sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Contaminação por Metais Pesados: Arsênio.


O arsênio ou arsênio, também arsênico, é um elemento químico de símbolo As com número atômico 33 e com massa atômica 75 u. É um semimetal (metaloide) encontrado no grupo 15 (VA) da Classificação Periódica dos Elementos. Foi descoberto em 1250 por Alberto Magno.
O arsênio, apresenta 3 estados: cinza ou metálico, amarelo e negro.
A principal utilização do arsênio é na conservação de couro e madeira,  onde estima-se que, esse uso, represente 70% de seu uso mundial. O arsenito de gálio é um importante semicondutor empregado em circuitos integrados mais rápidos e caros que os de silício. Aditivo em ligas metálicas de chumbo e latão. Inseticida (arseniato de chumbo), herbicidas (arsenito de sódio) e venenos. O dissulfeto de arsênio é usado como pigmento e em pirotécnica. Descolorante na fabricação do vidro (trióxido de arsênio). Recentemente renovou-se o interesse principalmente pelo uso do trióxido de arsênio para o tratamento de pacientes com leucemia.
O arsênio é absorvido pelo organismo humano principalmente por inalação e ingestão. Os compostos orgânicos de arsênio são menos tóxicos que os inorgânicos.
A toxidez do arsênico pode causar hálito e suor com odor de alho, desconforto físico, anemia com leucopenia moderada e eosinofilia, problemas digestivos, problemas circulatórios, problemas cardíacos, problemas neurológicos, problemas musculares e dermatológicos.
Milhões de pessoas no mundo inteiro adoecem e morrem sem saber que a causa de suas doenças é o envenenamento crônico por arsênio. As doenças que mais matam no mundo podem ser causadas por arsênio. Basta uma dose de 140 miligramas de arsênio inorgânico trivalente para causar a morte de um ser humano adulto por dano à respiração celular, em poucas horas ou dias.
Contaminação por arsênico, em Bangladesh.
  3º C - Grupo 2

Um comentário:

  1. GRUPO 5:
    Nós do Grupo 5, achamos que a postagem está muito confusa, pois vocês nos deram muitos fatos sobre o metal sem explicá-los direitamente. O que faltou também foi uma conclusão de como o problema do arsênico poderia ser resolvido, tanto em poluição ambiental quanto no risco que os seres vivos correm ao absorver o mesmo.

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite