sexta-feira, 31 de agosto de 2012

GRUPO 5 -3A                                                      METAIS PESADOS.

      Metais pesados são metais quimicamente, altamente reativos e bioacumuláveis, ou seja, os organismos não são capazes de eliminá-los. Quando lançados como resíduos industriais, na água, no solo ou no ar, esses elementos podem ser absorvidos pelos vegetais e animais das proximidades, provocando graves intoxicações ao longo da cadeia alimentar.
O adjetivo "pesado" é literal, resultado de esses materiais serem mais densos, isto é, seus átomos ficam mais próximos uns dos outros. Para ter uma idéia, 1 centímetro cúbico de um metal considerado leve, como o magnésio, pesa 1,7 grama. Já 1 centímetro cúbico de qualquer metal pesado tem pelo menos 6 gramas.
      E onde entram os riscos para a saúde? Em contato com o organismo, esses metais acabam atraindo para si dois elementos essenciais do corpo: proteínas e enzimas. Eventualmente eles se unem a algumas delas, impedindo que funcionem, o que pode levar até à morte.
     "Os metais pesados também se ligam às paredes celulares, dificultando o transporte de nutrientes", diz o químico Jorge Masini, da USP. Mesmo assim, o organismo também tem necessidade de pequenas quantidades de alguns desses metais. É o caso do cobre, que nos ajuda a absorver vitamina C. Em concentrações altas, porém, os mesmos metais são tóxicos. 

PRINCIPAIS METAIS PESADOS CONTAMINANTES:
Arsênico
Causa problemas nos sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso.
Chumbo
Atinge o sistema nervoso, a medula óssea e os rins.
Cádmio
Causa problemas gastrointestinais e respiratórios.
Mercúrio

Concentra-se em diversas partes do corpo como pele, cabelo, glândulas sudoríparas e salivares, tireóide, sistema digestivo, pulmões, pâncreas, fígado, rins, aparelho reprodutivo e cérebro, provocando inúmeros problemas de saúde.
Crómio
Provoca irritação na pele e, em doses elevadas, câncer.
Manganês
Causa problemas respiratórios e efeitos neurotóxicos. 

     Portanto, quando falarmos de metais pesados temos que ter toda consciência e responsabilidade para saber o que fazer devidamente com essas matérias, e com isso saber que vamos manter várias pessoas fora dos riscos de contaminação, em caso de duvidas procure a indústria de onde o material foi fabricado e entre em contato, mas não joguem os mesmos em lugares indevidos.

Um comentário:

  1. este comentário está muito bom gostei de como você organizou a postagem e de como você falou sobre como os metais pesados podem fazer mau a saúde e ao meio ambiente continue assim.
    comentário de Fernanda Santos Lins Grupo 3

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite