segunda-feira, 4 de junho de 2012

Proibir o uso de sacolas plásticas resolve os problemas ambientais?

“Em todo o mundo, são produzidos 500 bilhões de unidades de sacolas plásticas, o que equivale a 1,4 bilhão por dia ou 1 milhão por minuto. Por mês, cada brasileiro consome em média 66 unidades.”

A intenção da lei que proíbe a distribuição gratuita de sacolinhas plásticas é a redução do consumo da mesma, pois o consumidor terá que comprar, ao invés de ganhar.
Com certeza haverá uma diminuição das sacolas, mas onde a população brasileira irá jogar, em média, 1kg de lixo produzido diariamente? Muitas das sacolinhas plásticas dos supermercados eram reutilizadas para o lixo. Com a nova lei, o brasileiro terá que comprar, além das sacolas reutilizáveis para carregarem suas compras, sacolas para depositarem o lixo.
A solução de um mundo mais sustentável não está em reduzir o consumo de sacolas plásticas, mas sim em promover um descarte correto desse lixo, reciclando-as.
Todos os sacos causam impacto. A melhor solução seria utilizar sacolas reutilizáveis de algodão, mas teriam que ser usadas todos os dias úteis por um ano, no mínimo, para compensar o seu dano ao meio ambiente. Caso contrário, a melhor opção ainda é o plástico biodegradável que se decompõe 100 vezes mais rápido que os convencionais.

3ºA  |  Grupo 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite