quarta-feira, 16 de maio de 2012


Pegada Ecológica – Medindo Nosso Nível de Sustentabilidade

                               
     A Pegada Ecológica é um medidor do quanto usamos os recursos naturais à nosso favor e sem um cuidado com a preservação destes.     
  Hoje é uma prática usada em todo o mundo para indicar a sustentabilidade ambiental.Os cálculos desse indicador são feitos a partir da somatória de dados como qual a área necessária para a absorção de CO2 liberado em excesso, qual o tamanho necessário de um terreno agrícola para atender às necessidades alimentares da população, qual a área necessária para criar gados em condições básicas, qual a área florestal necessária para fornecer não só madeira e seus derivados como também outros produtos retirados dela e qual o espaço necessário para a construção de edifícios.           
   Com esses cálculos pode-se saber se consome mais recursos naturais do que se tem, ou se tem mais recursos naturais do que consome. O Brasil, por exemplo, é considerado um “credor ecológico”, pois possui mais recursos do que utiliza e ainda exporta para os países “devedores ecológicos” como os EUA.     Cada um de nós pode se tornar adepto à práticas ecológicas e diminuir nossas pegadas. As Ecovilas  são uma grande referência de atitude para diminuí-la.    
   Porém, quem não quer optar por uma Ecovila, pode começar sua colaboração em casa, utilizando materiais recicláveis, reutilizando ou reciclando objetos sem uso, racionando água, buscando outras formas de energia como a solar por exemplo, procurando alimentos sem agrotóxico ou até mesmo plantando o que se come, dando destino correto aos lixos, ou seja, fazendo coletas para que os materiais que nele estão possam ser reaproveitados por quem trabalha com esse reaproveitamento, entre muitas outras.                 
  Divulgar também a importância ecológica é uma excelente forma de começar a diminuir sua pegada ecológica, pois toda informação passada pode se transformar em mais cidadãos preocupados com o bem-estar da natureza e mais adeptos à sustentabilidade.


1ºA Grupo 1. Naira Martins, Leandro Barbosa, Gilson Martins,Jéssica Fernandes, Alex Caetano,Nickolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite