quarta-feira, 22 de agosto de 2012


Contaminação por materiais pesados...


A principal fonte de contaminação das águas de rios é a indústria, com seus despejos de resíduos ricos em metais pesados.Esses metais são descartados nos cursos d’água após serem usados na linha de produção. Mas não é só de indústrias que provém esse tipo de contaminação, os incineradores de lixo urbano e em até aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, inclusive pilhas, baterias e produtos magnetizados. Mercúrio, chumbo, cádmio, manganês e níquel são alguns dos metais pesados presentes nesses aparelhos. O chumbo é usado na soldagem de computadores, e o mercúrio está no visor de celulares. Os metais apenas são úteis em pequenas quantidades para o homem. Mas se a quantidade limite desses metais for ultrapassada, eles se tornarão tóxicos ocasionando problemas de saúde. 

post enviado pelo grupo 2

3 comentários:

  1. E esse é um dos problemas que está se tornando cada vez mais frequente ou já é bem frequente, por causa da despreocupação das industrias sobre a poluição dos rios e mares, com esses metais que além de prejudicar os rios e mares, prejudica também quem vive nesses ambientes.

    Sala: 1º b
    Jonathan Carlos
    Nº 17

    ResponderExcluir
  2. Assim como foi citado nessa postagem, as pilhas e as baterias são grandes fontes de contaminação, pois em sua fabricação contém materias pesados como chumbo, mercúrio, e ao serem descartadas de forma indevida,algumas dessas substancias são liberadas, contaminando os lençóis freático, o solo e até mesmo o ar.

    Grupo 6 -3°A

    ResponderExcluir
  3. Uma maneira de coibir as indústrias de lançar materiais contaminados por metais pesados diretamente nos rios e mares, seria a aplicação de multas de valores altíssimos, e para o uso doméstico, como as pilhas e baterias seria campanhas frequentes e mais locais para o descarte desses materias.

    Caroline Rebordões de Andrade
    nº 07 1ºB

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite