quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sacolas Plásticas x Meio Ambiente


Sacolas plásticas já foram sinônimo de praticidade, quando surgiram em 1950. Hoje, depois de mais de sessenta anos de utilização, elas se tornaram as grandes vilãs do meio ambiente. Explica-se: o plástico polui - e muito.
É um engano dizer que o plástico demora 500 anos para se decompor na natureza. Plásticos nunca se decompõem. "Por ser um subproduto artificial do petróleo, não existem microrganismos na natureza capazes de decompor esse material", afirma Sandro Donnini Mancini, engenheiro de materiais e professor da Universidade Estadual Paulista.
Mancini ainda alerta que até as sacolas "oxibiodegradáveis" não são realmente degradáveis, como informam os fabricantes. O que acontece com esse tipo de sacolas plásticas é que as moléculas se fragmentam e somem, porém, não existe ainda nenhuma comprovação científica de que elas sejam realmente decompostas. "Elas também são feitas de petróleo como as outras, e não podemos ainda ter certeza de como ocorre o processo de degradação desse plástico" enfatiza.
Já que plásticos não se degradam naturalmente, as substâncias químicas que compõem esse material ficam no meio ambiente e contaminam o solo. Essas substâncias são tóxicas e podem afetar o crescimento, a reprodução e o desenvolvimento de seres vivos. E os males são ainda maiores, pois as tintas utilizadas na impressão das sacolas possuem cádmio, um metal pesado e igualmente tóxico.
1° Colegial A - G2

2 comentários:

  1. Gostamos muito dessa postagem, está completa e fácil de entender. Achamos que deveria existir uma maior conscientização por parte da população e do governo e mais investimentos para a reciclagem desse material, pois assim diminuiríamos o contato deste material com o meio ambiente e consequentemente seus impactos negativos.
    Grupo: 4

    ResponderExcluir
  2. o texto e bem objetivo relatando da composiçao da sacola mas eu queria que voces exponham a opiniao do grupo ja que com a falta de sacola plastica os lixos organicos serao responsaveis por muita poluicao ao meio hambiente e queria que voces destacassem os efeitos provocados como desvalorizacao do solo devido as substancias quimicas que encontra-se poluindo o solo e sujando os lencois freaticos... e saber se,com isso o lixo organico colabora para a chuva acida?queria saber tambem se voces acham que o governo parou de distribuir sacola plastica por motivos lucrativos ou, um desconforto com a situaçao critica que o planeta esta passando e,o que voces acham da poluicao que provocamos ao meio hambiente mesmo que melhoremos, quantos anos demoraria para que nosso planeta seja novamente recomposto ja que nao sabemos como a sacola'desaparece'?G2 1°d manha milena

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite