domingo, 3 de junho de 2012

O porquê da proibição das sacolas plásticas

As sacolas plásticas existem desde 1950, meio século se passou e o que era modernidade se tornou vilã do meio ambiente, pois polui muito e apenas 80% das embalagens são utilizadas apenas uma vez, isso quando não são descartadas de maneira incorreta, entupindo boeiros e esgotos. E na maioria das vezes as baleias, os golfinhos acabam ingerindo as sacolas, confundindo com alimentos e sofrendo de intoxicação e até morte.
Entenda os dois lados, de o porquê de proibir e o porquê de não proibir:

Porque proibiu: 
  • As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para se degradar;
  • São produzidas em todo o mundo 500 bilhões de unidade a cada ano, o que equivale a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto.
  • No Brasil, são distribuídas mensalmente nos supermercados pelo menos 1 bilhão de sacolas, o que equivale a 66 sacolas por brasileiro ao mês.
  • São 210 mil toneladas de plástico filme, ou seja, 10% de todo o lixo do país.
Porque não deveria ter proibido:
  • A indústria do plástico informou que: “O plástico faz parte da vida contemporânea, é 100% reciclável e está em milhares de produtos. Sem ele não haveria computadores, seringas descartáveis, bolsas de soro e de sangue para salvar vidas. O plástico tornou os automóveis mais leves, reduzindo a emissão de CO², causador do efeito estufa. As sacolas plásticas são reutilizáveis, práticas, higiênicas e têm múltiplos usos. São particularmente importantes para 80% dos consumidores que fazem compras a pé ou de ônibus”.
  • Segundo um estudo microbiológico, tanto as caixas de papelão como as sacolas de pano, apresentam um elevado grau de contaminação microbiana. As analise comprovaram a inexistência de coliformes nas sacolas plásticas, enquanto, as caixas de papelão possuem 80% de coliformes totais e as de pano 58%.
1ºC - Grupo 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite