sábado, 2 de junho de 2012


Um pouco sobre Rio+20 e seus objetivos

Após 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, será realizado em 2012 o evento Rio +20.
O objetivo da realização é relembrar e renovar o engajamento dos líderes mundiais com  desenvolvimento sustentável do Planeta.
O evento vem somar na lista de reuniões da Organização das Nações Unidas – ONU, entre as quais destacam-se as Conferências de Estocolmo em 1972 e de Joanesburgo em 2002.
Para se preparar para o evento futuro, acontencem periodicamente, o Diálogos Nacionais: Rumo à Rio + 20 , realizado pela rede internacional Green Economy Coalition. Participam destes encontros preparatórios Empresas, ONGs, movimentos juvenis (dentre eles a REJUMA) , movimentos sociais, associações da sociedade civil, etc.
Dentre os assuntos a serem discutidos na Rio +20 está a “economia verde “, tida como um dos caminhos para o desenvolvimento aliado ao respeito ambiental e inclusão social.
Na primeira reunião, os grupos de trabalho discutiram dentre outros aspectos, os entraves e oportunidades para seu crescimento no país.
Estão previstas para o próximo ano outros encontros preparatórios no Brasil e em outros países, além da criação de uma plataforma de discussão on-line.
O Mato Grosso do Sul, tem representação nas discussões, dentre eles o jovem indígena João Felipe Gomes Marcos , que é coordenador do projeto Diálogos da Juventude no Estado  e pretende levar a preocupação com a juventude indígena também às discussões da Rio +20.

3° COLEGIAL C - GRUPO 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite