domingo, 3 de junho de 2012


Proibição do uso de sacolas plásticas

As sacolas plásticas fabricadas com resina sintética (petróleo), encontradas em estabelecimentos comerciais, são um exemplo da insuficiência da reciclagem – apenas 16,5% dos resíduos plásticos pós-consumo são reciclados (no Brasil, são produzidas 1,2 bilhões de sacolas plásticas por ano).
Depois de utilizadas, as sacolas são destinadas a acondicionar o lixo ou são descartadas em lixões, aterros sanitários ou em lugares inapropriados - rios, florestas, bueiros -, permanecendo no meio ambiente por mais de 100 anos. Sacos plásticos contaminam o ambiente aquático, matam animais, que os confundem com algas, provocam enchentes e colaboram com o efeito estufa, já que o resíduo orgânico contido dentro deles é decomposto por bactérias, que na ausência de oxigênio realizam respiração anaeróbica, liberando gás metano, que é 21 vezes mais prejudicial que o gás carbônico.
Foi pensando nestes problemas, que o deputado Edson Santos (PT-RJ) desenvolveu o Projeto de Lei 1494/07, art. 1º: “Esta lei obriga o acondicionamento de qualquer material de uso doméstico, comercial, industrial, administrativo ou hospitalar e os resíduos sólidos de qualquer procedência, cujo reaproveitamento ou destinação final seja em território nacional, em recipientes confeccionados com material oxi-biodegradável”. 
                                                                                                           3°A    Grupo 4



2 comentários:

  1. Apesar desse belo texto em favor da natureza e da lei feita por Edson Santos(DEPUTADO)também protegendo nosso solo e sistema ecológico, estão de volta as sacolinhas plásticas em muitos mercados.
    Porém conscintizou muita gente q ja se acostumou a levar sacolas de pano. Será nessesário nova envestida nesse sentido para uma vitória final.

    Bianca Número: 3 1B

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite