quarta-feira, 6 de junho de 2012

FIM DAS SACOLAS PLÁSTICAS EM SUPERMERCADO !


   Segundo uma Lei municipal sancionada pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab em maio de 2011, ficou determinada a proibição da distribuição das sacolas plásticas nos supermercados a partir do 1º de janeiro de 2012. No entanto, uma liminar pedida pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico conseguiu suspender a lei, que até o momento permanece retida.
     No aniversário da Capital paulista, dia 25, os supermercados associados à Associação Paulista de Supermercados (APAS) suspenderam o fornecimento das sacolas plásticas participando da campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”. A finalidade do projeto era de conscientizar e incentivar a população a darem preferência às sacolas reutilizáveis.
    No entanto, a polêmica maior gira em torno do custo que o consumidor terá se quiser adquirir essas sacolas reutilizáveis, que já tiveram seus valores fixados. Para as sacolas reutilizáveis ou de pano o valor médio sugerido é a partir de R$ 2, já as sacolas plásticas biodegradáveis serão disponíveis por R$ 0,19. Com essa medida de não fornecer mais as sacolas, os estabelecimentos cortam parte dos custos e não repassam esse reajuste aumentando a insatisfação dos consumidores.
    Com essa mudança de hábito, consumidores se dividem. Entre os que apoiam a ideia na intenção de preservar o planeta, e aqueles que não acreditam nessa campanha por ainda existirem outras embalagens plásticas sendo comercializadas e que da mesma forma agridem o ambiente. E mesmo apoiando ou não a campanha, esses consumidores possuem dúvidas sobre que material utilizar para substituir essas sacolas, da forma de transportar as compras para casa e até como descartar o lixo doméstico para coleta.

Dicas
    Para se adequar às mudanças, seguem algumas recomendações para os principais usos, como carregar as compras e depositar o lixo doméstico. Portanto as dicas para substituí-las são: para carregar as compras usar caixa de papelão, sacos de papel, carrinhos de lona, e as sacolas reutilizáveis/biodegradáveis. Para uso em lixos do banheiro e cozinha, o que se pode usar são os sacos de papel e jornal.
    Mas atenção, de acordo o Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida) a troca da sacola plástica para as retornáveis e as caixas de papelão pode trazer riscos ao consumidor. Isso foi comprovado com uma análise de um estudo microbiológico que apresentou elevado grau de contaminação microbiana, na qual as caixas de papelão apresentaram 80% de coliformes totais, já as sacolas de pano 58%.

grupo 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite