais pesados diferem de outros agentes tóxicos porque não são sintetizados nem destruídos pelo homem. A atividade industrial diminui significativamente a permanência desses metais nos minérios, bem como a produção de novos compostos, além de alterar a distribuição desses elementos no planeta.

A presença de metais muitas vezes está associada à localização de regiões agrícolas e industriais; proibindo a produção de alimentos em solos contaminados com metais pesados. Todas as formas de vida são afetadas pela presença de metais dependendo da dose e da forma química. Muitos metais são essenciais para o crescimento de todos os tipos de organismos, desde as bactéérias até mesmo o ser humano, mas eles são requeridos em baixas concentrações e podem danificar sistemas biológicos.

Classificação dos metais :

Elementos essenciais: sódio, potássio, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel e magnésio.
Micro-contaminantes ambientais: arsênico, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho e tungstênio.
Elementos essenciais e simultaneamente micro-contaminantes: cromo, zinco, ferro, cobalto, manganês e níquel.


  1° A - Grupo 6

2 comentários:

  1. Essa postagem mostra muito bem à importância dos metais pesados, mas, em excesso, pode ser fatal.
    A indústrias poluentes, como também, quer sim ou não, qualquer cidadão, deveria ter bom senso e se adequar as questões ambientais (Como fizeram as indústrias de Cubatão) antes que seja tarde demais.

    GRUPO 6.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante falar sobre chumbo principalmente porque hoje em dia esse metal pesado é bem comum.Meu irmão tem um recipiente qual ele coloca também pilhas achei bem interessante voces terem falado que consequencias que podem afetar as regioes agricolas ja que esses recipientes liberam os metais pesados que consequentemente destruiria o solo impossibilitando a criacao de recursos.Tambem achei bem interessante voces terem citados outros metais.
    Grupo 3

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite