quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sacolas plasticas e o Meio Ambiente


Sacolas plásticas já foram sinônimo de praticidade, quando surgiram em 1950. Hoje, depois de mais de sessenta anos de utilização, elas se tornaram as grandes vilãs do meio ambiente. Explica-se: o plástico polui - e muito.
É um engano dizer que o plástico demora 500 anos para se decompor na natureza. Plásticos nunca se decompõem.Por ser um subproduto artificial do petróleo, não existem microrganismos na natureza capazes de decompor esse material.
Até as sacolas "oxibiodegradáveis" não são realmente degradáveis, como informam os fabricantes. O que acontece com esse tipo de sacolas plásticas é que as moléculas se fragmentam e somem, porém, não existe ainda nenhuma comprovação científica de que elas sejam realmente decompostas.Elas também são feitas de petróleo como as outras, e não podemos ainda ter certeza de como ocorre o processo de degradação desse plástico.
Já que plásticos não se degradam naturalmente, as substâncias químicas que compõem esse material ficam no meio ambiente e contaminam o solo. Essas substâncias são tóxicas e podem afetar o crescimento, a reprodução e o desenvolvimento de seres vivos. E os males são ainda maiores, pois as tintas utilizadas na impressão das sacolas possuem cádmio, um metal pesado e igualmente tóxico.

1°A - Grupo 3 

6 comentários:

  1. A postagem foi objetiva e clara, nos informou que até as sacolas oxibiodegradáveis, que pensamos ser biodegradáveis, não são. Podemos observar que as sacolas já foram de grande importância e utilização humana e ainda poderia ser, se as jogássemos fora nos devidos lugares e não no meio ambiente. Pensamos que se as pessoas fossem mais conscientes e bem informadas, talvez ainda houvesse solução. É claro que deve haver uma grande mudança, mas se cada um fizesse um pouco em sua casa, em seu bairro, principalmente mudando seu modo de vida, e espalhasse essa ideia por aí, viveríamos em um mundo melhor, mais saudável e limpo.


    Grupo 6.

    ResponderExcluir
  2. Postagem esclarecedora, desmascarando toda a manipulação da mídia e a mentira das grandes indústrias/redes de supermercados. A publicidade e fabricação das sacolas oxibiodegradáveis foi apenas uma forma de tirar as atenções da poluição gerada pelo plástico; Aumentando e alimentando o falso moralismo de material sustentável.
    Como disse o camarada acima, podemos retirar as sacolas de circulação com educação em massa, que, hoje, já está sendo feita nas escolas.

    Grupo 1.

    ResponderExcluir
  3. A explicação foi excelente, fala exatamente sobre a falta de senso das indústrias e dos mercados. Desde que começou a fabricação das sacolinhas e distribuição grátis, o meio ambiente vem sendo fortemente agredido.
    De fato, a criação dessa sacola oxibiodegradáveis foi mais para desviar as criticas do que para qualquer coisa.
    Eu concordo com o comentário anterior, mas acho que a educação pode vir de casa também. Afinal, tudo começa de casa.

    Parabéns.

    GRUPO 6

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante vocês falarem desse assunto porque se as sacolas não se decompõem fica a pergunta:o que acontece com elas?Se esses relatos forem realmente verdadeiros o que fazem com a sacola se ela simplesmente fica enterrada em um local com uma possível poluição nos recursos próximos, fora que também animais as confundem com alimento e acabam ingerindo-as e acabando sufocadas.
    GRUPO 3.

    ResponderExcluir
  6. A postagem está show. Na realidade se o sistema tivesse interessado na despoluição (preocupação com a natureza os mercados colocariam produtos recicláveis com custo zero) mais na realidade a intenção das indústrias é a venda, aumentando o consumo. GRUPO 4

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite