quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sacolas plasticas

                               
   Quando surgiram, no fim da década de 1950, as sacolas de plástico eram motivo de orgulho das redes de supermercados e símbolo de status entre as donas-de-casa.
Em meio século, passaram de símbolo da modernidade a vilãs do meio ambiente. Celebridades como a atriz Keira Knightley e Ivanka Trump desfilam hoje com sacolas de pano que trazem a inscrição "I'm not a plastic bag"(Eu não sou uma sacola de plástico),
   O motivo: o plástico polui - e muito. As sacolas são incapazes de se decompor em curto prazo. Trata-se, portanto, de uma decisão lógica: aboli-las dos supermercados. Parece evidente, mas não é tão simples. Existem divergências ambientais, culturais e políticas sobre como eliminar esse problema. Conheça os argumentos de cada lado.
    ACHAM QUE SIM    As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.
   No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país. Não há dúvida: é muito lixo. Algumas alternativas estão sendo adotadas. Uma delas, muito popular na Europa e nos Estados Unidos, é o uso de sacolas de pano ou sacos e caixas de papel. Em Nova York, as que levam a inscrição "Eu não sou uma sacola de plástico" viraram febre.

3 comentários:

  1. Podemos observar que a sacola plástica é um assunto que divide muitas opiniões, alguns a favor que elas continuem e outros que a fabricação acabe. Isso em si gera muitos conflitos, atualmente a sacola plástica já esta de volta ao comércio devido determinação da Justiça, causando mais polemicas!
    As sacolas plásticas demoram muito para sumir no meio ambiente, porem é de grande auxilio para as donas de casa que usam ela como recipiente de lixo e etc. Já as sacolas vendidas em supermercados, tem uma utilidade só, compras! Essa é uma das diferenças estabelecidas pelas donas de casa...
    Se pensarmos só no que pode afetar o meio ambiente, muitas coisas deveriam parar de serem fabricadas...
    Sabendo que a sacola plástica é tão necessária na vida das domestica e das donas do lar, não cabe só julgar e determinar que é muito lixo...
    Temos que ter antes de tudo consciência que temos que separar o lixo e não jogar uma sacola plástica em qualquer lugar...
    O mundo esta repleto de lixo por causa do homem, e só a nossa convivência que pode mudar...

    Grupo - 5

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse assunto causa muita polêmica ,muitos favorecem a ideia de abolir as sacolas de plástico,mas também existem muitos contra,por isso nós que somos a favor de retirá-las devemos lutar para que isso aconteça e rápido,pois a cada dia que passa o meio ambiente fica cada vez mais poluído .E para não falarem : mas sem as sacolas como vamos carregar nossas compras? Aqui está a resposta , O ideal seria a troca, pura e simples, do material plástico por pano ou papel.

    G1

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que as sacolas plasticas deveriam ser vendidas, porque si for vendidas as pessoas não vão jogar fora tantas sacolas, e não vai trazer nenhum problema ao meio ambiente.

    Wesley Daniel Calisto Costa
    Nº 40

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite