sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fim das sacolas plásticas

Desde 25 de janeiro de 2012, o consumidor de cidade de São Paulo não tem à disposição as sacolas plásticas nos supermercados. Desta forma, a logística para carregar compras terá que ser mudada. Os estabelecimentos disponibilizarão sacolas plásticas biodegradáveis por R$ 0,19 e caixas de papelão. No entanto, de acordo com estudo realizado pela Microbiotécnica, empresa especializada em higiene ambiental, essas caixas possuem alto grau de contaminação podendo prejudicar a saúde da população. Sobre as sacolas biodegradáveis os críticos dizem que não resolvem o problema porque não há compostagem capaz de degradar lixo orgânico, no país.
O poeta Mario Quintana dizia “que as esquinas não são perigosas e sim os motoristas”. O mesmo digo das sacolas plásticas. Usadas para colocação de lixo, pegar as fezes do cachorro ou simplesmente carregar objetos, as sacolas são extremamente úteis. Elas não têm culpa se tem gente sem educação que as deixa nas ruas e parece que retirá-las de circulação não resolverá o problema. Nos valões e riachos encontramos sofás, geladeiras e pneus velhos e espero que ninguém proíba a venda destes itens. Como percebemos, o problema é a falta de educação e não das sacolas.


Grupo 1

5 comentários:

  1. Observando o texto ,podemos perceber de uma forma geral o que as sacolas vem causando, a culpa realmente não é delas e sim da população que não tem educação e usam as sacolas como um instrumento de poluição jogando nas ruas e rios, poluindo assim a saúde humana e animal.
    As pessoas deviam se conscientizar e utilizá-las de uma maneira inteligente, fazendo o máximo para não desperdiçá-las.
    O texto está bem objetivo. Parabéns ao grupo!!
    3ºE Grupo 3

    ResponderExcluir
  2. gostei, pois mostra que a proibição não é a solução.o que poderia mudar esse desperdicio de sacolas, é a atitude de cada pessoa.
    larissa n:20 1B

    ResponderExcluir
  3. Quase tudo nos dias de hoje é plástico, as sacolinhas representam apenas 1,29% do lixo que produzimos, e como sempre os consumidores pagam o pato e os comerciantes lucram com tudo isso. Onde depositaremos o lixo? A proibição das sacolas não é o melhor caminho. Carolina de Oliveira Lopes n:06 1ºB

    ResponderExcluir
  4. A proibição de sacolas plásticas atinge diretamente o consumidor, pois além de pagar por sacolas biodegradáveis e se arriscar usando caixas de papelão ele ainda é responsabilizado pela poluição de rios e cidades. Quem sai lucrando é o supermercado que ganha com a venda das sacolas.
    Caroline Rebordões de Andrade nº07 1ºB

    ResponderExcluir
  5. Nós do grupo 2 do 3ª, o texto está bem objetivo, podemos perceber de uma forma geral o que as sacolas vem causando, a culpa realmente não é delas e sim da população que não tem educação e usam as sacolas como um instrumento de poluição jogando nas ruas e rios, poluindo assim a saúde humana e animal.
    A proibição de sacolas plásticas atinge diretamente o consumidor, pois além de pagar por sacolas biodegradáveis. Quem sai lucrando é o supermercado que ganha com a venda das sacolas. As pessoas deviam se conscientizar e utilizá-las de uma maneira inteligente, fazendo o máximo para não desperdiçá-las.

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite