domingo, 3 de junho de 2012

Proibição do uso de sacolas plásticas

    A medida divide e provoca muita discussão entre as pessoas que estão acostumadas a utilizar a sacola para outras coisas, além das compras, como sacos de lixo, por exemplo, e tem como objetivo proteger a natureza uma vez que as sacolas demoram 300 anos para se decompor. Também, é uma forma de conscientizar a população, a aprender a separar o lixo seco do úmido, que é o que realmente precisa da sacola plástica pra não fazer sujeira. 

    As principais reclamações, por causa da mudança, são das pessoas que vão aos supermercados de ônibus ou de motocicleta, que não conseguem carregar as compras nas mãos, ou em caixas de papelão. A sacola retornável trazida de suas casas, também fica fora de cogitação, afirmam elas.

    Sacolinhas oxibiodegradáveis são vendidas como se fossem as grandes salvadoras do meio ambiente, já que seu tempo de degradação é 100 vezes menor. Mas parece que elas também precisam ser consumidas com moderaçao. Alguns estudos técnicos afirmam que o aditivo químico contido nesse tipo de material também contamina o ambiente.

3º C - Grupo 2


2 comentários:

  1. procure se informar mais em www.i-ideais.org.br

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos
    Esta tecnologia apenas fragmenta os plásticos e ainda compromete a reciclagem dos materiais, pois a reciclagem é feita 90% 10%, ou seja, foi gerado 90% de materiais com dificuldade para reciclar.
    Este material já foi estudado por muitas universidades e a unica coisa que comprovam é degradação e estes materiais quando descartados ao meio ambiente os plásticos fragmentados ficam em suspensão nos mares e oceanos.
    Muitos países já deixaram de usar esta tecnologia, mas já viu como é o Brasil vários acordos são fechados com os políticos para formularem leis para favorecer estes fabricantes.
    Sem contar este instituto que levanta a bandeira da tecnologia, se eles defender o meio ambiente eles não podem levantar a bandeira de um fabricante de aditivo e sim esclarecer todas as tecnologias. É tudo da mesma corja!!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite